MPF pede anulação de convênio para construção de estádio


Veja também
Aulas na rede estadual de ensino encerram dia 23
Aulas na rede municipal de ensino encerram na sexta feira
Confira a previsão do tempo para hoje

O Ministério Público Federal em Roraima (MPF-RR) recomendou hoje (14) a anulação de convênios para a construção do novo estádio de futebol no Estado, o Flamarion Vasconcelos, conhecido como Estádio Canarinho, na capital boa-vistense, com a intenção de defender o patrimônio público e evitar o desperdício de recursos públicos federais. A obra está orçada em R$ 257 milhões. 

A recomendação já foi enviada ao Ministério dos Esportes, à Caixa Econômica Federal (CEF) e ao governo estadual. A medida tem caráter preventivo e busca defender o patrimônio público, bem como a busca da legalidade e da moralidade administrativa, evitando, dessa forma, o desperdício de recursos públicos federais e as eventuais demandas judiciais de responsabilização das autoridades competentes.
Segundo o MPF, ficou comprovado que a justificativa apresentada pelo governo de Roraima ao Ministério dos Esportes para aquisição de convênios que destinam recursos para construção do novo estádio não é válida, uma vez que, para ser subsede da Copa do Mundo em 2014, não há obrigatoriedade de construção de estádio.
Para o Comitê da Copa de 2014, "a construção de um estádio de futebol não figura entre os pré-requisitos para que uma cidade concorra à qualificação de subsede", explica um dos trechos da recomendação.
Ainda conforme informações apuradas no inquérito civil, apenas seis equipes de futebol profissional disputam o campeonato estadual, tendo como média de público a menor do Brasil. Além disso, o campeonato estadual é realizado com portões abertos, sem público pagante, subsidiado pelos governos municipal e estadual, conforme informações repassadas ao MPF-RR pela Federação Estadual de Futebol.
Para os procuradores da República que assinaram a recomendação, Rodrigo Golivio Pereira, Ângelo Goulart Villela e Rodrigo Timóteo Costa e Silva, a grande preocupação do MPF é com relação à quantia de recursos federais que serão investidos para a construção de um estádio de futebol, cuja manutenção o Estado de Roraima não tem como fazer.
Fonte: Agência Estado

Capoeirista é preso acusado de tentar estuprar e matar garçonete

Jeferson negou os crimes, mas a mulher reafirmou a acusação contra ele
A violência contra a mulher voltou a ser destaque ontem no meio policial. O motivo foi a prisão em flagrante do capoeirista Jeferson Freitas de Lima, 27, feita por policiais militares, que foram atender denúncia anônima de tentativa de estupro e encontraram a vítima ensanguentada e ferida a golpes de faca dentro de sua casa, no bairro Senador Helio Campos.

A vítima foi a garçonete A.S.B., também de 27 anos, que mesmo ferida conseguiu conversar com os policiais e acusou o capoeirista de ser o autor das facadas. Segundo a mulher, Jeferson tentou estuprá-la, mas como ela reagiu, ele ficou violento e passou a agredi-la. Ele desferiu vários golpes pelo seu corpo. “Ela só não foi morta porque nós chegamos a tempo de impedir o crime”, relatou um dos policiais.

Câmara pode votar nesta semana reajuste de salários para parlamentares

A Mesa Diretora da Câmara se reúne hoje (15), às 11h. Em pauta, entre outros assuntos, as propostas de reajuste dos salários de deputados, senadores, presidente e vice-presidente da República, que podem ser votadas nesta quarta ou quinta-feira (16). A reunião será coordenada pelo 1º vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS).

A expectativa é que o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) apresente dois projetos de decreto legislativo em nome da Mesa Diretora.

Fonte: Agência Brasil


Chávez recebe primeira aprovação para poderes especiais


O Parlamento venezuelano deu a primeira aprovação nesta terça-feira (14) ao pedido do presidente Hugo Chávez de um ano de poderes especiais, que lhe permitirá aprovar leis por decreto. A decisão é vista pela oposição como um golpe à democracia.

A previsão é que a segunda e última votação seja realizada na quinta-feira.

Chávez justificou seu pedido pela necessidade de atender à emergência suscitada por fortes chuvas que deixaram 40 mortos e cerca de 130 mil desabrigados no país. Ele já legislou por decreto por três vezes durante seus 11 anos no poder.

Depois de apresentar à Assembleia Nacional o projeto de lei conhecido popularmente como Habilitante, o vice-presidente do país, Elías Jaua, detalhou que a norma permite legislar em questões tributárias, segurança, defesa e infraestrutura.

'A solicitação foi feita pelo presidente por 12 meses com a finalidade de criar as leis necessárias para atender uma profunda crise, sustentada sobre tudo nas causas estruturais que mantêm a população venezuelana em uma situação de pobreza', disse Jaua a jornalistas.

'São profundas as medidas que devemos tomar. Quase 40% do território foi afetado, temos uma alta porcentagem de vias do país destruídas (...) o impacto na economia e as condições de vida são graves e precisam de um corpo legislativo para solucioná-las', argumentou.

A presidente da Assembleia Nacional, Cilia Flores, assegurou que a lei seria aprovada de maneira definitiva até quinta-feira.

Por sua vez, o deputado Mario Isea explicou que o projeto 'recebeu urgência regulamentar e foi aprovado em primeira discussão'. 'O presidente é habilitado por 12 meses',declarou.

A oposição política, renovada depois que Chávez perdeu a maioria necessária para aprovar leis na Assembleia, negou que a norma tenha a ver com a situação de emergência no país e a qualificou como um ataque à democracia.

'(O pedido da lei Habilitante supõe) um ataque brutal e sem anestesia contra a vida democrática', escreveu o editor do jornal da oposição Tal Cual, Teodoro Petkoff.

O líder do partido da oposição Primeiro Justiça, Henrique Capriles, disse à agência de notícias Reuters que Chávez 'se aproveita de uma situação de apuro para avançar em um projeto político, não um projeto social. Para atender a emergência das chuvas não são necessários poderes especiais.'

A oposição terá maior participação na Assembleia a partir de janeiro de 2011 depois de ter conquistado um grande número de assentos nas eleições legislativas de setembro, mas os partidários de Chávez continuam com a maioria.

Fonte: Reuters



Um comentário: