Palmas é única cidade do Norte entre as 100 ‘melhores’ do País

Entre os 500 menores índices de desenvolvimento, 95% são das regiões Norte e Nordeste

Portal Amazônia, com informações da Agência Brasil 06/06/2011



MANAUS – A Amazônia tem a comemorar e a repensar políticas públicas neste sábado (5), dia da divulgação do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). O levantamento mostra a ascensão de Tocantins para a lista das 100 cidades melhores para se viver, mas revela que em São Felix das Balsas, no Maranhão, há os piores índices de desenvolvimento do País.
A explicação para o desempenho positivo de Palmas, capital de Tocantins, no estudo está no fortalecimento da economia local. De acordo com o economista e gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Guilherme Mercês, a cidade conseguiu o resultado por incrementos na área de emprego e renda. “No ambiente de crise, Palmas conseguiu se destacar”.
Entre os 15 melhores municípios do Brasil em termos de desenvolvimento, apenas um – Lucas do Rio Verde (MT) – não é paulista. A cidade mato-grossense conta com a forte influência de produtos agrícolas e minerais comercializados no mercado internacional, conhecidos como commodities, tais como a soja, milho e algodão.
Em contrapartida, o Maranhão, por meio do município de São Felix das Balsas, teve a pior posição no ranking geral de desenvolvimento. O estado de São Paulo continua liderando em o ranking dos municípios de maior desenvolvimento do Brasil
No geral, o IFDM Emprego e Renda de 2009 registrou queda de 5,2% no país, em relação ao ano anterior, em função da crise mundial, principalmente nos grandes centros econômicos. “Dos 50 maiores mercados de trabalho do país, 37 recuaram na área de emprego e renda. O impacto da crise foi bastante agudo”, disse o gerente de Estudos Econômicos da Firjan.
Região Norte
O levantamento do Firjan comprova: os maiores índices desenvolvimentos estão concentrados nas regiões Sudeste e Sul. Entre os 500 maiores IFDM, 91,2%  estão no Sul/Sudeste. Entre os 500 menores, 95% são das regiões Norte e Nordeste.
Na análise  dos últimos dez anos,  o estudo da Firjan mostra que 90% dos municípios apresentaram crescimento, enquanto caiu de 18,2% para 0,4% o total de cidades com índices de baixo desenvolvimento, embora 22 municípios das regiões Norte e Nordeste ainda permaneçam nessa situação. “O  desenvolvimento no Brasil tem sido bastante abrangente. Isso fica claro quando a gente olha um período de tempo mais longo. Mas, mesmo assim, a gente ainda percebe um Brasil bastante dividido”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário