Serviços ´na nuvem´ aposentam o pendrive

Usuário dispõe de uma variedade de opções online para armazenar e acessar seus arquivos de qualquer lugar
Fonte: Diario do Nordeste
CDs, DVDs, pendrives... Todos esses recursos de armazenamento estão na fila da aposentadoria com o surgimento do conceito da "computação em nuvem", que leva para a internet as gavetas digitais onde o usuário guarda suas fotos, músicas e documentos. A solução do armazenamento online veio para ficar, trazendo praticidade e mobilidade para o usuário, que não precisa mais carregar no bolso discos ou chaveiros com seus arquivos. Graças aos muitos serviços (gratuitos) disponíveis na nuvem, seu material digital pode ser acessado de qualquer lugar e com qualquer dispositivo de acesso à internet.

Uma das muitas opções disponíveis para o usuário doméstico que deseja tirar proveito da nuvem e esquecer aposentar as mídias de armazenamento tradicionais é o
Windows Live SkyDrive, da Microsoft. Este serviço oferece gratuitamente 25GB de espaço virtual - o equivalente a mais de quatro DVDs - e permite ao usuário organizar o conteúdo em pastas semelhantes às do Windows e atribuir regras de acesso a elas. O usuário pode, por exemplo, restringir o acesso somente para ele mesmo, ou compartilhar o conteúdo com seus contatos, pessoas selecionadas ou com o público em geral. Para utilizar o serviço, basta ter uma conta do Windows Live.

Quem acha pouco os 25GB oferecidos pelo serviço da Microsoft, pode gostar do
MediaFire . Este serviço se destaca por sua capacidade de armazenamento ilimitada, mesmo para o usuário que optar pelo plano gratuito - a única restrição é o limite de 200MB por arquivo enviado. Mas o usuário pode enviar até dez arquivos de uma só vez, mesmo sem estar cadastrado no serviço. O MediaFire também organiza os arquivos em pastas, numa interface dentro do próprio navegador, para onde o usuário pode arrastar os arquivos do PC.

Um dos serviços de armazenamento online mais usados por quem deseja guardar músicas e vídeos na web é o
4shared. O site permite que os internautas compartilhem e acessem o conteúdo através da reprodução do material em sua própria interface, sem a necessidade de download. Ao fazer o cadastro no site, o usuário ganha 10GB de espaço e, ao confirmar seu endereço de e-mail, recebe mais 5GB, totalizando 15GB. Assim como outros serviços desse tipo, o 4Shared dá um link com um subdomínio (seunome.4shared.com) para o usuário compartilhar seu conteúdo com os amigos.
Dispositivos móveis
Além da interface através do navegador, o serviço dispõe do software 4Shared Desktop, para baixar e enviar arquivos utilizando o PC, e do aplicativo 4Shared Sync para sincronizar o conteúdo com dispositivos móveis.

Usuários que acessam a internet de vários dispostivos, como smartphones, tablets e PCs, no dia a dia, também podem contar com a praticidade do
Dropbox. O serviço, disponível gratuitamente na forma de um programa para o PC e aplicativos para celulares e tablets, cria uma caixa virtual onde o usuário pode jogar seus arquivos para serem acessados de qualquer um desses aparelhos. A versão gratuita do Dropbox oferece 2GB de espaço, capacidade que pode ser estendida para até 10GB à medida que o usuário indica o serviço para novos usuários. Para quem gostou da proposta do Dropbox, há uma opção semelhante, o SpiderOak, que dá 2GB mas o usuário ganha 1GB para cada novo usuário indicado, chegando a 50GB.

Grandes nomes da internet já entraram no mercado de armazenamento online. A gigante do varejo Amazon lançou o Cloud Drive, que dá 5GB gratuitos. A Apple também seguiu o mesmo caminho e lançou o iCloud, com a mesma capacidade do serviço da Amazon. Com esses serviços, músicas, documentos de texto, apresentações, fotos, e-books e até backups poderão ser colocados na "nuvem" e serão automaticamente sincronizados entre os iPhones, iPads e iPods do usuário. Alterações em um documento feito através do iPad, por exemplo, poderão ser verificadas ao mesmo tempo no iPhone do usuário.

Gavetas online

SKYDRIVE : 25GB gratuitos. O serviço já está disponível para usuários do Hotmail e Messenger.
Mediafire : Capacidade de armazenamento ilimitada. O serviço é gratuito e o usuário não precisa registrar-se no site para guardar seus arquivos.
4Shared . Espaço de até 15GB para guardar e compartilhar músicas e vídeos, com interface de reprodução no próprio navegador.
Dropbox . Espaço gratuito de até 10GB. O forte está na sincronização dos arquivos entre o PC e outros dispositivos.
SpiderOak . Semelhante ao Dropbox, com espaço de até 50GB.
Cloud Drive. Serviço da gigante do varejo online Amazon que oferece 5GB de armazenamento gratuitos.
iCloud . Serviço da Apple que oferece 5GB de armazenamento gratuitos. Integração com todos os dispositivos da marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário