Aumenta número de divórcios na região Norte

No Amazonas, 1.554 pessoas entraram com o processo de divórcio
Sexta 02/12/2011
Foto: Luis Albuquerque



Diego Oliveira - portalamazonia


MANAUS – O casamento não é mais a instituição secular de anos atrás, quando as pessoas se uniam e tinham a certeza, pelo menos entre aspas, de serem felizes para sempre. A união permanente, sonho das adolescentes anos atrás, está longe de ser o objetivo das jovens na atualidade, mais preocupadas com a carreira, do que propriamente com o príncipe encantado. Tais fatores também podem estar relacionados ao aumento do número de divórcios, destacado nos indíces divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As modernas relações sociais, a revolução sexual, a liberdade e o aumento da participação da mulher na sociedade estão relacionadas com a nova postura dos casais. Observa-se, cada vez mais, a satisfação imediata, sem muito compromisso com o futuro ou com a estabilidade nas relações.  Para o jornalista Elias Emanoel, a instituição familiar não tem tanta importância na sociedade atual.” Basta ver os exemplos de sociedade que são mostrados pela mídia, minisséries que retratam a vida  de pessoas sem compromisso com o casamento e com a família”.
Amazônia
 No Amazonas, 1.554 pessoas entraram com o processo de divórcio, o estado representa 14% do quadro geral, conforme censo de 2010.  Do total  divórcios registrados em 2010, observou-se acréscimo de 36,8%  em relação a 2009, quando se atingiu 174.747 divórcios concedidos.
A supressão dos prazos em relação à separação fez com que a taxa geral de divórcio atingisse o seu maior valor, 1,8‰. Na análise da série, vê-se que a cada época em que ocorreram alterações na legislação sobre divórcios houve elevação das taxas. A taxa geral de separação, por outro lado, atingiu em 2010 o menor valor da série histórica, iniciada em 1984 (0,5‰).
Na Região Norte, o estado do Pará representa 34% do total de divórcios concedidos, com 3.635 pessoas divorciadas. Em Rondônia 2.993 entraram com o pedido de divórcio, representando 28%.  Já no Tocantins, 10% da população assinou os papéis da anulação do casamento, totalizando 1.023 pessoas. Entre estados que apresentaram dados menores estão o  Acre 6%, Roraima 5% e o Amapá 4%.
Brasil
A taxa geral de divórcio no Brasil atingiu, em 2010, o seu maior valor, 1,8‰ (1,8 divórcios para cada mil pessoas de 20 anos ou mais) desde o início da série histórica das Estatísticas do Registro Civil, em 1984, um acréscimo de 36,8% no número de divórcios em relação a 2009. Por outro lado, a taxa geral de separação teve queda significativa, chegando a 0,5‰ (0,5 separações para cada mil pessoas de 20 anos ou mais), o menor índice da série.  Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta quarta-feira (30). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário