Bancos começarão a usar domínio '.b.br' a partir de janeiro

Nova extensão para instituições financeiras visa aumentar a segurança e impedir a clonagem de sites de bancos
Segunda 05/12/2011





Os bancos brasileiros terão um novo tipo de domínio a partir de janeiro de 2012. No lugar do atual ".com.br", eles passarão a usar o endereço ".b.br".

O novo domínio foi criado com a intenção de reforçar a segurança dos bancos online. Especialistas acreditam que a medida pode impedir a clonagem dos sites de bancos. Criminosos atualmente podem criar um site idêntico ao dos bancos e enganar o correntista para roubar seu dinheiro pela web.

Com a extensão ".b.br", o CGI.br, responsável pelo registro de domínios, vai exigir comprovação de que os interessados em registrar os domínios sejam realmente instituições financeiras. Assim, garante que apenas bancos usem o endereço.

Dessa forma, os correntistas serão alertados, a partir de janeiro, a usar apenas sites de bancos com o novo domínio para realizar transações pela web. O esperado é que, com a novidade, as clonagens de sites diminuam e, consequentemente, os crimes virtuais também.

De acordo com a Safernet, ONG que investiga crimes online no Brasil, a fraude em páginas de instituições financeiras causam um prejuízo de cerca de R$ 1 bilhão anualmente, sendo uma das principais responsáveis pelo roubo de informações e valores de bancos.

Fonte: Olhar Digital



Nenhum comentário:

Postar um comentário