Roraima lidera ranking de estados com maior incidência de AIDS na Amazônia


O Estado registrou uma taxa 35,7 pessoas a cada 100 mil habitantes e lidera o ranking com maior número de infectados na região norte

Quarta Feira 30 de Novembro de 2011

Foto: Charles Bispo


Emmily Melo - portalamazonia
RORAIMA – Dados do Ministério da Saúde, divulgados esta semana, apontam que Roraima está em segundo lugar na lista dos estados com registro de mais casos de pessoas infectadas pela AIDS. Segundo o levantamento, o Estado apresentou uma taxa de 35,7 pessoas a cada 100 mil habitantes.
No ranking do Boletim Epidemiológico Aids/DST 2011, divulgado nesta segunda-feira (28) pelo Ministério da Saúde, Amazonas e Roraima aparecem entre os três estados com maior número de casos da doença, atrás apenas do Rio Grande do Sul.
Pará (19.5) e Mato Grosso  (17.4) também aparecem entre os dez estados em registros de casos. Entre as 15 maiores incidências são citadas ainda os estados de Amapá e Rondônia, com as 11ª e 13ª mais expressivas estatísticas da doença.
De acordo com o Núcleo de Controle Estadual DST/AIDS de Roraima, os números mostram que houve um aumento na cobertura dos testes da doença no Estado. Apesar da incidência apontada no levantamento do MS, o combate à doença é realizado constantemente com programas, ações de conscientização e campanhas.
Leia Também:

Em 2010, foram detectados 124 casos da doença contra 114 em 2009. A faixa etária de 30 a 39 anos registra o maior número de casos na região, assim como na população masculina que representou 59,67% deste número.
Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
Em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, será realizado nesta quinta-feira (01), uma campanha com o objetivo de fortalecer as ações de promoção à saúde e prevenção às DST/HIV/AIDS, em Roraima.
Com foco nos jovens homossexuais de 15 a 24 anos, a campanha também pretende, entre as principais atividades, estimular a adoção de práticas sexuais seguras, incentivar a realização de testagem anti-HIV e garantir insumos de prevenção na rede de atenção básica.
Confira programação:
Stand de prevenção às DST/HIV/AIDS, com disponibilização de folders e preservativos masculinos e apresentação de Grupo de Dança Makunaima
Local: Praça das Águas
Horário: 17h

Stand de prevenção às DST/HIV/AIDS, com disponibilização de folders e preservativos masculinos e testagem para o HIV em unidades básicas de saúde (locais estratégicos)
Horário: 8h às 17h

Stand de prevenção às DST/HIV/AIDS, com disponibilização de folders e preservativos masculinos e testagem para o HIV
Local: Universidade Federal de Roraima (UFRR)
Horário: 8h às 17h

Encerramento no campus da UFRR, com a realização de um laço humano em solidariedade das pessoas com HIV/AIDS
Local: UFRR
Horário: 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário