Serviços ´na nuvem´ aposentam o pendrive

Usuário dispõe de uma variedade de opções online para armazenar e acessar seus arquivos de qualquer lugar
 Fonte: Diario do Nordeste 

CDs, DVDs, pendrives... Todos esses recursos de armazenamento estão na fila da aposentadoria com o surgimento do conceito da "computação em nuvem", que leva para a internet as gavetas digitais onde o usuário guarda suas fotos, músicas e documentos. A solução do armazenamento online veio para ficar, trazendo praticidade e mobilidade para o usuário, que não precisa mais carregar no bolso discos ou chaveiros com seus arquivos. Graças aos muitos serviços (gratuitos) disponíveis na nuvem, seu material digital pode ser acessado de qualquer lugar e com qualquer dispositivo de acesso à internet.

Uma das muitas opções disponíveis para o usuário doméstico que deseja tirar proveito da nuvem e esquecer aposentar as mídias de armazenamento tradicionais é o
Windows Live SkyDrive, da Microsoft. Este serviço oferece gratuitamente 25GB de espaço virtual - o equivalente a mais de quatro DVDs - e permite ao usuário organizar o conteúdo em pastas semelhantes às do Windows e atribuir regras de acesso a elas. O usuário pode, por exemplo, restringir o acesso somente para ele mesmo, ou compartilhar o conteúdo com seus contatos, pessoas selecionadas ou com o público em geral. Para utilizar o serviço, basta ter uma conta do Windows Live.