Banhistas correm risco, diz especialista

Segunda Feira 30 de janeiro de 2012

Foto: J. Nobre

TARSIRA RODRIGUES/FOLHABV 


Mesmo com o risco de contaminação por causa do lançamento de esgoto sem tratamento no rio Branco, banhistas e frequentadores da Praia Grande não deixam de ir ao local durante o fim de semana, seja para se refrescar nas águas do rio ou para pescar às margens do principal rio de Roraima. 

No local onde deságua o igarapé Mirandinha, onde o problema no esgoto foi identificado na semana passada, pessoas pescavam sem a preocupação com o perigo que a água contaminada por esgoto lançado nas águas pode causar. Os pontos de contaminação ficam abaixo do sistema de captação de água da Companhia de Água e Esgoto de Roraima (Caerr) e também a poucos quilômetros da Praia Grande.

De barco, a Folha percorreu o trajeto entre o ponto de captação e o local onde o igarapé Mirandinha deságua no rio Branco. Várias pessoas pescavam tranquilamente, apesar do mau cheiro. A areia das margens do encontro do Mirandinha com o rio Branco estava coberta de lama e com odor forte. 

Para saber dos possíveis riscos de contaminação por meio da água poluída, a equipe de reportagem conversou com o geólogo e coordenado do projeto Hidros da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Vladimir de Souza. Ele afirmou que o risco sempre existe, pois a água está contaminada, só não é possível afirmar o grau desta poluição. 

O problema se agrava, segundo ele, no verão, pois o rio perde volume e a concentração de poluentes é maior. “A água não dilui por completo os dejetos provenientes da poluição, não é recomendável tomar banho na Praia Grande”, completou o especialista. 

Esgoto continuava sendo lançado no Mirandinha no fim de semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário