Criação de territórios indígenas no interior do AM provoca mobilização


Grupo é contra ação que prevê remanejar indígenas para áreas exclusivas. Funai e Governo do Estado foram convidados para reunião neste domingo.


O Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro (Nação Mestiça) organiza neste Domingo (29), às 11h na praça da Comunidade Novo Céu, em Autazes, a 113 km de Manaus, uma mobilização popular contra a ação da Fundação Nacional do Índio (Funai) que visa criar novos territórios exclusivamente indígenas nos municípios de Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Borba e Manaquiri.


De acordo com a presidente do Nação Mestiça, Helderli Castro, o Governo do Estado, a Funai e representatividades locais foram convidados para a reunião que busca soluções para a ocupação e melhoria na qualidade de vida dos indígenas."Não é só de território que estamos falando, estamos falando de toda a cultura, os costumes, o apego que o índio tem pela sua terra, onde viveu desde criança.", disse Helderli ao G1.


'Nação Mestiça'


O Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro, também denominado de Nação Mestiça é uma associação originada em 2001 em Manaus que se diz dedicada à valorização do processo de miscigenação entre os diversos grupos étnicos. O grupo defende a integração étnica como forma de combate ao racismo. A associação se declara como democrática e é mantida por seus associados e contribuições voluntárias de simpatizantes.


Marcos Dantas
Do G1 AM

Um comentário:

  1. Esta notícia está distorcida. O evento visava a defesa da população mestiça que está sob o risco de sofrer limpeza étnica pelo governo federal se áreas indígenas forem estabelecidas e/ou ampliadas em Autazes.

    ResponderExcluir