Moradores visualizam meteoro no interior do Amazonas

O fenômeno é resultado da entrada de um partícula sólida do espaço na atmosfera terrestre

Foto: Reprodução/TV Amazonas


MANAUS- Um fenômeno chamou a atenção de moradores do município de Tabatinga (a 1.105 quilômetros da capital),  no Amazonas. Um objeto incandescente foi visto na região do Alto Solimões, na última quarta-feira (06), e surpreendeu a população pelo tamanho. Moradores de Santa Isabel do Rio Negro (distante 683 quilômetros de Manaus) também presenciaram a queda da bola de fogo.

As imagens foram registradas pela TV Amazonas e mostram o momento do rastro luminoso identificado pelo astrônomo Germano Afonso como um meteoro. Segundo o astrônomo do Museu da Amazônia (MUSA), o fenômeno é raro, mas acontece anualmente, resultado da entrada de um partícula sólida do espaço na atmosfera terrestre.

Germano informou ainda que a circulação de meteoros na região da Constelação de Capricórnio já havia sido prevista, no período de 18 de junho a 30 de julho. Como as constelações zodíacas se movimentam dia e noite, não há como prever onde os meteoros poderão cair. Segundo ele, o tamanho da bola de fogo chamou atenção e o fato de a queda ter sido registrada, considerando a velocidade do meteoro.

Meteoro, meteoróides, meteoritos

O termo meteoro na verdade se refere ao rastro de luz causado por um pedaço de detrito espacial queimando na atmosfera. Os pedaços dos detritos são chamados de meteoróides e os restos dos detritos que alcançam a superfície da terra (ou de outro planeta) são chamados de meteoritos.

Os meteoróides possuem variação de tamanhos. Eles incluem qualquer detrito espacial maior do que uma molécula e menor do que aproximadamente 100 m (detritos espaciais maiores do que isto são considerados asteróides). A maioria dos detritos que entram em contato com a terra é a “poeira” desprendida pelos cometas do sistema solar.
Layanna Franco, com informações da TV Amazonas.

A Amazônia é nossa

Quinta Feira 30 de Junho de 2011


NY - Durante debate em uma universidade, nos Estados Unidos,o ex-governador do DF, ex-ministro da educação e atual senador CRISTÓVAM BUARQUE, foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia.
O jovem americano introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um Humanista e não de um brasileiro.
Esta foi a resposta do Sr..Cristóvam Buarque:
“De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso.....


Banda gospel “Catedral” lança novo CD em Belém

 Quinta Feira 30 de Junho de 2011



BELÉM - A banda gospel “Catedral” chega a Belém no próximo dia 9 de julho para o show de lançamento do CD “Pedra Angular”. O pré-show ficará por conta do grupo “Capital Celestial”. A noite terá ainda o lançamento do novo trabalho do  Dj “MKS Gospel’. O encontro será no palco da casa de show Metrópole.
O CD especial “Pedra Angular” reúne o melhor do pop rock nacional em 12 faixas, sendo seis inéditas e seis regravações, com destaque para os sucessos “Meio Sem Querer”, “Pai Nosso”, “Amor Verdadeiro” e “Homens e Vozes”. Segundo os músicos da “Catedral”, o álbum faz homenagem aos fãs do grupo....


Indígenas proíbem Eletronorte de fazer manutenção no linhão

Quinta Feira 30 de Junho de 2011
 
 
Foto: Arquivo/Folha
Boa Vista - Desde a última reunião realizada entre a Associação dos Povos Indígenas da Terra de São Marcos (APITSM) e as Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), no dia 22 de junho, devido à falta de repasse de recursos do Termo de Compromisso, que a linha de transmissão de Guri não recebe manutenção da empresa, um risco para os moradores de Boa Vista, Mucajaí, Cantá, Bonfim e Alto Alegre, abastecidos pela energia produzida na Venezuela.

O impasse já completou um ano e a empresa informou que o reinício dos repasses depende de a entidade solucionar pendências que foram verificadas na última prestação de contas.

Pedreiro que estuprou garota de 8 anos é encontrado enforcado

Quinta Feira 07 de Julho de 2011

Arquivo/Folha


Boa Vista - Pouco mais de 24 horas após ser preso e confessar o crime de estupro contra uma menina de 8 anos, o pedreiro Honorato Flávio Lopes, 54, foi encontrado enforcado na carceragem de isolamento (“tranca”) na Ala 8 da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo, na noite de ontem. A morte foi confirmada por volta das 19h30, horário em que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado pela unidade prisional.

A equipe do Samu informou que o pedreiro já estava sem vida e as características da morte são por enforcamento. Essa é a segunda morte de estuprador dentro da PA este ano. Honorato estava preso com mais três detentos, segundo informações apuradas pela Folha, incluindo o paraense Cleber Ferreira da Silva, 27, acusado de estuprar uma criança de apenas 10 anos e preso na segunda-feira. Ele filmou a violência contra a menina que era sua vizinha.

A Folha apurou que na “tranca” onde Honorato ficou no isolamento, na noite de terça para quarta-feira, agentes carcerários monitoraram a Ala 8 para evitar que qualquer incidente ocorresse. “Tudo indica que os próprios presos disponibilizaram a corda para que Honorato cometesse o suicídio”, declarou a fonte da Penitenciária.

A mesma fonte da Folha disse que os presos não admitem crimes de estupro contra mulheres e criança. “A lei na PA é bruta e os presos não aceitam isso. Então, eles entram na mente do estuprador [pressão psicológico] e ele mesmo comete o suicídio, que é melhor para ele”, explicou ao lembrar que estuprador não imagina o inferno dentro da PA. “Os presos não toleram”.

O diretor da unidade prisional não foi localizado para confirmar oficialmente as circunstâncias da morte. Peritos do Instituto de Criminalista também foram ao local para confirmar se foi enforcamento ou não. O corpo de Honorato foi trasladado ao Instituto Médico Legal (IML) para ser submetido a exames e confirmação da causa da morte.

O CASO – O pedreiro Honorato Flávio Lopes, 54, foi preso em flagrante na tarde de terça-feira, acusado de estuprar a filha da namorada dele, de 08 anos de idade. A criança está internada em estado grave no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), com hematomas e lesões internas, além de anemia intensa provocada pela hemorragia. A unidade de saúde informou que ela necessitou de transfusão de sangue.

Conforme a delegada Magnólia Soares, o caso chegou ao conhecimento da polícia através de um comunicado feito pela unidade de saúde para o Conselho Tutelar, ao delegado João Evangelista, que estava no plantão.

A Folha entrevistou o acusado com exclusividade quando ele aguardava transferência do prédio da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) para a PA. Friamente, ele contou detalhes de como tudo ocorreu. Explicou que nos cinco meses em que manteve relacionamento amoroso com a mãe da menina, conquistou confiança dela, da filha e também da amiga com quem divide residência.

 

Vaneza Targino/Folha BV

PF investiga participação de padre em aliciamento de haitianos no AM

Sexta Feira 08 de Julho de 2011


Portalamazonia


MANAUS – A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar a participação do padre do município de Tabatinga (a 449 quilômetros de Manaus) na entrada clandestina de haitianos no Brasil. Na última quarta-feira (6), a PF prendeu o haitiano Repert Julien, de 28 anos, acusado de aliciamento de estrangeiros clandestinos para entrada de forma irregular no país.
O órgão iniciou a investigação após denúncia dos próprios haitianos. O religioso não teve o nome revelado. Segundo a PF, Repert cobrava até U$ 2 mil para levar os imigrantes do Peru até o Brasil. O homem, que fala espanhol, prometia trabalho aos estrangeiros, facilidade para obter moradia em Tabatinga e levá-los até Manaus. A quantia cobrada por Repert revoltou os haitianos.
De acordo com o Juízo Federal da Subseção de Tabatinga, “a atuação de organizações criminosas voltadas para o tráfico de pessoas e seu ingresso no Brasil está ocorrendo sem que o Governo Federal adote medidas inibitórias concretas e eficazes, tanto que em Manaus cerca de dois mil haitianos se fixaram, sem que o Estado do Amazonas ou o município de Manaus tenham recebido quaisquer recursos compensatórios por parte da União, que permitiu esse ingresso abrupto de milhares de estrangeiros, para que Estado e municípios amazonenses possam arcar com os custos necessários à infraestrutura urbana apta a receber essa população”.

Haitianos no Brasil

Depois do terremoto de janeiro de 2010, muitos haitianos vieram para o Brasil em busca de refúgio. Em 2010, entraram em Tabatinga cerca de 500 imigrantes. Neste ano, mais de 850 haitianos adentraram no país. Aproximadamente 400 estão esperando em Tabatinga para serem atendidos pela Polícia Federal.
Segundo a PF, os imigrantes vêem do Haiti, passando pela República Dominicana e pelo Equador. Depois chegam ao Peru na cidade de Santa Rosa, que faz fronteira pelo Rio Solimões com Tabatinga. A maioria dos haitianos tem como destino a capital do Amazonas, Manaus. Eles vão em busca de emprego para ajudar as famílias no Haiti.

Polícia Federal e os haitianos

Em Tabatinga, a Polícia Federal entrevista os haitianos a respeito dos motivos da viagem ao Brasil. De acordo com a PF, 40 haitianos chegam semanalmente ao Brasil, mas o local só tem estrutura para entrevistar 24 estrangeiros.
Após as entrevistas, os policiais encaminham as declarações ao Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça. Um protocolo é entregue aos estrangeiros, documento que não é definitivo, mas permite  tirar CPF, Carteira de Trabalho, entre outros documentos.
Os imigrantes recebem o status de solicitante de refúgio. O protocolo tem validade de três meses e pode ser prorrogado em qualquer Superintendência ou Delegacia de Polícia Federal no Brasil, até que o Conare julgue o pedido de refúgio. Caso o pedido seja indeferido, os haitianos passam a ser imigrantes ilegais, sujeitos a deportação.

Após estupro, criança de 8 anos é hospitalizada em estado grave

Quarta Feira 06 de Julho de 2011



Boa Vista - Em apenas dois dias este é o segundo caso de estupro contra vulnerável divulgado à imprensa pelo Núcleo de Repressão à Violência contra a Criança e o Adolescente (NPCA). Assim como no primeiro, o acusado foi denunciado e preso em pouco tempo pela polícia. O pedreiro Honorato Flávio Lopes, 54, foi preso em flagrante acusado de estuprar a filha de sua namorada, de apenas oito anos de idade. A criança está internada em estado grave no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), com hematomas e lesões internas, além de anemia intensa provocada pela hemorragia. A unidade de saúde informou que ela necessita de transfusão de sangue.

Conforme informações prestadas pela delegada Magnólia Soares, diretora do Núcleo, o caso chegou ao conhecimento da polícia através de um comunicado feito da unidade de saúde para o Conselho Tutelar (CT), que comunicou o delegado João Evangelista, que estava no plantão.

A reportagem da Folha entrevistou o acusado com exclusividade na tarde de ontem, ainda quando ele aguardava transferência do prédio da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) para a Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (PAMC). Friamente, ele contou detalhes de como tudo ocorreu.

Honorato explicou que nos cinco meses em que manteve relacionamento amoroso com a mãe da menina, angariou bastante confiança dela, da filha e também da amiga que divide residência com ambas.

Como já tinha a cópia da chave da casa, localizada no bairro Silvio Leite, entrar na residência não era nenhum obstáculo. Na tarde de segunda-feira, depois de ser solicitado pela namorada, foi até o local para realizar alguns serviços de pedreiro.

Ao chegar por volta do meio-dia, percebendo que a garota estava sozinha, disse que não se conteve e foi até a rede onde ela estava. Lá, mesmo diante da negativa da menina, contou que começou acariciá-la.

O pedreiro Honorato Flávio Lopes confessou friamente o crime

“Ela pedia para eu parar, mas fui adiante e fiz sexo oral nela. Depois transei com ela. Ela não chorou muito. Quando terminei pedi que ela fosse ao banheiro tomar banho. Como estava sangrando, dei um absorvente e ensinei como usar. Fiquei lá até as 14h, momento em que a amiga da minha namorada chegou”, disse.

Alegando preocupação, Honorato disse que pouco tempo depois voltou até o local. “O tempo todo estava ao lado dela, não que me arrependesse do que tinha acabado de fazer, apenas porque estava muito preocupado com o estado de saúde dela. Sei lá, talvez ela precisasse ir ao médico, então chamaria o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência]”.

A amiga da família chegou e sem perceber nada pediu a motocicleta emprestada. Pouco tempo depois das 16h, ela retornou e devolveu o veículo, quando então ele saiu. “Algumas vezes ainda durante a tarde liguei para minha namorada pra saber se precisava de carona para ir à escola à noite. Como disse que não, nem me preocupei em carregar a bateria do meu celular e fui resolver outras coisas”.

Conforme a delegada, ao chegar do trabalho no final da tarde, a mãe que pouco auxiliou o trabalho da polícia, alegou que a filha estava sozinha em casa porque não tinha com quem deixá-la. Contou que a garota estava deitada na rede, mas não teria percebido nada de anormal.

Quando já estava na escola, a amiga ligou informando que a filha teria menstruado e que aparentava estar com febre. A mãe da menina foi para casa e apenas trocou o absorvente da filha.

Por volta das 3h da madrugada, a menina acordou e pediu que a mãe ligasse a luz, pois não estava se sentindo bem. Ao levantar percebeu uma imensa poça de sangue debaixo da rede da filha. Finalmente, temendo o pior, imediatamente acionou o Samu, que fez a remoção da vítima até o HCSA. Na unidade de saúde, ainda quando estava sendo atendida na recepção, devido à grande perda de sangue, a garota acabou desmaiando.

Enquanto a filha era atendida, a mãe ligou para Honorato e disse que a pequena estava internada no hospital. “Nesse momento já imaginava o que tinha acontecido. Fui até meu trabalho e avisei aos colegas que talvez aquela fosse a única vez que me vissem, pois havia cometido um crime horrível. Um deles até perguntou se eu estava com gasolina na moto e sugeriu que eu fugisse, mas eu disse que não”, contou o acusado.

Neste intervalo, após ser atendida por uma psicóloga, a menina contou tudo o que havia ocorrido e confessou não ter dito nada à mãe com medo dela ser presa. Imediatamente, o caso foi repassado às autoridades e comunicado à mãe, que mesmo sabendo que o namorado era o acusado, assim que ele chegou ao hospital, o tratou normalmente, aceitou dinheiro para o lanche e pediu que ele trouxesse a ela um carregador de bateria.

Neste ínterim as autoridades se desdobravam para prender o acusado, que recebeu voz de prisão na unidade de saúde, quando teria retornado para entregar o carregador à namorada.

Ainda conforme a delegada, o laudo preliminar do setor de psicologia informou que a menina queixa-se de muita dor, aparenta bastante tristeza e muito medo.

Todo o depoimento do acusado, que foi enquadrado no artigo 217-A do Código Penal Brasileiro (CPB), foi filmado. Ele, que já responde a atentado violento ao pudor, crime cometido em 2009, foi entregue na PAMC, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Daniela Meller/Folha

Animais silvestres da Amazônia são vendidos por até R$ 50 mil no exterior

Os listados entre os ameaçados de extinção são alvo da rota do tráfico nacional e internacional de animais

Layanna Franco - portal Amazonia - Foto: Divulgação/Ibama
MANAUS - A biopirataria e o tráfico de animais da fauna amazônica geram lucros cada vez mais altos. Animais silvestres chegam a ser vendidas por até R$ 50 mil no exterior. Os listados entre os ameaçados de extinção também são alvo da rota do tráfico nacional e internacional de animais. Apesar dos resultados obtidos por fiscalizações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente de Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no combate ao mercado ilegal, evitar a ação criminosa ainda é um desafio travado no meio da floresta amazônica.

Calcula-se que o tráfico de animais silvestres retire anualmente cerca de 12 milhões de espécies das matas, segundo dados do setor de fiscalização do Ibama. Segundo o chefe de fiscalização do Instituto, Jeferson Lobato, os primatas, peixes ornamentais e araras, estão entre os principais animais alvos de traficantes.....

Vizinho estupra menina e filma abuso

Terça Feira 05 de Julho de 2011


Foto:   Daniela Meller/Folha



Boa Vista - O crime cometido pelo desocupado Cleber Ferreira da Silva, 27, acusado de estupro, chocou não só os familiares da vítima, uma criança de apenas dez anos de idade, como as autoridades que atenderam ao caso e rapidamente solicitaram e cumpriam o mandado de prisão contra ele.

O fato foi denunciado ao Núcleo de Proteção a Criança e ao Adolescente (NPCA), um mês depois do ocorrido. A garota e o pai procuraram a delegacia por volta do meio-dia do último sábado, mas o caso só foi divulgado à imprensa na manhã de ontem.

Segundo a delegada titular do Núcleo, Magnólia Soares, a demora quanto à denúncia foi devido ao fato das constantes ameaças de morte que a vítima e o irmão, que presenciou o crime, sofriam do acusado.

Segundo a menina, o crime ocorreu há um mês dentro da residência onde ela mora com a família. Naquele dia, o pai tinha ido trabalhar enquanto a garota ficou só, com o irmão de 13 anos. Ela relatou ao delegado plantonista, João Evangelista, que Cleber arrombou e invadiu a residência.

Dentro da casa, além de estuprar a menina em frente ao irmão, que foi obrigado a assistir tudo sob forte ameaça, todas as cenas de violência e sexo foram registradas em um celular pertencente ao acusado. Depois de cometer o ato, antes de sair, Cleber deixou o irmão da vítima amarrado e fugiu.

Durante as semanas seguintes, a vítima disse ao delegado que constantemente era ameaçada por Cleber, que por diversas vezes ainda a procurou na tentativa de manterem novas relações sexuais.

Num determinado dia, o irmão da vítima que assistiu ao episódio, como se nada tivesse acontecido e se fingindo de amigo de Cleber, pediu a ele o celular emprestado. De posse do aparelho o garoto tirou a memória do celular e entregou a irmã.

Com as provas em mãos, os irmãos resolveram contar tudo ao pai, que imediatamente procurou a delegacia. Ainda de acordo com a delegada, após o registro de ocorrência, a vítima foi submetida a exame de conjunção carnal, onde o crime foi comprovado.

Mediante as provas, o plantonista procurou a titular do Núcleo e ambos decidiram representar contra Cleber, solicitando a imediata prisão temporária. O pedido foi acatado ainda na madrugada de domingo pelo juiz Eduardo Dias, quando então Cleber foi preso na sua casa, localizada no bairro Pintolândia, vizinho à vítima.

Além do mandado de prisão, a Justiça também concedeu um mandado de busca e apreensão na residência do acusado. Lá foram apreendidos dois aparelhos celulares. Os telefones foram encaminhados à perícia que buscará novas provas.

Conforme a delegada, a prisão temporária contra Cleber, que é apenas de dez dias, pode ter o período estendido para garantir o andamento das investigações.

Além de crime de estupro, Cleber Ferreira também foi indiciado no artigo 240 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) por fotografar, filmar e registrar cenas que contenham sexo envolvendo crianças e adolescentes. Cleber foi encaminhado para a Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (PAMC), onde deve permanecer à disposição da Justiça.

Número de mortos em acidentes de trânsito aumenta a cada ano

Terça Feira 28 de Junho de 2011

Foto: Arquivo/Folha
Boa Vista - Após três anos de implantação, a Lei Seca ainda gera discussões sobre sua eficácia. Embora as ações de fiscalização tenham resultado em 1.061 autos de infração a motoristas que associaram bebida alcoólica à direção, as fiscalizações não têm surtido efeito direto na diminuição das estatísticas referente às mortes no trânsito.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), as perícias realizadas pelo Instituto Médico Legal (IML) apontam 102 mortes em acidentes de trânsito no ano de 2008, 118 no ano seguinte e 163 no ano de 2010.



Usuários de internet devem tomar cuidados para evitar ataques a dados pessoais

A invasão de hackers a sites oficiais do governo não pode ameaçar o uso dainternet nem amedrontar as pessoas. O alerta é do especialista em crimes eletrônicos e segurança na internet Marcelo Lau, considerado uma das autoridades brasileiras no assunto. Segundo ele, é necessário, no entanto, redobrar os cuidados, como evitar a exposição de dados pessoais e fotografias.


Lau disse que fotografias e informações, como endereços, números de documentos e contas, podem ser utilizados por hackers. O especialista acrescentou que é preciso que os usuários da internet se resguardem, preservando informações privadas e, sobretudo, guardando mensagens quando desconfiarem de ameaças....
 
 

Aumento de 4.5% para o Servidor Público é fantasma

Sexta Feira 01 de Julho de 2011

Maio e Junho 2011

Boa Vista - Um aumento de 4.5% anunciado pelo Governo do Estado, não foi cumprido pelo aumenos para os funcionários de Serviços gerais, veja só os contracheques de Maio e Junho de 2011, o valor de junho é menor do que o de maio de 2011 e ainda tem o retroativo que esse aumento é retroativo a maio de 2011.
Como pode se a lei rege que nenhum funcionário pode ganhar menos do que um salário minino então o que ele fez pagava R$ 491,99 e complementava o salário minino com R$ 53,01 para chegar aos R$ 545,00, então ele colocou o aumento encima do efetivo que ele pagava de R$ 491,99, o efetivo indo para R$ 514,13 e dando o restante de R$ 30,87 para chegar ao mesmo valor que é de R$ 545,00, ou seja o salário minimo, engolindo assim o grande aumento que foi anunciado alguns dias atrás, isso é uma vergonha, todos os funcionários que foram lesados essa é a palavra, espera que seja reparado esse erro, que é um absurdo.....

Veja o que foi publicado no site do Servidor sobre o aumento na folha de pagamento.

O Governo do Estado está pagando hoje todos os servidores da administração direta e indireta. Os proventos serão pagos com o aumento de 4,5% retroativo ao mês de maio. Com esse percentual de 4,5%, a folha de pagamento passará de R$ 55 milhões para R$ 57,5 milhões por mês. Este mês, devido o aumento ser retroativo ao mês de maio, a folha de junho será no valor de R$ 60 milhões. O Governo do Estado injetará na economia estadual R$ 80 milhões com o pagamento dos proventos e do décimo terceiro no valor de R$ 20 milhões, o qual foi pago no dia 18 de junho.

Adolescente morre afogado em igarapé

Sexta Feira 24 de Junho de 2011

Nonato Sousa/Folha de Boa Vista
Boa Vista - O que seria apenas uma mentira inocente para justificar uma tarde fora de casa resultou em tragédia para a família do garoto indígena da etnia Wapixana, Leonardo da Silva Souza, de 15 anos, que morreu afogado no Igarapé Ai Grande, à margem esquerda do trecho sul da BR-174, na saída de Boa Vista, próximo ao aterro sanitário. O fato ocorreu na quarta-feira e só na manhã de ontem o corpo do garoto foi retirado do fundo do igarapé por homens do Corpo de Bombeiros.

Leonardo morava no bairro Raiar do Sol com os pais e irmãos. Conforme a mãe dele, Gisele Pereira da Silva, era por volta das 14h quando três colegas dele, de idades entre 13 e 14 anos, foram a sua casa chamá-lo para ir ao encontro do professor deles, do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti), no bairro Nova Cidade. Na verdade, os garotos foram para o igarapé.....

 

Mais de 200 pássaros devem ser sacrificados em Manaus

As aves contrabandeadas da Venezuela foram apreendidas pela PF na última segunda-feira (20)

 Portal Amazônia, com informações do G1
 MANAUS – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) analisa sacrificar mais de 200 pássaros em Manaus. As aves da espécie Canários da Terra foram apreendidas pela Polícia Federal na última segunda-feira (20), no aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na zona Oeste da capital.
Os animais aves estavam em gaiolas escondidas dentro de malas e eram contrabandeados da Venezuela. Boa parte deles estava ferida e fraca. Recolhidos, os pássaros foram levados ao Ibama, onde se recuperaram, mas não podem ser soltos na natureza por serem aves estrangeiras....


A Amazônia é nossa

Quinta Feira 30 de Junho de 2011


NY - Durante debate em uma universidade, nos Estados Unidos,o ex-governador do DF, ex-ministro da educação e atual senador CRISTÓVAM BUARQUE, foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia.
O jovem americano introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um Humanista e não de um brasileiro.
Esta foi a resposta do Sr..Cristóvam Buarque:
“De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso.
“Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade.
“Se a Amazônia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro.O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço.”
“Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país.
Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.
“Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França.
Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural Amazônico, seja manipulado e instruído pelo gosto de um proprietário ou de um país. Não faz muito, um milionário japonês,decidiu enterrar com ele, um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.
“Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua historia do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.
“Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maiores do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.
“Defendo a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola.
Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro.
“Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo.
Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa!

Popularity: 1% [?]

Banda gospel “Catedral” lança novo CD em Belém



BELÉM - A banda gospel “Catedral” chega a Belém no próximo dia 9 de julho para o show de lançamento do CD “Pedra Angular”. O pré-show ficará por conta do grupo “Capital Celestial”. A noite terá ainda o lançamento do novo trabalho do  Dj “MKS Gospel’. O encontro será no palco da casa de show Metrópole.
O CD especial “Pedra Angular” reúne o melhor do pop rock nacional em 12 faixas, sendo seis inéditas e seis regravações, com destaque para os sucessos “Meio Sem Querer”, “Pai Nosso”, “Amor Verdadeiro” e “Homens e Vozes”. Segundo os músicos da “Catedral”, o álbum faz homenagem aos fãs do grupo.
“Esse trabalho é muito especial porque consiste em um CD tributo, em que prestamos homenagem à origem da banda e aos nossos fãs que sempre nos acompanham nestes 22 anos de carreira. Neste projeto continuamos com a mentalidade artística e profissional que caracterizou o ‘Catedral’ no mercado”, explica o vocalista da Banda, Kim.
Para surpresa dos fãs, as canções aparecem totalmente diferentes, com novos arranjos, cordas e até instrumentos. “Só não mudamos as letras, o restante é tudo novo. Na música ‘Pai Nosso’, por exemplo, colocamos até o som de orquestra em uma mistura do erudito com o punk/rock”, adianta o cantor.
Um dos carros-chefes do repertório é a canção “Teu sorriso” que retrata muito bem “a harmonia que temos há 22 anos, acreditamos que tudo construído na rocha é sólido e para sempre, por isso a escolha do título”, destaca Kim.

Naufrágio deixa três desaparecidos no rio Madeira em Humaitá

Quinta Feira 30 de Junho de 2011


O acidente aconteceu após uma colisão de um empurrador e duas balsas com um tronco de árvore submerso

Larissa Balieiro - portalamazonia


MANAUSUm casal e uma criança de 11 anos estão desaparecidos desde a manhã da última terça-feira (28), após um acidente entre um empurrador e duas balsas, identificados por Holanda e Mariuá. As embarcações colidiram em um tronco de árvore submerso, na comunidade de Bela Brisa, próximo ao município de Humaitá (distante 665 Km da capital).  Equipes da Marinha e do Corpo de Bombeiros fazem buscas no local

Uma embarcação da Agência Fluvial de Humaitá auxilia os trabalhos.  Em nota, a assessoria do 9º Distrito Naval informou que o acidente aconteceu por volta das 5h do dia 28 na localidade de Bela Brisa, a cerca de 90 quilômetros da cidade de Humaitá, no rio Madeira. O empurrador naufragou com sete pessoas à bordo, segundo a nota. Um inquérito será aberto para averiguar as causas do acidente.
O prazo para conclusão do inquérito administrativo é de até 90 dias, prorrogável por até 12 meses.

Indígenas proíbem Eletronorte de fazer manutenção no linhão

Quinta Feira 30 de Junho de 2011

Foto: Arquivo/Folha


Boa Vista - Desde a última reunião realizada entre a Associação dos Povos Indígenas da Terra de São Marcos (APITSM) e as Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), no dia 22 de junho, devido à falta de repasse de recursos do Termo de Compromisso, que a linha de transmissão de Guri não recebe manutenção da empresa, um risco para os moradores de Boa Vista, Mucajaí, Cantá, Bonfim e Alto Alegre, abastecidos pela energia produzida na Venezuela.

O impasse já completou um ano e a empresa informou que o reinício dos repasses depende de a entidade solucionar pendências que foram verificadas na última prestação de contas.

O Termo de Compromisso assinado entre a APITSM e a Eletronorte é de R$ 8 milhões, referente ao convênio assinado no ano passado para projetos de desenvolvimento das comunidades dentro da área indígena. O valor seria uma forma de compensação devido à linha de transmissão Santa Elena-Boa Vista, que traz energia elétrica da Venezuela, passar por dentro da terra indígena São Marcos.

A empresa liberou R$ 346 mil que foram utilizados para pagamento de dívidas da associação. A primeira parcela do repasse de R$ 1.254.000,00 está suspensa e a Eletronorte alega que pendências na prestação de contas impedem a liberação. Os 12 projetos dependem dos valores para serem desenvolvidos.

O coordenador da APITSM, Genival Moraes, disse à Folha que numa reunião realizada ontem com algumas lideranças indígenas foi deliberado sobre uma nova reunião, no dia 6 de julho, em Pacaraima, no Centro Macunaima. As lideranças representam 41 comunidades de mais de seis mil índios da terra indígena São Marcos, para discutirem e tomarem uma decisão em relação ao Termo de Compromisso que a associação assinou com Eletronorte.

“Essa reunião extraordinária será para debater e decidir quais as medidas que serão tomadas em relação à falta de repasse dos valores, pois não temos informação positiva por parte da empresa que deveria desenvolver os projetos na nossa comunidade, que até hoje nunca se beneficiou com esse linhão”, comentou, ao destacar que os projetos são de pecuária, piscicultura e horticultura.

Genival explicou ainda que a passagem do linhão de transmissão de energia para Boa Vista de 200 KV nunca sofreu nenhum problema ou interferência por parte dos índios, mas que agora, devido ao impasse, funcionários da Eletronorte estão impedidos de fazer a manutenção dentro da área indígena. “Cumprimos tudo que foi exigido, inclusive fiscalizando a área utilizada para o linhão para não deixar depredar e atendendo as exigências, porém a empresa não cumpre o termo”, disse.

O coordenador comentou que a Eletronorte já foi notificada sobre a proibição para fazer a manutenção dentro da terra indígena de São Marcos.  Ele confirmou que a associação fez a denúncia junto à Advocacia Geral da União (AGU) e Fundação Nacional do Índio (Funai) que, segundo ele, apoiam os indígenas no impasse.

“Demos um prazo até 6 de julho para a Eletronorte tomar as devidas providências. Mas a empresa sempre procura colocar um novo problema para adiar o repasse. Eles já foram notificados e não estamos tendo mais contato, porque essa empresa visa apenas os interesses dela e esquece os índios. Enquanto não resolver esse problema, nenhum funcionário da Eletronorte entra na área”, assegurou.

Quanto à linha de fibra ótica, que também passa dentro da terra indígena, ele reclama que os índios não foram comunicados de sua instalação nas torres da Eletronorte. “Essa rede para atender a banda larga é outro assunto que também será discutido com as comunidades. O contrato é para passar linha de transmissão e não da fibra ótica. Não vamos permitir a banda larga enquanto não reparar e compensar as comunidades por meio de um termo aditivo”, ameaçou.
Vaneza Targino/Folhabv

Ex-advogado é preso acusado de estelionato

Quinta Feira 23 de Junho de 2011

Vanessa Lima/Folha
Boa Vista - O ex-advogado Lauro Ribeiro Pinto de Sá Barretto foi preso ontem à tarde pela Polícia Civil, acusado do crime de extorsão. Ele foi flagranteado após ter recebido R$ 20 mil do empresário Marcílio Arruda da Silva, representante no Estado da Aplub Capitalização, que é a empresa responsável pelo título de capitalização “Roraima da Sorte”.

Barretto vinha sendo investigado desde o mês de março. Segundo a delegada Francilene Souza, que presidiu a investigação com apoio da Divisão de Inteligência Policial da Civil, o ex-advogado estava ameaçando o empresário por meio de ligações e bilhetes pedindo R$ 200 mil em troca de “não dificultar” a permanência do negócio no Estado com o ingresso de ações judiciais.....

 

Animais silvestres da Amazônia são vendidos por até R$ 50 mil no exterior

Os listados entre os ameaçados de extinção são alvo da rota do tráfico nacional e internacional de animais

Layanna Franco - portal Amazonia - Foto: Divulgação/Ibama

MANAUS- A biopirataria e o tráfico de animais da fauna amazônica geram lucros cada vez mais altos. Animais silvestres chegam a ser vendidas por até R$ 50 mil no exterior. Os listados entre os ameaçados de extinção também são alvo da rota do tráfico nacional e internacional de animais. Apesar dos resultados obtidos por fiscalizações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente de Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no combate ao mercado ilegal, evitar a ação criminosa ainda é um desafio travado no meio da floresta amazônica.

Calcula-se que o tráfico de animais silvestres retire anualmente cerca de 12 milhões de espécies das matas, segundo dados do setor de fiscalização do Ibama. Segundo o chefe de fiscalização do Instituto, Jeferson Lobato, os primatas, peixes ornamentais e araras, estão entre os principais animais alvos de traficantes. Ele afirmou ainda que os criminosos utilizam os mais diferentes recursos para transportar as espécies. Animais já foram encontrados em locais inusitados como caixas de chocolate e tubos de PVC. Em uma fiscalização, os agentes chegaram a encontrar um macaco escondido em uma peruca de cabelo.

De acordo com Lobato, os peixes ornamentais também são cobiçados internacionalmente. O pescado amazônico atrai a atenção de turistas em todo o mundo e é um dos principais alvo de fiscalizações do IBAMA contra o contrabando. Ainda entre os animais de maior interesse para o mercado internacional estão os tucanos, jibóias e aves com a arara-azul que chega a ser vendida por R$ 50 mil em outros países. Insetos e aracnídeos também se destacam no mercado ilegal por possuírem venenos e substâncias usadas em pesquisas e estudos farmacêuticos.

Rota do tráfico

Segundo o chefe de fiscalização do Ibama, os animais saem da fronteira da Bolívia com a Colômbia pelo aeroporto internacional colombiano. As espécies são dopadas para não fazerem barulho durante a passagem dos traficantes por portos e aeroportos, o que dificulta a fiscalização. A ação é um mecanismo para driblar o Ibama e Polícia Federal. O analista ambiental do Ibama, Robson Czaban, afirma que existem dois tipos de tráfico: o interno – para o consumo do mercado local – e o tráfico externo de comércio de animais para outros estados e países.

O Amazonas também faz parte da rota do tráfico por uma questão de logística, como no caso do contrabando de animais constatado na apreensão de mais de 200 canários no último dia 20 de junho no Areporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus.  No Estado, os animais mais requisitados para comércio ilegal são os papagaios, araras, macacos, e bichos de casco – como tartarugas e tracajás-. Por ano, o Ibama registra uma média de 900 a mil apreensões de animais do comércio ilegal.

De acordo com relatório divulgado pela Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), 60% dos animais comercializados ilegalmente são para consumo interno, o chamado tráfico doméstico. Seguem para destinos internacionais 40% dos animais retirados da fauna brasileira. A exportação ilegal de aves e peixes ornamentais é feita, principalmente, para a Europa. Na Ásia, o consumo majoritário é de répteis e insetos. Já na América do Norte, o mercado consome principalmente primatas, papagaios e araras.

No Brasil, segundo o Ibama, as aves correspondem a 80% do total das apreensões de animais silvestres, sendo que destas, 90% são passeriformes, os pássaros, caracterizados pelo belo canto (curió, canário da terra, coleiros e trinca-ferro, por exemplo). Os psitacídeos (maioria papagaios, seguido de jandaias, periquitos e araras) representam 6% e as demais ordens de aves correspondem aos outros 4% das apreensões.

O Ibama registra uma média de 900 a mil apreensões de animais do comércio ilegal. Foto: Lohaynne Gregório/ Portal Amazônia

TRE-RR mantém cassação de José de Anchieta Júnior

Quarta Feira 22 de Junho de 2011

Portal Amazônia/Foto: G1
BOA VISTA - Cinco dos sete juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) votaram, na tarde desta terça-feira (21), pela manutenção da cassação do governador José de Anchieta Júnior (PSDB). Após publicada a decisão, o governador tem três dias para recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Anchieta Júnior já foi cassado pelo TRE-RR em fevereiro, mas mantêm no cargo por um mandado de segurança concedido pelo ministro Arnaldo Versiani, do TSE. Desta vez, ele teve os recursos técnicos negados pela corte, mantendo a penalidade de perda do mandato pela acusação de uso de rádio do Governo para fins eleitoreiros.....


 

Número de mortos em acidentes de trânsito aumenta a cada ano

Terça Feira 28 de junho de 2011


Foto: Arquivo/Folha


Boa Vista - Após três anos de implantação, a Lei Seca ainda gera discussões sobre sua eficácia. Embora as ações de fiscalização tenham resultado em 1.061 autos de infração a motoristas que associaram bebida alcoólica à direção, as fiscalizações não têm surtido efeito direto na diminuição das estatísticas referente às mortes no trânsito.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), as perícias realizadas pelo Instituto Médico Legal (IML) apontam 102 mortes em acidentes de trânsito no ano de 2008, 118 no ano seguinte e 163 no ano de 2010.

Uma enquete postada no site da Associação Brasileira de Educação no Trânsito (Abetran) revela que 63% dos votantes reconhecem a imprudência como o principal causador de acidentes de trânsito.  Em Roraima, segundo autoridades de segurança, a embriaguez está entre os principais causadores de acidentes, principalmente na Capital.

Nem mesmo as fiscalizações têm inibido a quantidade de motoristas que dirigem sob efeito do álcool. O diretor de Fiscalização e Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), José Ricarte de Alencar, salientou que as ações de fiscalização ocorrem diuturnamente para reprimir esta e outras infrações de trânsito.

Desde que a legislação foi implantada, em 2008, a frota era de aproximadamente 100 mil veículos no Estado. Na ocasião, foram 368 autos de infração aplicados a pessoas que dirigiam sob efeito do álcool.  No ano seguinte, quando a frota girava em torno de 110 mil veículos, foram 331 autuações. Em 2010, quando a frota atingiu cerca de 126 mil veículos, foram 351 autos de infração.

Ricarte salientou que os dados são uma consolidação das ações executadas pelo Detran em conjunto com a Polícia Militar, órgãos estes que dispõem de mais de 20 etilômetros para auxiliar nas ações.  A Lei Seca estabelece um limite de dois decigramas de álcool por litro de sangue.

“Caso a pessoa seja parada numa blitz e for constatado que está sob o efeito do álcool, o motorista tem suspenso o direito de dirigir, tem o carro apreendido e pode ser preso, além de ter que pagar uma multa de cerca de R$ 955”, enfatizou.

Atualmente, o bafômetro é a principal ferramenta para a fiscalização do crime. Mas, como a Justiça permite ao condutor não produzir provas contra si, a maioria dos processos judiciais contra quem for pego em flagrante acaba arquivada por falta de provas em todo o país. Quem se nega a realizar o teste pode se esquivar de um processo criminal, mas não do administrativo.

A Sesp informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que não dispunha de uma estatística unificada de todos os inquéritos relacionados à embriaguez ao volante, visto que em muitos dos casos o motorista tem o respaldo de recusar-se a realizar exame do bafômetro, no qual a embriaguez é comprovada apenas pela constatação do estado físico. 

Desde que foi implantada a lei, o limite de tolerância passou para 0,2 grama de álcool por litro de sangue. Antes, somente motoristas cuja dosagem de álcool no sangue superava 0,6 grama de álcool por litro de sangue (duas latas de cerveja) eram punidos.
Yana Lima/Folha

Telefonemas revelam detalhes de compra de votos na eleição 2010

Terça Feira 21 de Junho de 2011

Foto: Arquivo/Folha

Boa Vista - O laudo de exame pericial criminal feito pela Secretaria Estadual da Segurança Pública no aparelho celular do empresário Vibaldo Nogueira Barros, o Vivi, acusado pelo assassinato do também empresário Francisco Mesquita, no dia 12 de maio passado, o relaciona diretamente ao governador Anchieta Júnior (PSDB). A Folha teve acesso ao documento de 46 páginas, datado no dia 10 passado, e assinado por dois peritos criminais designados pelo diretor do Instituto de Criminalística da Polícia Civil, que também é perito criminal e atestou o laudo.

A perícia foi realizada em quatro aparelhos celulares, o primeiro deles, ao ter o cartão de memória conectado nos computadores do laboratório, visualizou nitidamente o nome “Vivi”, como é conhecido Vibaldo...... 


 

Usuários de internet devem tomar cuidados para evitar ataques a dados pessoais


 
A invasão de hackers a sites oficiais do governo não pode ameaçar o uso da internet nem amedrontar as pessoas. O alerta é do especialista em crimes eletrônicos e segurança na internet Marcelo Lau, considerado uma das autoridades brasileiras no assunto. Segundo ele, é necessário, no entanto, redobrar os cuidados, como evitar a exposição de dados pessoais e fotografias.


Lau disse que fotografias e informações, como endereços, números de documentos e contas, podem ser utilizados por hackers. O especialista acrescentou que é preciso que os usuários da internet se resguardem, preservando informações privadas e, sobretudo, guardando mensagens quando desconfiarem de ameaças. – Tome cuidado ao responder mensagens – disse Lau. – Evite postar fotos e locais onde você está – acrescentou. Leia mais


Se houver alguém denegrindo sua imagem, procure um especialista.  Ele lembrou que é necessário “não ter ações precipitadas”, como eliminar mensagens e agir rapidamente. “[Mas] não se deve ter medo de usar a tecnologia por causa desses ataques.”


Lau concedeu entrevista hoje ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional. Ele lembrou ainda que as pessoas podem ter certeza que “não existe anonimato absoluto” capaz de proteger e preservar os hackers de serem identificados. 


Fonte: Correio do Brasil

Em Roraima, 500 casos de dengue são registrados no primeiro semestre

Segunda Feira 20 de Junho de 2011

Rebeca Alencar/Roraima em Foco


 BOA VISTARoraima registra redução no número de casos de dengue no primeiro semestre de 2011, comparado com o mesmo período do ano passado. Em 2010, de janeiro a junho foram confirmados 5.016 casos. Já este ano são 535 confirmações, o que equivale a pouco mais de 10% do registrado no ano passado.

No entanto, as autoridades em saúde estão em alerta. A população deve ficar em alerta, pois com o fim do período de chuva, os mosquitos aproveitam a água acumulada nos recipientes para por os ovos. Por isso, a população deve aproveitar o momento para retirar tudo o que possa servir de depósitos de água.


Mais de 200 pássaros devem ser sacrificados em Manaus

As aves contrabandeadas da Venezuela foram apreendidas pela PF na última segunda-feira (20)


Portal Amazônia, com informações do G1


MANAUS – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) analisa sacrificar mais de 200 pássaros em Manaus. As aves da espécie Canários da Terra foram apreendidas pela Polícia Federal na última segunda-feira (20), no aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na zona Oeste da capital.
Os animais aves estavam em gaiolas escondidas dentro de malas e eram contrabandeados da Venezuela. Boa parte deles estava ferida e fraca. Recolhidos, os pássaros foram levados ao Ibama, onde se recuperaram, mas não podem ser soltos na natureza por serem aves estrangeiras.
A proibição está prevista na Legislação brasileira, além de garantir também a proteção da fauna local. Isso porque os pássaros de outros países poderiam levar espécies nativas à extinção, além de trazer doenças que não existem na região. Em Manaus, não há lugar específico para receber os animais.
O Ibama no Amazonas informou que já entrou em contato com outras superintendências estaduais em busca de criadouros credenciados para receber os animais, mas os poucos existentes estão lotados. Também foi solicitado apoio do governo brasileiro para a repatriação das aves, mas a medida demanda alto custo e depende do interesse do governo venezuelano, que ainda não se posicionou.

Tentativa de invasão a sites do governo teve cerca de 2 bilhões de acessos na madrugada de hoje

Quinta Feira 23 de Junho de 2011
 
Boa Vista - Na tentativa de invasão de hackers aos sites da Presidência da República, do Portal Brasil e da Receita Federal, na madrugada de hoje (22), foram registrados cerca de 2 bilhões de acessos em um horário em que, normalmente, eles são “praticamente nulos”, disse o diretor superintendente do Serviço de Processamento de Dados (Serpro), Gilberto Paganotto. Segundo ele, esta foi a terceira grande tentativa de invasão este ano, uma a menos que em todo ano passado, mas a maior em volume de acessos.


Segundo Paganotto, o “impressionante volume de acessos conseguido em tão pouco tempo” levou o Serpro a retirar os sites da Presidência da República e do Portal Brasil do ar entre a 0h40 a 1h40. O da Receita Federal, segundo o diretor do Serpro, permaneceu na rede. No entanto, funcionou com lentidão, causando a impressão de estar inacessível. No auge do ataque, foram verificados 300 mil acessos ao mesmo tempo, o mesmo número de declarações de Imposto de Renda que, segundo a Receita, chegou a ser enviado este ano no período de uma hora nos momentos de pico.


“Dois bilhões de acesso nesse curto período é um volume muito grande não suportável por qualquer provedor de sites na internet, mas sem dano nenhum a informações. São sistemas que, na gíria da informática, chamamos de robôs, colocados em provedores que ficam gerando os acessos”, explicou. O objetivo, segundo Paganoto, geralmente é fazer pichações em sites ou conseguir dados após os “tumultos de acesso”.


Paganotto disse ainda que as tentativas de invasão aos sites são frequentes, mas reforçou que o Serpro tem sistemas sofisticados e pessoas altamente treinadas acompanhando esse tipo de ataques durante 24 horas, todos os dias do ano. Segundo ele, para fazer os acessos foram usados provedores da Itália, mas podem ter outra origem. As questões legais do caso estão sendo tratadas pelo Gabinete de Segurança da Presidência da República e pela Polícia Federal.


Fonte; Agência Brasil

Obra na 174 custa, em média, R$ 1,1 milhão por quilômetro

Sexta Feira 17 de Junho de 2011

 
Élissan Paula Rodrigues/Folha BV
Boa Vista - O preço da revitalização de cada quilômetro da BR-174, via que corta todo o Estado de Roraima e que chega à fronteira com a Venezuela, custará aos cofres públicos R$ 1,1 milhão, em média. A informação é da Secretaria Estadual de Infraestrutura, que desde março do ano passado executa um projeto de recuperação de 368,25 quilômetros da estrada com recursos oriundos do Ministério dos Transportes, totalizando R$ 494.352.743,19. O valor de cada quilômetro pago para revitalizar a BR-174 daria para comprar 44 carros populares ou construir 31 casas populares.
Em entrevista à Folha, a secretária-adjunta da pasta, Delchelly Roberta de Souza Oliveira, explicou que do total do investimento destinado à obra, o Estado já teria recebido R$ 147.250.039,13 e parte do dinheiro – cerca de R$ 75 milhões, ainda estaria em conta, rendendo juros, conforme ela. 



Ex-advogado é preso acusado de estelionato

Quinta Feira 23 de Junho de 2011

Vanessa Lima/Folha


Boa Vista - O ex-advogado Lauro Ribeiro Pinto de Sá Barretto foi preso ontem à tarde pela Polícia Civil, acusado do crime de extorsão. Ele foi flagranteado após ter recebido R$ 20 mil do empresário Marcílio Arruda da Silva, representante no Estado da Aplub Capitalização, que é a empresa responsável pelo título de capitalização “Roraima da Sorte”.

Barretto vinha sendo investigado desde o mês de março. Segundo a delegada Francilene Souza, que presidiu a investigação com apoio da Divisão de Inteligência Policial da Civil, o ex-advogado estava ameaçando o empresário por meio de ligações e bilhetes pedindo R$ 200 mil em troca de “não dificultar” a permanência do negócio no Estado com o ingresso de ações judiciais.

O empresário procurou a polícia e informou o ocorrido. As conversas com o ex-advogado passaram a ser gravadas por Arruda. Ontem Barretto teria ligado para ele e cobrado uma parte do valor. Um encontro foi marcado na sede do Roraima da Sorte, no Centro.

Do lado de fora a polícia acompanhou a ação. Tudo foi gravado. Ao sair da empresa, a equipe da Polícia Civil abordou o ex-advogado e encontrou dentro de uma bolsa que estava sob a posse dele o montante que seria a primeira parcela dos R$ 200 mil cobrados. Foram agendadas novas visitas para pagamentos posteriores.

“Ele enviava via postal cópias de petições que eram endereçadas a entidades de classe e cópias de ações ingressadas. Mandava bilhetes com as mensagens ‘vamos conversar’, ‘gosto de brigas’ e ‘só gosto de brigas grande’, ameaçando”, informou o advogado do empresário, Carlos Ney Amaral.

Barretto foi levado para a Delegacia Geral e, após ter sido ouvido pela autoridade policial, foi encaminhado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Ainda conforme a delegada Francilene Souza, as investigações continuam e novas prisões poderão ocorrer. O envolvimento de uma segunda pessoa no crime de extorsão ao empresário está sendo apurado pela Polícia Civil.

OAB - Lauro Ribeiro Pinto de Sá Barretto teve a OAB suplementar e a principal canceladas em fevereiro deste ano em Roraima e no Rio de Janeiro, respectivamente. Como servidor do Poder Judiciário lotado no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), ele não poderia exercer a profissão de advogado.

A delegada Francilene Souza informou que Barretto poderá ser enquadrado ainda no crime de exercício ilegal da profissão, já que se passava por advogado quando ameaçava o empresário.  

EXTORSÃO - É o ato de obrigar alguém a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, por meio de ameaça ou violência, com a intenção de obter vantagem, recompensa ou lucro. É crime tipificado no artigo 158 do Código Penal Brasileiro.

Defesa afirma que dinheiro era proveniente de honorários

O advogado de Lauro Ribeiro Pinto de Sá Barretto, Alex Ladislau, informou que seu cliente foi contratado pelo empresário Marcílio Arruda para fazer o estudo e a defesa de uma ação civil pública que a empresa teria no Amapá.

“Foi acertado o valor dos honorários e marcada a data para ser pago. Ele então foi ao local para pegar o montante e, ao sair, foi surpreendido pelos policiais que o deram voz de prisão”, defendeu Ladislau. Ainda durante o plantão, o advogado de Barretto informou que entraria com pedido de liberdade provisória para o ex-advogado.

Quanto ao cancelamento da OAB de Barretto, Ladislau classificou como arbitrária a ação. Seu cliente não teria tomado posse no TRE-RR e, mesmo assim, a Ordem dos Advogados em Roraima cancelou seu direito a exercer a profissão sem lhe dar o direito de resposta. O caso é objeto de mandado de segurança que está sendo apreciado pela Justiça Federal no Estado.