Bancos começarão a usar domínio '.b.br' a partir de janeiro

Nova extensão para instituições financeiras visa aumentar a segurança e impedir a clonagem de sites de bancosSegunda 
05/12/2011



Os bancos brasileiros terão um novo tipo de domínio a partir de janeiro de 2012. No lugar do atual ".com.br", eles passarão a usar o endereço ".b.br".


O novo domínio foi criado com a intenção de reforçar a segurança dos bancos online. 
Especialistas acreditam que a medida pode impedir a clonagem dos sites de bancos. Criminosos atualmente podem criar um site idêntico ao dos bancos e enganar o correntista para roubar seu dinheiro pela web.




Governo reduz pela metade distância mínima entre aviões no ar; entenda


Domingo 04/12/11

Como uma das medidas para buscar evitar o caos aéreo nas férias de final de ano no país, o governo anunciou na sexta-feira (2) um novo sistema de rotas de aviões para aumentar em 47% a capacidade do espaço aéreo brasileiro. Para isso, foi reduzida, em algumas regiões, de dez milhas náuticas (18,4 km) para cinco (9,2 km) a distância mínima entre um avião e outro no ar.


Para especialistas ouvidos pelo G1, a mudança ajuda a aumentar o número de aviões em voo e também acelera o processo de pouso e decolagem, desde que os profissionais envolvidos estejam capacitados (tripulação e controladores) e que aviões e aeroportos estejam preparados para a mudança.




Resultado de licitação da Ponta Negra sai na próxima segunda

A primeira etapa das obras de revitalização da Ponta Negra está prevista para ser entregue antes do Natal
Sábado 03/12/12
Foto: Divulgação/PMM
 Portal Amazônia, com informações da Prefeitura de Manaus.
MANAUS - A concessionária responsável pela conservação, manutenção e administração da nova Ponta Negra será conhecida nesta segunda-feira (05). A empresa responsável por administrar bares, restaurantes e quiosques e espaços verdes do complexo será anunciada com o resultado do processo licitatório da Prefeitura de Manaus, iniciado há dois meses.  A primeira etapa das obras está prevista para ser entregue antes do Natal.
A abertura dos envelopres das propostas aconteceu na última quinta-feira (01), na sede do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb). Quatro empresas participam da licitação. Em coletiva de imprensa, o diretor-presidente do Implurb, explicou que a comissão de licitação do instituto está recebendo a documentação para análise e, na segunda-feira, será anunciada a ganhadora.


Aumenta número de divórcios na região Norte

No Amazonas, 1.554 pessoas entraram com o processo de divórcio
Sexta 02/12/2011
Foto: Luis Albuquerque
Diego Oliveira - portalamazonia

MANAUS – O casamento não é mais a instituição secular de anos atrás, quando as pessoas se uniam e tinham a certeza, pelo menos entre aspas, de serem felizes para sempre. A união permanente, sonho das adolescentes anos atrás, está longe de ser o objetivo das jovens na atualidade, mais preocupadas com a carreira, do que propriamente com o príncipe encantado. Tais fatores também podem estar relacionados ao aumento do número de divórcios, destacado nos indíces divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As modernas relações sociais, a revolução sexual, a liberdade e o aumento da participação da mulher na sociedade estão relacionadas com a nova postura dos casais. Observa-se, cada vez mais, a satisfação imediata, sem muito compromisso com o futuro ou com a estabilidade nas relações.  Para o jornalista Elias Emanoel, a instituição familiar não tem tanta importância na sociedade atual.” Basta ver os exemplos de sociedade que são mostrados pela mídia, minisséries que retratam a vida  de pessoas sem compromisso com o casamento e com a família”.

CNN aponta Monte Roraima como uma das 50 maiores maravilhas naturais


Quinta 01/12/2011
Não alcançaria uma vida para conhecer as maravilhas que a natureza reserva para os espíritos curiosos. Seja para se aventurar em meio a condiçőes difíceis ou para fazer um passeio tranquilo, romântico ou em família, as opções de destinos são inesgotáveis. Por isso, o site de turismo da CNN escolheu 50 das maiores maravilhas naturais do mundo que todo amante das belas paisagens deve colocar na agenda.

1) Roca do Púlpito, Noruega
A Roca do Púlpito, no nordeste da Noruega, é uma maravilha da natureza, mas deve ser evitada ao máximo por pessoas que sofrem de vertigem. Chamada de Preikestolen em norueguês, a roca, sem proteção alguma, beira um penhasco de mais de 600 metros sobre o fiorde de Lysefjord. O visual é tão impactante quanto pode ser assustador se você chegar perto demais da beira do precipício.



Banhistas correm risco, diz especialista

Segunda Feira 30 de janeiro de 2012

Foto: J. Nobre

TARSIRA RODRIGUES/FOLHABV 


Mesmo com o risco de contaminação por causa do lançamento de esgoto sem tratamento no rio Branco, banhistas e frequentadores da Praia Grande não deixam de ir ao local durante o fim de semana, seja para se refrescar nas águas do rio ou para pescar às margens do principal rio de Roraima. 

No local onde deságua o igarapé Mirandinha, onde o problema no esgoto foi identificado na semana passada, pessoas pescavam sem a preocupação com o perigo que a água contaminada por esgoto lançado nas águas pode causar. Os pontos de contaminação ficam abaixo do sistema de captação de água da Companhia de Água e Esgoto de Roraima (Caerr) e também a poucos quilômetros da Praia Grande.

De barco, a Folha percorreu o trajeto entre o ponto de captação e o local onde o igarapé Mirandinha deságua no rio Branco. Várias pessoas pescavam tranquilamente, apesar do mau cheiro. A areia das margens do encontro do Mirandinha com o rio Branco estava coberta de lama e com odor forte. 

Para saber dos possíveis riscos de contaminação por meio da água poluída, a equipe de reportagem conversou com o geólogo e coordenado do projeto Hidros da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Vladimir de Souza. Ele afirmou que o risco sempre existe, pois a água está contaminada, só não é possível afirmar o grau desta poluição. 

O problema se agrava, segundo ele, no verão, pois o rio perde volume e a concentração de poluentes é maior. “A água não dilui por completo os dejetos provenientes da poluição, não é recomendável tomar banho na Praia Grande”, completou o especialista. 

Esgoto continuava sendo lançado no Mirandinha no fim de semana

Criação de territórios indígenas no interior do AM provoca mobilização


Grupo é contra ação que prevê remanejar indígenas para áreas exclusivas. Funai e Governo do Estado foram convidados para reunião neste domingo.


O Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro (Nação Mestiça) organiza neste Domingo (29), às 11h na praça da Comunidade Novo Céu, em Autazes, a 113 km de Manaus, uma mobilização popular contra a ação da Fundação Nacional do Índio (Funai) que visa criar novos territórios exclusivamente indígenas nos municípios de Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Borba e Manaquiri.


De acordo com a presidente do Nação Mestiça, Helderli Castro, o Governo do Estado, a Funai e representatividades locais foram convidados para a reunião que busca soluções para a ocupação e melhoria na qualidade de vida dos indígenas."Não é só de território que estamos falando, estamos falando de toda a cultura, os costumes, o apego que o índio tem pela sua terra, onde viveu desde criança.", disse Helderli ao G1.


'Nação Mestiça'


O Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro, também denominado de Nação Mestiça é uma associação originada em 2001 em Manaus que se diz dedicada à valorização do processo de miscigenação entre os diversos grupos étnicos. O grupo defende a integração étnica como forma de combate ao racismo. A associação se declara como democrática e é mantida por seus associados e contribuições voluntárias de simpatizantes.


Marcos Dantas
Do G1 AM

Em oito meses, acidentes aéreos na Amazônia aumentam em quase 30% em 2011


Domingo 29 de Janeiro de 2012
Diego Toledano - portalamazonia
Foto: Divulgação/Shuterstock
Foto: Divulgação/Shuterstock
MANAUS – Nem mesmo o tráfego aéreo está livre de acidentes na Amazônia. De janeiro a julho de 2011, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) registrou 23 ocorrências em sete Estados da região. O número é 27,8% maior que o contabilizado no mesmo período do ano anterior, quando os incidentes chegaram ao número de 18 casos. Os estados do Amapá e Tocantins não apresentaram acidentes no período de 2011.
A maioria dos acidentes se concentrou no Mato Grosso. O Estado registrou nove ocorrências de janeiro ao início de agosto de 2011. Em segundo lugar aparece o Pará, com seis acidentes, seguido do Amazonas (três), Roraima (dois), Acre, Rondônia e Maranhão, com apenas um acidente cada.
O maior fator contribuinte aos casos, de acordo com Anac, é a perda de controle da aeronave. Nove dos 23 casos registrados no período citado são resultado da perda do controle da máquina, seja em vôo ou em solo. Outro motivo de alta freqüência nos dados da Anac são colisão de obstáculos (quatro casos), falha no motor (três acidentes do tipo). Além destes, estão a conhecida pane seca, resultado de falta de combustível (dois casos) e pane na hélice, com apenas um caso registrado nos primeiros oito meses de 2011. Apenas três acidentes registrados no relatório não tiveram causas determinadas.
Investigação
Para entender os fatores contribuintes de uma ocorrência, o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) realiza três etapas de análises para chegar ao resultado final. A afirmação é do chefe da sétima unidade do órgão, localizada em Manaus, major Arthur Rangel. Ele contou ao portalamazonia.com que o primeiro passo é a realização do Relatório de Ação Inicial (RAI), que tem por objetivo coletar informações factuais sobre o incidente, como documentação da aeronave e do piloto, dados de meteorologia e relatos de testemunhas. As informações dão impulso para formulação da próxima etapa de investigações: Relatório Preliminar (RP).
O RP, segundo Rangel, vai analisar informações coletadas no RAI e testá-las por meio de um minucioso processo de estudos técnicos e operacionais. O objetivo desta etapa é identificar fatores que efetivamente contribuíram para ocorrência. O prazo para entrega deste documento é um ano. “Como próprio nome diz, este relatório é preliminar. Portanto, não tem divulgação ao público, sendo remetido somente ao Órgão central, o Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), localizado em Brasília”, contou.
O Relatório Final (RF) permite divulgação dos dados conclusivos aos envolvidos e ao público em geral. Seguindo padrão internacional, o Cenipa não tem um prazo estipulado para expedição desta etapa final, pois dependerá muito da complexidade do acidente e, por vezes, tem de aguardar resultados de exames realizados fora do Brasil.
Ação preventiva
De acordo com chefe da sétima unidade, localizada em Manaus, Major Arthur Rangel, as investigações visam evitar novos casos. “A investigação realizada pelo Seripa tem cunho essencialmente técnico, ou seja, buscamos resultados sem atribuição de apontar culpados ou responsáveis. Este papel cabe ao poder judiciário”, comentou. Para fortalecer prevenção de novos acidentes, o órgão realiza trabalhos educacionais.
A ação engloba conjunto de atividades no âmbito de simpósios, seminários e palestras para conscientizar pilotos e aeroviários sobre os riscos no sistema de aviação civil. Os trabalhos são focados para empresas regionais, escolas de aviação, além de órgãos públicos. “É importante aletarmos todos aqueles que dão suporte e fazem patê da aviação civil”, disse Rangel.