Boa Vista, história e infra-estrutura



O município de Boa Vista foi criado em 9 de julho de 1890 com o nome de Boa Vista de Rio Branco. Seu criador foi o Governador do Estado do Amazonas, Augusto Villeroy. O primeiro prefeito de Boa Vista foi o Senhor João Capistrano da Silva Mota, conhecido como Corenel Mota. Com a nomeação do Prefeito, foram nomeados, também, os dois primeiros vereadores: José Francisco Coelho e José Gonzaga de Souza Junior. 


O clima de Boa Vista é quente e úmido, com apenas duas estções climáticas bem definidas, inverno(estação das chuvas) e verão(estação da seca). 

O traçado urbano da parte central de Boa Vista tem traçado, em forma de um leque aberto, tem seu início a partir da margem direita do Rio Branco, onde está localizada.

Boa Vista está a 1 hora a menos em relação ao horário de Brasília. É uma cidade tipicamente administrativa que concentra todos os serviços do Estado, principalmente os de transporte, bancários e de comunicações. Boa Vista possui 7 unidades de ensino pré-escolar, 29 unidades de ensino de 1º Grau e 13 unidades de ensino de 1º e 2º Graus. A Universidade Federal, localizada em Boa Vista, oferece cursos de graduação em medicina, engenharia, direito, agronomia, administração, econômia, comunicação, letras, geografia, história, química, biologia, física e matemática. Quanto ao ensino profissionalizante, Boa Vista, conta com Escola Agrotécnica, Escola Técnica Federal, SENAR, SENAI e SENAC. 

Na saúde pública, Boa Vista, dispõe de 19 unidades de saúde, incluindo-se com o Hospital Geral do Estado, com todas AS clínicas médicas, 148 leitos, equipados com modernos equipamentos para cirurgia, apoiado por um hemocentro, centro de diagnóstico por imagem e um bem aparelhado laboratório de anásiles clínicas.

Na área de assistência a maternidade e à infância conta com um Hospital Materno Infantil(Maternidade) e com Pronto-Socorro específico para crianças. Embora com atividade reduzida, há ainda, o antigo hospital Coronel Mota. Na área privada, o município possui uma Maternidade(Santa Rita), um Hospital Geral(Lotty Iris) e um hospital especializado para mulheres e diversas clínicas com ou sem internação. 

O abastecimento de água em Boa Vista é feito através do Rio Branco pela Companhia de Agua e Esgoto de Roraima-CAER. Quanto a energia elétrica, esta é fornecida pela BOVESA, apartir de usinas movidas a óleo diesel localizadas NO Jardim Floresta e São Pedro. Para o transporte aéreo, Boa Vista, dispõe de em Aeroporto Internacional com uma pista de 2.500m de comprimento por 45m de largura, capaz de receber qualquer tipo de avião moderno. 

NO campo rodoviário, Boa Vista, conta com um moderno terminal rodoviário(Rodoviária Internacional de Boa Vista) que interliga Boa Vista a Manaus, com todas AS cidades e vilas do interior do Estado, bem como com Puerto Ordaz, Caribe, Puerto La Cruz e demais cidades venezuelanas.

Na área das comunicações, Boa Vista, dispõe de modernos equipamentos convecionais de telefone, incluindo-se o celular, 7 canais de televisão, 3 rádios difusoras, 3 jornais diários e serviços da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário