Amazônia na rota de turistas brasileiros

Entre os turistas que visitam o Amazonas, 50% são do Brasil, seguidos dos turistas asiáticos

Foto: Divulgação

Wallace Abreu – portalamazonia
MANAUS - Os mistérios e encantos da região amazônica possuem diversas peculiaridades no campo da cultura, além de elementos exóticos referentes a fauna e flora que intrigam pessoas de diferentes continentes. Porém, no último ano, brasileiros que vivem em outros estados do País passaram a fazer do maior estado da Região Norte, um ponto de parada obrigatória quando o assunto é turismo na Amazônia.
O gerente geral do hotel de selva Ariaú Amazon Towers, Silfran Bello, apontou aumento na demanda do turismo nacional desde o segundo semestre do ano passado. Segundo ele, o País aproveita a oportunidade para desenvolver o setor com o interesse maior por parte de visitantes de outros estados. “O Brasil começa a desenvolver um potencial interno de turismo e as pessoas passam a conhecer mais seu próprio país e o Amazonas aproveita bem essa fase com a chegada de novas linhas aéreas para Manaus, além das facilidades na forma de pagamento e a disponibilidade de mais pacotes de viagens para o estado”, comentou.
Foto: Divulgação

Desde julho do ano passado, aproximadamente 50% dos clientes que procuraram o hotel de selva são brasileiros. Em segundo lugar na lista estão turistas de países asiáticos, além dos russos. A maioria dos turistas são aposentados, entre 45 e 65 anos, com disponibilidade para viajar a qualquer período do ano, avaliou Bello.
Estratégia de divulgar a mazônia
O gerente do Ariaú destacou ainda o trabalho de divulgação realizado em feiras e congressos internacionais sobre a região. O hotel de selva possui um escritório em Miami e outro em Portugal, além das representações em outros países. “O foco é divulgar nossos produtos no mercado turístico internacional além de fechar novas parcerias. Com isso levamos também o nome da Amazônia para mundo, e ofertamos de forma bem mais próxima a possibilidade desses turistas virem ao estado conhecer nossa cultura e belezas naturais”, disse.
Segundo dados do Ministério do Turismo referentes aos anos de 2009 e 2010, houve aumento no número de desembarques de passageiros em voos nacionais regulares e não regulares no Amazonas. O fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e Aeroporto Internacional de Tabatinga correspondeu a 1.083.938 passageiros em 2009 contra 1.294.530 no ano seguinte.  Entre 2009 e 2010, o Estado apresentou variação de 19,43 % no desembarque de passageiros.
Foto: Ribamar Caboclo

Turismo internacional em baixa
Bello também destacou que 2011 foi um ano atípico no que se refere ao turismo na região. Ele apontou as crises financeiras internacionais, conflitos e guerras como as principais causas da redução no fluxo de visitantes estrangeiros e aumento da demanda do turismo nacional. “Em anos anteriores tínhamos uma média de 30 mil clientes por ano, uma média de 2,5 mil turistas por mês. Fechamos 2011 com uma média de 900 turistas ao mês, que somados não passaram de 12 mil turistas no ano”, ressaltou.
Para ele, a má fase internacional faz o Brasil quebrar paradigmas e investir no turismo interno. Mesmo assim,  ele revelou que o fluxo de turistas estrangeiros ainda é mantido para a movimentação do setor. Segundo o gerente do Ariaú, há dois períodos com maior demanda de visitantes no Estado. “Entre janeiro e março, por conta do inverno em seus países de origem e entre julho e setembro, meses que muitos norte americanos, asiáticos e europeus aproveitam para tirar férias no trabalho”, salientou Bello.
E os amazonenses, que destinos turísticos preferem?
Segundo a proprietária da Paradise Turismo, Cláudia Menezes, o turista amazonense possui uma faixa etária média entre 20 e 40 anos. Os destinos nacionais ainda são as principais escolhas deste grupo. “Há uma grande procura e saída de pacotes para o Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Alter do Chão, no Pará. Entre os destinos internacionais, a América do Norte ainda está no topo das vendas. Nossos clientes têm procurado bastantes pacotes para Miami, Caribe, Nova Yorque e outros destinos nesse continente”, destacou Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário