Conheça Manaus, a metrópole da floresta

Terça Feira 14/02/12

jornalismo@portalamazonia
Foto:Ribamar Caboclo

MANAUS - Você quer viajar e pensa nos gostos pessoais. Prefere a cidade ou a floresta? Em Manaus, você pode escolher os dois, pois a capital do Amazonas, localizada no coração da floresta, conta também com intensa vida urbana. Quem visita Manaus já imagina o que vai fazer: visitar o glorioso Teatro Amazonas, o Mercado Municipal, o porto, o incrível encontro das águas do Rio Negro e do Solimões. Mas uma metrópole completa, com tudo o que uma viagem inesquecível pode ter, sendo a porta de entrada para a Floresta Amazônica, reserva muito mais. Venha por terra, pelo ar ou pelo “mar”.

A vida do manauense é um caso de amor com as águas. Passear nas “gaiolas” (barcos de linha) é um belo modo de entender a ligação do povo com o rio. Através dele as pessoas vão para suas casas e as mercadorias vão e vêm. Mas você vai só passear pelas veias de Manaus. E que passeio! A cidade foi escolhida como uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014.

Para conhecer um pouco da alma manauara, eis as dicas:

Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas, de 1896. Quase todos os materiais da construção são de origem européia. Um símbolo da prosperidade da região no ciclo da borracha.
Horário: Segunda a Sábado de 9h às 17h.
Ingresso: R$ 10,00 por pessoa.
Praça São Sebastião, s/n – Centro
Fone: (92) 3232-1768


Teatro Amazonas - Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Mercado Municipal Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Construído em 1883, atualmente está em reforma. Defronte ao Rio Negro em estilo art nouveau. É uma réplica do mercado francês Les Halles (que já não existe). Endereço: Rua dos Barés, 46 – Centro. No local, quando em funcionamento, além de ervas e peixes regionais. É um dos pontos onde se pode apreciar o artesanato indígena, que utiliza materiais da floresta. Entre tantas fibras e sementes de beleza, não deixe de conhecer a jarina, conhecida como o “marfim vegetal”. O mercado é a principal porta de entrada na cidade da produção pesqueira e rural do estado.
Horário: EM REFORMA – Rua dos Barés, s/n – Fone: (92) 3234-8441.


Adolpho Lisboa - Foto: Diego Oliveira/Divulgação

Encontro das Águas do Rio Negro e Rio Solimões

O encontro das águas do Rio Negro e do Solimões, nas proximidades de Manaus é um maiores espetáculos da natureza local, pois as águas dos dois rios, que formam o rio Amazonas, correm lado a lado por vários quilômetros sem se misturarem. Rios Solimões (água barrenta) e Negro (água escura).

A explicação para o fenômeno, que gera esse belo espetáculo, pode estar nos fatores de densidade, temperatura e velocidade muito diferenciados entre os dois rios. O fenômeno natural pode ser apreciado em excursões de barco. Em Manaus, diversas agências de turismo fazem passeios com destino ao Encontro das Águas. Em passeios que duram o dia todo, o turista ainda pode conhecer a vida de caboclos ribeirinhos e almoçar em restaurantes flutuantes que oferecem o sabor da culinária local, com peixes famosos da Amazônia como tambaqui, tucunaré e o famoso pirarucu.


Encontro das águas - Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Praia da Ponta Negra

Passear pela Ponta Negra, com bares e restaurantes e intensa vida noturna é uma das grandes pedidas da capital. O local passa por reforma por parte da Prefeitura, mas já conta com quase metade da infraestrutura entregue, com anfiteatro, mirante e o incrível visual do rio Negro, que banha a cidade. A Praia da Ponta Negra fica localizada no bairro de mesmo nome. O local passa por grande transformação urbanística com construção de grandes empreendimentos. Em breve vai abrigar um dos maiores shoppings da cidade.


Ponta Negra - Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Ecomuseu Seringal

Ecomuseu do seringal.Reconstitui a vida nos tempos do ciclo da borracha. Com construções de época, casa de farinha, barracão dos seringueiros, tapiri de defumação (onde a seiva da seringueira é cozida e transformada em grandes bolas de látex), casa de banhos da mulher do coronel, entre outras atrações.


Ecomuseu Seringal - Foto: Divulgação

Palacete Provincial

O Palacete Provincial, reformado recentemente para abrigar vários museus, foi conhecido por mais de cem anos como Quartel da Polícia Militar. Em sua última reforma, em 2008, retomou sua denominação original. Quando da conclusão das obras do prédio, a 25 de março de 1874, o então denominado Palacete Provincial passou a abrigar, simultaneamente, várias repartições públicas: a Assembléia Provincial, a Repartição de Obras Públicas, a Biblioteca Pública e o Liceu Provincial – atual Colégio Amazonense D. Pedro II. A inauguração oficial só se deu em 28 de fevereiro de 1875, praticamente um ano depois da conclusão da obra.

O prédio considerado foi tombado em conjunto com a Praça Heliodoro Balbi e o Colégio Amazonense D. Pedro II e encontra-se sob proteção especial da Comissão Permanente de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico. Encontra-se sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Cultura. Abriga os Museus do Estado: Museu de Numismática, Museu da Imagem e do Som do Amazonas, Pinacoteca do Estado, o recém criado Museu de Arqueologia e o Museu Tiradentes. Nele também funcionam o Ateliê de Restauro de Obras de Arte e o Ateliê de Papel.
Horário: Terça a Quinta de 9h às 19h. Sexta e Sábado de 9h às 20h.
End.: Praça Heliodoro Balbi, s/nº – Centro
Fone: (92) 3635-5832 / 3622-8387

Palacete Provincial - Foto: Divulgação

Alfândega

Inaugurado em 1906 e utilizando matéria-prima da Inglaterra, foi um dos primeiros prédios a ser construído no Brasil com blocos em pedra.

Horário: Segunda a Sábado – 8h às 12h. Rua Marquês de Santa Cruz, s/n – Centro. Fone: (92) 3622-3025.
Bosque da Ciência
Localizado na sede INPA, possui uma grande área rica em vegetação e animais da Amazônia.
Horário: Terça a Sexta, de 9h às 12h / 14h às 16h. Sábado e Domingo das 9h às 16h
Entrada: R$ 5,00. Crianças até 12 anos – gratuito.
Av. André Araújo, 1756 – Aleixo – Fone: (92) 3643-3135

Alfândega - Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Centro de Artes Chaminé

No passado foi uma importante estação de tratamento de esgotos, responsável por toda a cidade. Hoje, representa um importante espaço para apresentações /exposições de arte.

Horário: EM REFORMA
Av Lourenço da Silva Braga – Centro
Fone: (92) 3633-3026

Centro de Artes Chaminé - Foto: Divulgação/Governo do Estado

Centro de Artesanato Branco e Silva

No local é possível encontrar belo artesanato, acompanhar a produção de peças, bem como adquirir qualquer produto. Não esqueça de provar da deliciosa culinária local.

Horário: Segunda de 12h às 18h. Terça a Sexta de 8h30 às 18h. Sábado de 8h30 às 16h
End.: Rua Recife, 1999 Adrianópolis
Fone: (92) 3236-1241 / 3642-4311

Centro de Artesanato - Foto: Ilustração

Centro Cultural Palácio Rio negro

Por muitos anos, foi sede do Governo Estadual. Atualmente é palco de exposições, shows musicais e teatro.

Horários: Segunda a Sexta de 9h às 15h.
End.: Av. 7 de Setembro, 1546. – Centro
Fone: (92) 3232-4450

Palácio Rio Negro - Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Área destinada ao conhecimento, exposições, artes, peças teatrais, reuniões, festivais.

Horários: Segunda a Sexta de 9h às 17h.
End.: Praça Francisco Pereira da Silva, s/n° (Bola da Suframa) – Crespo
Fone: (92) 2125-5300

Centro Cultural Povos da Amazônia - Foto: Divulgação

Igreja de São Sebastião

Construída em 1888, em estilo gótico, faz parte da Praça São Sebastião e do Teatro Amazonas. Com apenas uma torre, chama a atenção por sua arquitetura europeia.

End.: Praça São Sebastião – Centro

Igreja São Sebastião - Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Igreja Matriz

Foi a primeira igreja construída na cidade de Manaus, no ano de 1695, é a primeira igreja construída em Manaus. Em 1850 sofreu um incêndio e em 1878 teve finalmente sua conclusão. Possui 6 sinos de origem portuguesa.

End.: Praça Oswaldo Cruz, s/n – Centro


Igreja Matriz - Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Jardim Botânico

Trilhas com guias, Biblioteca, exposições, educação ambiental, produção de mudas.
Horário: Terça a Domingo de 8h às 18h.
End.: Rua Uirapuru, s/n – Cidade de Deus
Monumento Comemorativo a Abertura dos Portos
End.: Praça São Sebastião – Centro (em frente ao Teatro Amazonas)

Jardim Botânico - Foto: Divulgação

Palácio da Justiça

Prédio onde funciona o Tribunal da Justiça do Estado, também construído em estilo neoclássico, foi inaugurado em 1900, e suas características arquitetônicas lembram as construções do 2º Império Brasileiro.
Horário: Terça a Sexta das 10h às 15h. Domingo das 17h às 21h.
End.: Av. Eduardo Ribeiro – Centro

Palácio da Justiça - Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Porto de Manaus

Projetado e construído pelos ingleses, é uma interessante obra de engenharia, oscilando com a subida e descida das águas do Rio Negro. Inaugurado em 1902.
Rua Tanqueirinho, 25 – Centro
Fone: (92) 2123-4350

Porto de Manaus - Foto: Divulgação

Parque do Mindu

Biodiversidade no coração de Manaus está no Parque do Mindu, no bairro Parque 10 de Novembro. Aberto diariamente das 8h às 17h, o local apresenta trilhas ecológicas, um orquidário e uma biblioteca com acervo de mais de 2 mil livros. No terceiro domingo de cada mês é realizado o projeto ‘Domingo no Mindu’, que leva entretenimento cultural e educação ambiental como teatro, oficinas e caminhada ecológica à comunidade.

End.: Av. Perimetral Leste – Parque Dez

Parque do Mindu - Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Relógio Municipal

Construído para comemorar o centenário da elevação de Manaus à categoria de cidade. Importado da Suiça a obra foi concluída em 1927.

Localizado na Av. Eduardo Ribeiro, próximo a Igreja da Matriz.

Relógio Municipal - Foto: Divulgação

Reservatório do Mocó

Inaugurado 1899. Possui uma estrutura interna de ferro importado da Inglaterra.
End.: Praça Chile – Nossa Senhora das Graças
StatusQuo(c) MNS m12:7 r20

Reservatório do Mocó - Foto: Divulgação/City Luz

Zoológico do CIGS

O Centro de Instrução de Guerra Na Selva – Cigs, é o maior centro de animais da região amazônica. Abriga desde onças, até pássaros. Horário: Terça/Domingo, 9h30 às 16h30. Estrada da Ponta Negra, 750 – Bairro: São Jorge. Telefone: (92) 3625-2044.

Horário: Terça a Domingo de 9h às 17h
Estrada da Ponta Negra, 750 – São Jorge
Fone: (92) 2125-6400

Zoológico do CIGS - Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Vila Olímpica

Horário: das 8h às 18h.
Ingresso: R$ 3,50. Crianças até 12 anos e idosos não pagam.
Endereço: Av Pedro Teixeira, 400 – Dom Pedro
Fone: (92) 3236-3219

Vila Olímpica - Foto: Divulgação

Para entender melhor a região:

Clima:
Equatorial, com temperaturas oscilando entre 13ºC e 37ºC.

Acessos a Manaus:

Por via rodoviária

Há duas rodovias que ligam Manaus a outras capitais da região – a BR-319 (Manaus-Porto Velho) e a BR-174 (Manaus-Boa Vista) –, mas é recomendável consultar o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) sobre as condições de tráfego em ambas. Para quem vem de outras regiões do país, a melhor forma de acesso a Manaus é por via aérea. Já quem vem de Belém, a outra grande cidade da região Norte, pode optar pelo transporte fluvial.

Por via aérea

Vôos diários partem de Belém, Brasília e São Paulo.

Por via fluvial

Barcos saem regularmente de Belém (a viagem tem duração aproximada de 72h).

Distâncias de Manaus:

Belém: 1.500 km
Brasília: 3.490 km
São Paulo: 3.971 km
Porto Velho: 901 km
Boa Vista: 785 km
Presidente Figueiredo: 130 km
Tefé / Mamirauá: 516 km

Melhores Épocas para visitar Manaus:

Chove muito de Dezembro a Maio; no resto do ano, quando chove menos, surgem as praias fluviais no Rio Negro.

Mais informações:

Manaustur
(92) 3233-1517
www.manaus.am.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário