Boi Manaus - Curiosidades




Fonte: portalamazonia


Tururi ou abadá?

O tururi, uniforme oficial do Boi Manaus, sinônimo dos abadás que se usa na Bahia, também tem uma origem indígena. É uma espécie de palmácea originária da palmeira Baçu. Suas fibras entrelaçadas são extraídas do fruto. Os indígenas utilizam-nas para vestuário, calafetação de embarcações, cobertura de palhoças, etc.

Bufando

A disputa entre Garantido, o vermelho, e Caprichoso, o azul, também envolve levantadores de toada e brincantes no Boi Manaus nas clássicas provocações musicadas. Atualmente do mesmo lado, David Assayag e Arlindo Júnior protagonizaram duelos inesquecíveis:

Ao início da noite, um vermelho David Assayag entoava:

- Contrário, tu me conhece!

O público responde em coro:

- Sou boi de tradição!

Horas depois, um azulado de raiva Arlindo Júnior respondia.

- Cuidado, contrário. Toma cuidado com a vida, que meus vaqueiros estão todos prevenidos!

E respondia o público:

- Huuuuuu!!!!

Para a comoção de David… que azulou!

Amigo do peito!

Foi no trio do Correcampo que o baterista Marcos Piterson se perdeu na playlist. Confuso, perguntou ao baixista Domi qual seria a próxima música. Mas, o som alto impedia o músico de ouvir a resposta e a fumaça, de ler as palavras que saiam da boca do colega.

Foi então que, para dar aquela força, Domi deu uma bela topada e caiu de peito em cima da bateria. A turma não perdoou e riu, mas riu tanto, que até o cantor parou o show, tamanha a graça.

Desconfiado, Domi foi se esconder atrás da maquete da Iara, o tema daquele ano de 2008.

Vozes de Uirapuru!

A pecha de clube do bolinha no Boi Manaus foi quebrada em 2007, com a estréia de vozes femininas. As “Dessanas” Hêmily Lira, Isabela Nogueira, Suzy Maury e Julieta Câmara, furaram a bolha no ano que o pássaro Uirapuru foi o homenageado. Na abertura do evento, elas cantaram música “Amazônia Livre”, do compositor Ronaldo Barbosa, com arranjos que simulavam os sons do passarinho.

Artistas dão pitaco!

No Boi Manaus, os cantores de toadas não se limitam a preparar repertórios e ensaiar seus espetáculos. Em várias reuniões com técnicos da ManausCult os artistas opinaram, deram idéias e são autores de algumas das novidades da décima terceira edição da festa em comemoração aos 340 anos da cidade.

Carlinhos do Boi foi responsável por uma das sugestões com maior aprovação. Novas toadas serão compostas pelos próprios artistas e divulgadas ao público nos 20 dias de Feirinha do Tururi. “É uma forma da gente renovar nossas músicas e fortalecer a festa em comemoração ao aniversário da nossa cidade”, enfatizou Carlinhos do Boi, referindo-se também à preocupação dos 29 cantores com a repetição exagerada de algumas toadas nas três noites do evento. “Temos músicas belíssimas que o público conhece, gosta e que nem sequer são lembradas”, reforçou David Assayag, para quem vários rituais também fariam sucesso na pista do Sambódromo, citando como exemplos “Bicho Folharal”, do Garantido e “Êxtase Xamânico”, do Caprichoso.

Eletrônic Boi Manaus

Os amantes da cena eletrônica também tiveram seu espaço reservado durante os três dias do Boi Manaus em 2009. A novidade ficou por conta da Tenda Eletro Bumba Beats, que contou, além da participação de Djs amazonenses como: Raid Rebelo, Renato Rocha, Pedro Gaiotto e Fernando Araújo, com a presença dos top Djs paulistas, Ricardo Copini, Andy e Deepllick para assumr as pick ups de som do espaço. O objetivo da mistura dos ritmos foi fazer uma releitura de algumas toadas dos bumbás Garantido e Caprichoso, trocando a tradicional batida cadenciada pelo “batidão” eletrônico, como já acontece com ritmos como axé e bossa nova em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Londres e Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário