Conheça os atrativos da Praça Heliodoro Balbi em Manaus

Construída em estilo inglês, a praça é a mais arborizada do centro de Manaus e conta com diversas espécies vegetais da região amazônica.
Foto: Divulgação 



Redação portalamazonia


MANAUS - A Praça Heliodoro Balbi, em Manaus, mais conhecida como Praça da Polícia, reformada em 2009, é uma referência no centro histórico de Manaus. Construída em estilo inglês, a praça é a mais arborizada de todo o centro da cidade e conta com diversas espécies vegetais da região amazônica, todas devidamente identificadas por placas, incluindo uma grande Sibipiruna, árvore de copa frondosa e tronco esbranquiçado que, iluminada à noite, domina a paisagem.

Além de possuir diversas esculturas de ferro espalhadas em toda a sua extensão, a Praça tem como principal atrativo pequenas lagoas e chafarizes. A Praça conta também com um belíssimo e centenário coreto feito de ferro com detalhes em vidro. Localizado bem no meio da Praça, ele serve de palco para pequenos concertos de música clássica que ocorrem periodicamente.

Monumentos Históricos

A Praça da Polícia possui ainda duas importantes construções históricas nas suas imediações. De um lado, o prédio do Colégio Estadual D. Pedro II. Principal instituição de ensino primário e secundário durante o ciclo da borracha, o prédio ainda hoje funciona como escola pública. Já do outro lado da Praça encontra-se o Palacete Provincial. o prédio servia antigamente como Quartel da Polícia Militar, daí o nome popular da Praça. Reformado, hoje abriga vários museus em seu interior, como a Pinacoteca do Estado, o Museu da Numismática (com uma incrível coleção de moedas, até mesmo quadradas!), o Museu da Arqueologia e o Museu da Polícia Militar.

No Local você pode encontrar:
O balé das águas
O Palacete Provincial
O Café do Pina
Assisistir a uma apresentação de MPB no palco do Palacete Provinncial

Dica:

- Sempre aos domingos, às 19h, o Palacete Provincial apresenta um concerto de MPB. No mesmo dia, às 17h e às 19h, acontecem também no interior do Palacete sessões de cinema para crianças e adultos. A entrada é gratuita.

Palacete Provincial

Telefone: (92) 3622 8387 / 3635 5832

Horário de funcionamento: Ter. à Qui. das 9h às 19h / Sex. e Sáb. das 9h às 20h / Dom. das 16h às 21h

Nenhum comentário:

Postar um comentário