Defesa Civil mapeia áreas de Manaus a serem atingidas por enchente

27/03/2012

Na bacia do Solimões, no município de Careiro, os níveis estão 25 centímetros acima dos registrados na mesma data em 2011.

Cheia do Rio Negro em 2009.foto: Gláucia Chair



Jornalismo portalamazonia


MANAUS - Dados divulgados nesta segunda-feira (26) mostra que o nível do Rio Negro em Manaus é o maior registrado para o dia 23/03 em toda a série histórica, marcando 27 centímetros acima do registrado no mesmo período da maior cheia, em 2009.
Na bacia do Solimões, no município de Careiro, os níveis estão 25 centímetros acima dos registrados na mesma data em 2011. Já na bacia do Purus, em Boca do Acre/AM, os níveis d’água estão em declínio. Na bacia do Amazonas, em Parintins, o nível está 3cm acima do registrado na mesma data do ano da maior cheia da estação.

A Defesa Civil do Município visitou no fim de semana cinco comunidades que podem ser atingidas pela cheia do Rio Amazonas, localizadas na Zona Rural de Manaus. A ação faz parte de um levantamento para identificar a demanda de vítimas que devam receber ajuda humanitária.
Nas comunidades, residem cerca de 250 famílias que podem ser afetadas pela enchente deste ano, já que as suas casas estão situadas em áreas de terra baixa (várzea) e geralmente são atingidas com a subida das águas.
Afetados
O balanço da segunda fase de previsão “Impactos da cheia” elaborado com dados da Defesa Civil do Amazonas aponta que os municípios de Anamã, Anori, Autazes, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Urucará e Urucurituba serão prejudicados. Em Parintins a previsão é de que 10.852 famílias sejam atingidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário