Expedição leva atendimento itinerante a cinco mil indígenas no Amazonas


O barco Zona Franca Verde vai, durante três meses, oferecer serviços nas áreas da assistência social, cidadania e clínica médica.

10/03/2012
Foto: Divulgação


Portal Amazônia, com informações da assessoria.

MANAUS- O município de Atalaia do Norte (a 1.130 Km de Manaus) receberá as ações do Barco de Pronto Atendimento Itinerante (PAI), em expedição inédita na próxima terça-feira (13). O barco Zona Franca Verde, deixa a capital amazonense rumo a região da Calha do rio Javar, conhecida por concentrar boa parte da população indígena do Estado. A ação pretende atingir cinco mil indígenas.
A primeira expedição de 2012 foi anunciada nesta sexta-feira (09), durante um evento de comemoração aos mais de dois milhões de atendimento realizado pelo programa desde sua criação em 2003.  A cerimônia foi realizada dentro do barco Zona Franca Verde, ancorado na região da Ponta do Brito, em Iranduba. Na ocasião, o governo renovou a parceria com o Exército, que vai manter os serviços de emissão de documentos de dispensa militar, alistamento e saúde.


No evento, a presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama, Nejmi Aziz, anunciou mais uma novidade a ser incorporada ao PAI, a partir do segundo semestre deste ano. “Atendendo uma recomendação do governador Omar Aziz, um dos barcos pai será equipado com um mamógrafo que vai entrar em operação a partir do meio do ano. Essa é uma novidade que eu tenho prazer em anunciar, já que isso pretende reduzir os casos de morte por câncer de mama no interior do Amazonas”, declarou.
Internet
Outra novidade do programa neste ano, segundo informou a secretária da Seas, Regina Fernandes, é a ampliação da banda larga dentro das três embarcações do programa, o atendimento previdenciário e serviços bancários via Banco do Brasil.
“Cada barco está dotado de 5GB de banda larga, acelerando e aumentando os serviços de emissão de documentos. Além disso, a parceria firmada com o INSS e Banco do Brasil nos permitirá levar serviços que a comunidade ribeirinha nunca teve antes”, comentou Regina, referindo-se aos serviços de previdência social e bancários realizados pela primeira vez no PAI.
Atendimento
Além do atendimento ao indígena, O barco Zona Franca Verde vai, durante três meses, oferecer serviços nas áreas da assistência social, cidadania e clínica médica, aos moradores de 14 comunidades em Atalaia do Norte e nos municípios de Tonantins, Jutaí e Fonte Boa.
O PAI foi criado em 2003 e faz parte da orientação do governador Omar Aziz de garantir o acesso da população do interior aos serviços gratuitos oferecidos na rede estadual. O projeto conta com três embarcações (Zona Franca Verde, Puxirum e Puxirum II), que vão realizar atendimentos simultâneos em localidades, às quais, o único meio de acesso são os rios.