Google Street View disponibiliza imagens em 360º da Amazônia

22/03/2012
Foto: Reprodução/Google



Redação Jornalismo Portalamazonia


MANAUS  Internautas dos Estados Unidos, Japão, Europa ou de qualquer outra parte do mundo agora podem passear de barco pelos rios amazônicos sem sequer sair do lugar. Impossível? Não mais! O Street View, ferramenta do Google que explora lugares por meio de imagens em 360 graus no nível do solo. As imagens foram apresentadas nesta quarta-feira (21), Dia Mundial da Floresta.
O efeito panorâmico é resultado da junção de 50 mil fotos, registradas em agosto do ano passado. ‘Costuradas’, elas mostram imagens dos rios, da floresta e comunidades na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro. As imagens foram feitas com câmera tripé, em comunidades entre os municípios de Iranduba e Novo Airão, a 180 quilômetros de Manaus.

No passeio virtual, o internauta é convidado a flutuar acima nos afluentes menores, onde a floresta é inundada, caminhar por trilhas no meio da floresta ou conhecer os caminhos da Tumbira, a maior comunidade na Reserva.
A vinda da equipe do Google a Amazônia ocorreu em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Com o projeto, o Google diz que será possível que visualizar melhor áreas da região onde a entrada de pessoas é restrita, como é o caso de reservas sob a proteção do governo brasileiro.
Em todo o País, a ferramenta do Google percorreu 150 mil quilômetros em um ano, com milhões de fotos processadas para reproduzir virtualmente os municípios, que podem ajudar os internautas a conhecer rotas, encontrar lojas e bares ou simplesmente fazer turismo com mouse e teclado.
Antes do projeto no Amazonas, o Street View, lançado em 2010 no Brasil, já cobria mais de 50 cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e municípios históricos de Minas Gerais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário