Greve prejudica atendimento de Saúde a mais 50 mil indígenas

19/03/2012

Os grevistas reivindicam regularização de pagamentos atrasados. Aproximadamente, 56 mil indígenas ficarão sem atendimento.

Foto: Divulgação


Emmily Melo - portalamazonia 

BOA VISTA – O Sindicato dos Trabalhadores em Áreas Indígenas em Roraima (Sintrain), anunciou paralisação das atividades por tempo indeterminado de 1.400 trabalhadores. As equipes para atender a população indígena foram reduzidas a 30%. Com isso, aproximadamente 56 mil indígenas atendidos pelo sistema de saúde serão prejudicados enquanto não houver acordo com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESA.
Os trabalhadores exigem melhores condições de trabalho e a regularização dos pagamentos atrasados, atualmente realizado pela Missão Evangélica Cauá, empresa conveniada a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).A confirmação da greve ocorreu após assembleia realizada na última sexta-feira (16).
Segundo o presidente do Sintrain, Marcos Freitas, desde novembro de 2011, os trabalhadores de saúde das áreas indígenas sofrem com o atraso no pagamento, redução do salário e a falta da insalubridade. Além disso, ele alega que as condições de trabalho estão precárias, com a falta de medicamentos e de equipamentos de proteção individual e coletiva.
Em nota, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) informou que o repasse das parcelas à entidade conveniada é feito trimestralmente. A secretaria explicou ainda que a primeira parcela do convênio foi paga em dezembro e a segunda ainda está em processo de pagamento no Fundo Nacional de Saúde, com depósito previsto na conta da Missão Evangélica Caiuá para hoje (19).
O órgão alega ainda que o atraso se deu por conta da tramitação burocrática de rotina, prevista em lei, como prestação de contas/análise dos documentos. Quanto aos valores de insalubridade, a Sesai pagará o valor máximo previsto em lei (20% sobre o salário mínimo) a partir deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário