Iniciativa privada registra alta na geração de empregos em Roraima

12/03/2012

O número não superou aos dados de 2010, mas a iniciativa privada representou 6,7% de crescimento no estoque de trabalhadores formais.

Foto: Divulgação


Portal Amazônia, com informações da assessoria.


BOA VISTA – Conforme levantamento da Coordenadoria Geral de Estudos Econômicos e Sociais da Secretaria de Planejamento (SEPLAN),  a iniciativa privada gerou 2.606 novos postos de trabalho com carteira assinada no Estado de Roraima em 2011, representando assim um crescimento de 6,7% no estoque de trabalhadores formais no Estado. Em 2010, o número foi de 4.959. Os dados foram divulgados por meio do Ministério do Trabalho.
O setor com maior contribuição para o saldo foi o de Serviços, responsável pela criação de 1.167 novos postos de trabalho. Destacam-se dentro do setor de Serviços os subsetores de Alojamento e Alimentação com 502 novos postos, Administração Imobiliária e Serviços Técnicos Profissionais com 305 novos postos e Serviços de Ensino com 156 novos postos.


O setor de Comércio aparece logo em seguida, com a criação de 1.024 novos postos de trabalho, com destaque ao subsetor de Comércio Varejista que gerou no ano passado 893 novos postos, tornando-se o subsetor que individualmente mais empregou em 2011.
A Agropecuária com criação de 219 novos postos de trabalho aparece em terceiro lugar, seguido pela Indústria de Transformação com 176 novos postos, Serviços Industriais de Utilidade Pública com 64 novos postos e o setor de Extrativa Mineral com 26 novos postos, fechando assim os setores que apresentaram saldo positivo em 2011.
O único setor com saldo negativo no ano passado foi o de Construção Civil. O ano passado teve saldo equivalente a -70 postos de trabalho. O resultado, em parte, é explicado pelo desaquecimento da Construção Civil no Estado em decorrência das fortes chuvas que assolaram Roraima no ano de 2011.