Japão vai doar recurso para catadores

26/03/2012
Foto: Arquivo/Folha


Vanessa Lima



Será assinado hoje, durante solenidade no Estado do Amazonas, o contrato de doação de US$ 98.641,00, firmado entre o Consulado Geral do Japão em Manaus e a Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), para a aquisição de máquinas e equipamentos para atender a Cooperativa Unirenda.

A assinatura do contrato será feita pelo cônsul-geral do Japão em Manaus em exercício, Hiroaki Aizawa, e pelo presidente da Fier, Rivaldo Fernandes. A doação será realizada por meio do Programa de Assistência para Projetos Comunitários (APC) do Governo do Japão.

Conforme Lissandra Silva, gerente técnica da Fier, o Conselho Temático de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Federação elaborou em 2010 o projeto para atender a demanda da Cooperativa Unirenda, que trabalha na reciclagem de resíduos sólidos, e apresentou ao Consulado do Japão. 

O projeto foi aprovado e, com a assinatura do contrato, o valor será liberado para aquisição dos equipamentos que serão montados na sede na Unirenda, no aterro sanitário, conhecido como lixão municipal, para atender aos cooperados. 

“A ideia é ajudar a Unirenda a ajudar seus cooperados e oferecer condições melhores de trabalho. Os membros do Conselho, que são empresários, instituições e entidades do Sistema S, pensaram na cooperativa devido à relação que existe com o meio ambiente, o trabalho que é feito de cuidado com o lixo”, detalhou Silva, que também é secretária executiva do Conselho Temático de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Fier. 

O objetivo do projeto social é ajudar na melhoria da renda das pessoas envolvidas com a reciclagem de resíduos para que deixem o aterro sanitário e passem a trabalhar efetivamente com todo o apoio e estrutura da Unirenda. 

O montante será repassado para a Fier, que fará a aquisição das máquinas e equipamentos e, por meio do Conselho Temático, irá gerenciar todo o processo. A federação, junto ao Senai, vai capacitar todos os cooperados para que aprendam a manusear os novos equipamentos de coleta, triagem e separação de resíduos. 

O Consulado do Japão em Manaus quer contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população dos quatro estados que se encontram sob a sua jurisdição – Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre – e estimular o bom relacionamento do Japão com a região. Informou também que está aberto para receber proposta de cooperação de organizações sem fins lucrativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário