Povos Indígenas da Amazônia, Apinayé

20/03/2012




Localização: Tocantins


Origem Mítica 

No início dos tempos não existia as árvores, nem os animais, nem os rios. O Sol (Mbu-di) convidou a Lua (Mbudvrà-ré) para descer a terra. Andaram pelo mundo e criaram as plantas, os animais, os rios. 

O sol fez uma aldeia e uma roça e nela plantou cabaças, quando as cabaças amadureceram levaram para a beira do rio, atiraram na água e de cada uma surgiu um ser humano. Os filhos do Sol chamaram-se Kóó-di e os filhos da Lua Kóó-ré e ficou determinado que os Kóó-dí casariam com os Kóó-ré e então, voltaram para o céu. (Relato de Xavier Apinayé) 

História 

Os primeiros registros do povo Apinayé na região, onde vivem hoje, vem de 1774. Antônio Tavares, viajante que navegava pelo rio Tocantins, viu-se rodeado de grande número de índios. Tantos eram que se viam na parte de baixo, na praia da esquerda, que pareciam regimento formado (Nimuendajú. Pág. 02). 

Em 1780 foi criado o primeiro posto militar em Alcobaça para tentar conter os guerreiros apinayé. Os Apinayé eram conhecidos como grandes guerreiros, os poderosos índios da região norte. 

Segundo Nimuendajú, as guerras eram travadas por motivo de vingança: guerras de conquista eram-lhes inteiramente desconhecidas e, caçada de escravos para si ou para neo-brasileiros, como faziam os Krahò, tão pouco praticavam pois desconheciam a escravidão (Nimuendajú, pág. 91). Portal Amazônia 

Fonte: Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário