Rios Japurá, Juruá e Madeira



Fonte: portalamazonia




Rio Japurá

Nasce em altitudes bastante elevadas,ao sul da Colômbia. Sua extensão é estimada em 2.100 km,sendo 1.367 km em território colombiano e 733km no Brasil, tendo sua foz em delta com oito ramificações. A sua bacia hidrográfica se estreita na foz e se alarga nas nascentes ,a largura máxima da faixa é de cerca de trezentos quilômetros e o comprimento é de mil e seiscentos quilômetros. 

Após o trecho de corredeiras na Colômbia ,o rio japurá entra em território brasileiro apresentando-se longo porém pouco profundo com inúmeras ilhas dentro de seu leito. 

Com período de águas altas que ocorrem entre março e julho chegando a três metros. 

Na época de águas baixas reduz para 1.20m que acontece no mês de julho a fevereiro. 

Rio Juruá

Rio Juruá tem cerca de 3.350km de extensão.O seu período de águas altas ocorrerem em fevereiro e abril e nos meses de julho a setembro ocorre o período de água baixa sendo também o mais sinuoso dos rios da Amazônia.

O alto Juruá não apresenta condições de navegabilidade. É de grande importância pois é a única via de interação dos municípios , uma vez que é o único acesso sendo a via de abastecimento de produções de grãos a partir do município de Caracaraí. 

Rio Madeira 

Rio Madeira pertence a bacia do rio Amazonas que banha os estados de Rondônia e Amazonas e tem extensão de 1450 km,habitado principalmente por botos. Nasce com o nome de rio Beni na cordilheira dos Andes recebendo então o nome de mamore-guarope e se tornado o rio madeira que traça a linha divisória entre Brasil e Bolívia. O rio Mamoré encontra-se pela margem esquerda do rio Beni. 

Na estação chuvosa o rio varia se profundidade , já na estação seca formam-se praias de água doce ,neste período pode se ver as grandes quantidades de pedras que se formam nas corredeiras. 

No tempo das cheias no mês de dezembro a maio o rio enche com as águas da chuva tornando-se um canal aberto à navegação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário