Industrialização de peixe rende até 12 milhões para empresa no Amazonas

07/04/2012
Foto: Divulgação/Governo do Amazonas


Lemos Ribeiro - Amazon Sat


MANAUS - Predileto na mesa do amazônida, o peixe já ganhou o mercado brasileiro. Empresários locais se uniram e criaram uma empresa para processar e comercializar o pescado regional.

Em Manacapuru (a 79 quilômetros de Manaus), uma empresa fatura de oito a 12 milhões de reais por ano com o processamento do peixe.

Segundo o gerente comercial da indústria, Armando Correa, 80% do faturamento ocorre no período de safra (de junho a dezembro). “Nas demais épocas, o faturamento é menor devido a escassez de pescado, cheia do rio ou probição de pesca.

De acordo com Correa, os empreendedores trabalham com quase todos os peixes dos rios amazônicos. “Não desprezamos nenhuma espécie. Absorvemos aquilo que a natureza nos oferece em cada época do ano para que a empresa consiga se manter de forma sustentável”, ressaltou. Entre as espécies comercializadas estão os peixes de escama como jaraqui, sardinha, matrinxã, pirarucu, tambaqui. Os peixes lisos também entram na lista dos produtos processados pela empresa. A piramutaba, o surubim, o dourado, a pirarara estão entre eles.

De médio poste, a indústria possui capacidade para atender uma safra de três mil toneladas para o mercado nacional. A empresa fornece peixes para estados como São Paulo, Minas Gerais e Goiás.Conforme Correa, o peixe mais procurado no mercado brasileiro é a piramutaba, contrariando o gosto dos amazonenses. “Com escassez de peixe no mercado, atualmente este tipo de pescado é muito bem aceito no mercado nacional”, destacou.

Além de fornecer pescado para supermercados e distribuidoras, a empresa abastece a merenda escolar do Estado há mais de quatro anos.”Fazemos picadinho de jaraqui, tambaqui, aruanã. O produto é bastante aceito no Amazonas. Trabalhamos com a polpa do peixe. Não colocamos produtos químicos (conservantes)”, friou o gerente comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário