Cineasta amazônico, Sérgio Andrade, reflete a região em produções

24/04/2012
Ele mostra a realidade regional quebrando tabus e clichês da floresta.

Sérgio Andrade/Arquivo Pessoal 




Yago Ferreira portalamazonia

MANAUS – A Região Amazônica ainda é uma área pouco explorada. A interpretação deturpada da localidade ofusca a sua riqueza e faz com que passe despercebida para muitos. O produtor de cinema, Sérgio Andrade, mostra diferentes realidades do mundo amazônico e do amazônida – quebrando tabus e fugindo de clichês indígenas -, ele mostra para o mundo o verdadeiro sentido da floresta.


Normalmente, as ambições do homem começam com os sonhos infantis, com Sérgio não foi diferente. “Sou fruto de uma alma inquieta. Aos 13 anos desenhava, pintava e inventava sonatas malucas no piano de minha mãe. Tive a oportunidade de ser figurante no longa metragem “Fitzcarraldo” de Werner Herzog, que estava sendo filmado no Teatro Amazonas. As luzes e a movimentação me deixaram encantado para sempre”, conta.

Sérgio procura usar todo ambiente ao redor para elaborar as tramas das produções. “Vivemos diante de um imaginário, de uma realidade riquíssima na Amazônia. Temos histórias acreditáveis e inacreditáveis que precisam ser contadas com a nossa linguagem e com a cara e o sotaque da nossa gente” diz. Ele desaprova ideias estereotipadas, como o índio exótico, piadas caboclas, entre outros conceitos.

Entre as produções realizadas, Cachoeira, se destaca como mais premiada. O curta é recente e já foi para mais de 30 festivais de cinema. Sérgio contou ao PortalAmazônia.com que entre as mais queridas, está o primeiro longa metragem, denominado “A Floresta de Jonathas”, que ainda não tem previsão de lançamento.


Sérgio Andrade/Arquivo Pessoal 



Os filmes de Sérgio são reconhecidos como alternativos produzidos que levam o reconhecimento da cultura do norte. Vários festivais nacionais e internacionais surgiram na carreira do cineasta. O 23º Festival de Curtas metragens de Clermont-Ferrand, na França; o 8º Brazilian Film New York Festival, nos Estados Unidos; o 23º Festival de Curtas de São Paulo Kinoforum e o 8º Amazonas Film Festival são alguns dos festivais que as produções de Sérgio Estiveram presentes. 

O Cineasta está finalizando o longa “A Floresta de Jonathas”. Segundo Sérgio, o filme não poderia ter sido filmado em outro lugar. “Trata-se de uma história do homem contemporâneo, sob uma narrativa cheia de experiências audiovisuais inovadoras. Trabalhei com 90% de mão-de-obra local, em elenco e equipe técnica” disse. A história mostra o garoto Jonathas, que vive num sítio em área rural do Amazonas, e decide passar um fim de semana com seus amigos em um camping na floresta. 


Sérgio Andrade/Arquivo Pessoal 



O objetivo é passar para o público uma Amazônia Sensorial. A narrativa é cheia de experiências audiovisuais e inovadoras. Como o filme ainda está em processo de finalização, não há data prevista para lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário