Cresce número de flagrantes de embriaguez no trânsito no Amazonas

26/04/2012
Os casos foram contabilizados em fiscalizações de rotina do Departamento de Trânsito nas principais vias do Estado.


Foto: Divulgação



Fonte: Portal Amazônia

MANAUS- O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM) flagrou 269 pessoas dirigindo alcoolizadas no primeiro trimestre de 2012. No mesmo período do ano passado, foram 192 registros, um aumento de 40% no número de casos. Os casos foram contabilizados em fiscalizações de rotina do órgão nas principais vias do Estado. No mesmo período deste ano, 1.648 veículos foram apreendidos, contra 1.761 em 2011.

Segundo o órgão, o número reflete o empenho e a intensificação dos trabalhos de fiscalização. Levantamento realizado no último dia 20 até o dia 24, foram registrados 52 apreensões de veículos, sendo 24 motocicletas e 26 carros, além de dois caminhões. A fiscalização do órgão recolheu 11 Carteiras de Habilitação, a maioria em atraso. Nove pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante e duas foram presas em flagrante por apresentarem CNH falsa.

Feriado

Para garantir que condutores e pedestres possam aproveitar o feriado prolongado do Dia do Trabalhador com mais segurança no trânsito, o Detran/AM intensifica a fiscalização a partir desta sexta-feira (27) até o dia 01 de maio, nas principais vias da cidade e rodovias. De acordo com a diretora presidente do Detran/Am, Mônica Melo, o objetivo é coibir ao máximo os crimes de trânsito, principalmente os relacionados à embriaguez.

Segundo Melo, 100% dos condutores abordados nas blitzes serão convidados a fazer o teste do bafômetro. Quem se recusar poderá ser punido administrativamente com multa no valor de R$ 957,70 por dirigir sob suspeita de embriaguez e ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida, resultando na suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Caso o condutor não apresente outra pessoa devidamente habilitada para conduzir o veículo, existe ainda a possibilidade da apreensão do mesmo.

Além do cumprimento da Lei Seca, também serão punidos os condutores que estiverem dirigindo sem os documentos de porte obrigatório, como a CNH, documento de propriedade do veículo, licenciamento do veículo em atraso. Os motoristas que forem flagrados nestas situações terão documentos e veículo apreendidos.

Saúde na Rua

No sábado (28) o Detran/AM dará apoio ao projeto “Saúde de Rua”, organizada pela Rede Amazônica de Rádio e Televisão, que contará com o apoio do Governo do Amazonas, no horário das 14h às 18h, no Centro Social Urbano do Parque Dez (CSU P.10). Uma equipe de cinco funcionários do Departamento dará informações sobre habilitação e veículos, além de distribuir material educativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário