Satélites registram Floresta Amazônica vista do espaço

18/04/2012

O mapa produzido por Marc Simard mostra ainda características da floresta amazônica como as áreas de várzea.
Foto: Divulgação/Nasa


Portal Amazônia


MANAUS -O mapa produzido por Marc Simard mostra ainda características da Floresta Amazônica como as áreas de várzea. Os locais são frequentemente inundados pelas ágas dos rios e tendem a ser menor do que a floresta ao redor. As imagens também mostram o curso dos rios Amazonas e Japurá.



Foto: Divulgação/Nasa


Uma equipe da Nasa desenvolveu um mapa que mostra as principais florestas no mundo vistas do espaço através do satélite Icesat. As destacadas em verde escuro são as mais altas, com cume maior do que 40 metros. São elas: Floresta tropical da Amazônia e as florestas tropicais da África Central e da Indonésia. 


Google Street View disponibiliza imagens em 360º da Amazônia

O efeito panorâmico é resultado da junção de 50 mil fotos, registradas em agosto do ano passado. ‘Costuradas’, elas mostram imagens dos rios, da floresta e comunidades na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro. As imagens foram feitas com câmera tripé, em comunidades entre os municípios de Iranduba e Novo Airão, a 180 quilômetros de Manaus.

A vinda da equipe do Google a Amazônia ocorreu em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Com o projeto, o Google diz que será possível que visualizar melhor áreas da região onde a entrada de pessoas é restrita, como é o caso de reservas sob a proteção do Governo Federal


Nenhum comentário:

Postar um comentário