Cheia no Amazonas deixa três cidades em estado de calamidade pública

17/05/2012

De acordo com a Defesa Civil, subiu para 77 mil o número de pessoas afetadas pelas enchentes no Estado.

Foto: Diego Oliveira/ Portal Amazônia


Redação Jornalismo portalamazonia

MANAUS – Além das 50 cidades em situação de emergência no Amazonas, três já decretaram estado de calamidade pública por conta das cheias. Com isso, as prefeituras de Barreirinha, Careiro da Várzea e Anamã passam a poder comprar sem licitação. Em todo o Estado, a cheia nos principais rios afeta mais de 77 mil famílias.

Em Careiro da Várzea, 95% do município estão alagados. Em Anamã, a população está sendo transferida para abrigos flutuantes, sustentados por boias. O hospital e outras unidades de saúde funcionam em estruturas flutuantes. Em Barreirinha, mais de 98% da cidade estaria inundada.

A Defesa Civil deve distribuir mais de 130 toneladas de cestas básicas, kits de higiene pessoal, medicamentos e material de limpeza. A Secretaria de Saúde está fazendo visitas às famílias atingidas pela cheia para orientar quanto à prevenção de doenças como hepatite e leptospirose.

Até agora, 200 pessoas foram identificadas com doenças diarréicas em Manaus, nas áreas atingidas pelas águas. As famílias recebem frascos de água sanitária e são orientadas sobre o uso do produto, destinado ao tratamento da água usada para as atividades domésticas.

Ontem (16), o rio Negro alcançou o maior nível já registrado na história: 29,79 metros, 2 centímetros acima do verificado na cheia de 2009, até então considerada a mais intensa. Segundo o Serviço Geológico do Brasil, o nível do Rio Negro pode ultrapassar os 30 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário