Defesa Civil monta estratégia para ameaça de cheia recorde em Roraima

22/05/2012

A atual situação do rio Branco se comparou com o nível do rio desta mesma época em 2011, ano da maior cheia em Roraima.

Foto: Governo de Roraima


Redação Jornalismo portalamazonia


BOA VISTA – Representantes de secretarias governamentais estiveram reunidos, nesta segunda-feira (21), para apresentar a estratégia de atuação no inverno em Roraima. A época de chuvas começa entre os meses de maio e junho, e, caso o rio Branco continue a subir, o nível das águas pode bater o recorde registrado no ano passado.

De acordo com o coordenador de planejamento da Operação, tenente coronel Cidinei Lima, dois ginásios estão confirmados para atender os desalojados em Roraima. As quadras de Pintolância e Tancredo Neves foram disponibilizadas para o serviço, e uma terceira poderá também ser liberada em caso de aumento no número de famílias desabrigadas.

No plano estratégico da cheia, Roraima ficou dividido em cinco regiões: Região 1, Boa Vista; Região 2, Caracaraí, Mucajai, Iracema e Alto Alegre; Região 3, Pacaraima, Amajari e Uiramutã; Região 4, Cantá, Bonfim e Normandia; e a Região 5, Rorainópolis, São Luiz, São João da Baliza e Caroebe. O objetivo é facilitar a atuação e coordenação das ações.

O subcomandante da Polícia Militar de Roraima, coronel Vaz, anunciou que, em caso de necessidade, poderá disponibilizar até 400 militares para atuar diretamente nas ações. Já o representante da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinf), engenheiro Edilson Lima, destacou que os serviços emergenciais nas estradas serão executados pelas empresas responsáveis pela manutenção de cada trecho. Caso haja necessidade licitações para alguns trechos também serão feitas.

Conforme a secretária do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), Fernanda Aguiar, a Secretaria ficará responsável em coordenar as ações de arrecadação. Fernanda destacou que o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) já sinalizou com a possibilidade do pagamento do benefício social Bolsa Família em parcela única caso seja decretado situação de emergência ou estado de calamidade pública.

A atual situação do rio Branco se comparou com o nível do rio desta mesma época em 2011. A central de emergência da Defesa Civil já está funcionando e pode ser acionada de qualquer ponto do estado pelo telefone 199.

Nenhum comentário:

Postar um comentário