Protesto de garimpeiros na Venezuela deixa Roraima em alerta

19/05/2012
Os garimpeiros pedem a legalização das minas na região. Pontos de garimpo ilegais foram destruídas durante Operação Ágata Sentinela

Foto: Divulgação

Emmily Melo portalamazonia

BOA VISTA – Devido aos campos de mineração ilegais na Venezuela destruídos com a Operação Ágata Sentinela , deflagrada de 10 a 17 de maio pelo Exército e Guarda Nacional da Venezuela, garimpeiros fazem protesto na região de Las Caritas, no quilômetro 88, contra a decisão do Governo em proibir o garimpo na região.

O protesto em favor da legalização das minas começou na última quinta-feira (17). Brasileiros, venezuelanos e indígenas estão envolvidos na manifestação que continua neste sábado (19). Os manifestantes bloquearam a Troncal 10, localizada depois  do terminal de ônibus de Santa Elena e solicitam a presença do secretario de Minas e Energia da Venezuela. As informações são do Jornal Folha de Boa Vista.

 
Em entrevista ao portalamazonia.com, o secretário adjunto para Assuntos Internacionais em Roraima, Eduardo Oestreicher, confirmou a manifestação dos garimpeiros e disse que está aguardando a Embaixada da Venezuela para tomar qualquer medida, visto que há brasileiros e/ou possíveis roraimenses no local.

Ainda não há informações oficiais de feridos ou mortos. Informações dão conta de que devido à manifestação, brasileiros que estavam no país vizinh0 estão impedidos de chegar à cidade de Santa Helena e, consequentemente, à fronteira entre Brasil/Venezuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário