Ruas atingidas pela cheia em Manaus recebem cal para evitar proliferação de pragas

15/05/2012

A substância tem capacidade de neutralizar odor e evitar a proliferação de pragas urbanas e é usada onde há águas represadas.
Foto: Alfredo Fernandes/Agecom


Redação portalamazonia

MANAUS - O Subcomando de Ações de Defesa Civil do Estado (Subcomadec) distribuiu, nesta segunda-feira (14), dez toneladas de óxido de cálcio (cal) para minimizar os impactos da cheia no Centro de Manaus. A substância tem capacidade de neutralizar odor e evitar a proliferação de pragas urbanas, e é usada onde há águas represadas em vias do Centro.

O serviço ocorreu ao longo das ruas dos Barés e Barão de São Domingos. “Não podemos impedir o fenômeno natural, mas nos esforçando para amenizar o sofrimento da população”, disse Hermógenes. Este destacou que o procedimento químico serviu para reduzir os impactos também da cheia em 2009.

O tratamento químico, segundo ele, é realizado a partir de uma parceria entre o Estado e a empresa Águas do Amazonas, a qual deverá fazer avaliação contínua da qualidade da água. “Esse acompanhamento vai definir a quantidade exata e periodicidade com que o cal será depositado na água parada”, reforçou.

Na última semana, a Defesa Civil já havia instalado três bombas de propulsão em frente à feira Manaus Moderna. Os equipamentos realizam o bombeamento das águas represadas e poluídas provenientes do esgoto doméstico e comercial do centro da cidade e que estão represadas nesta área.

As bombas tem a capacidade de fazer o fluxo reverso forçado com a água do Rio Negro, de até 60 km/h, o equivalente da 60 mil litros de água cada uma. O objetivo também é diminuir o mau cheiro e inibir a proliferação de doenças. Mais duas bombas devem ser instaladas, uma na área do relógio e outra próxima a Alfândega, no centro da cidade.

Prejuízos comerciais

De acordo com o comerciante de lubrificantes automotores, com uma loja instalada na rua dos Barés, Ricardo Chagas, 40, comentou que as vendas caíram pelo menos 30%. “As pessoas têm evitado passar por aqui, principalmente pelo mau cheiro. Outro detalhe que afasta os clientes é o fato de a água suja atrair mosquitos e baratas”, reclamou.

Na rua Barão de São Domingos, segundo a dona de uma loja de doces, Claudia Maia, o problema com mau cheiro melhorou desde a instalação de duas bombas de fluxo reverso no local pelo Subcomadec. “O cheiro estava insuportável até para nós que estamos aqui trabalhando. Agora a movimentação está melhorando aos poucos”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário