Boa Vista homenageia São Pedro com procissão fluvial no rio Branco

29/06/2012

Missas e arraial fazem parte da programação que começou na quinta-feira e encerra na sexta - feriado municipal na capital roraimense.



Emmily Melo - jornalismo@portalamazonia.com


BOA VISTA – Fundador da Igreja de Roma e intitulado o primeiro Bispo, São Pedro, o apóstolo de Jesus e pescador do mar da Galileia, ganhou devotos no mundo inteiro. Considerado o protetor dos pescadores, o santo é homenageado no dia 29 de junho com procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Neste mesmo dia, também é celebrado o dia de São Paulo e o dia do pescador.
Na capital roraimense, acontece há mais de 50 anos a tradicional procissão fluvial no rio Branco, organizada pela colônia dos pescadores em parceria com a Diocese de Roraima. Neste ano, a programação começou na quinta-feira (28), com uma missa aos pescadores. Além disso, no mesmo dia estes trabalhadores decoraram os barcos e o santo a ser homenageado.

Na sexta-feira (29), começa a procissão dos fieis pelas águas do rio em balsas e barcos, com saída do Porto Bessa, às 17h, no final da Rua Coronel Mota. O encerramento da procissão será marcado com uma missa na igreja de São Pedro, na Rua Miguel Luppy Martins, no bairro São Pedro, celebrada pelo Bispo Dom Roque Palosqui. Ao final da missa, será realizado um arraial aos fieis e a comunidade.

A devoção ao santo em Roraima é passada de pai para filho por algumas famílias. O aposentando Pedro Lopes herdou o nome do santo e hoje conta com mais duas gerações de ‘Pedros’ em casa: o filho e o neto. “Eu sou devoto de São Pedro e todo ano vou à procissão no rio Branco. Para mim, ele é um grande santo”, comentou o fiel. Além da devoção, o aposentado contribui mensalmente com a igreja de São Pedro na cidade.
Feriado municipal
Segundo o padre Revislande, a colônia dos pescadores foi a primeira classe trabalhista em Roraima. Além disso, os pescadores contribuiram para a construção da Igreja de São Pedro no estado e a fundação do bairro São Pedro, na zona leste de Boa Vista. Com tal contribuição, o dia 29 de junho passou a ser feriado em Boa Vista, em homenagem não apenas a São Pedro mas também aos pescadores.
O feriado foi decretado em 1984 na gestão do prefeito Miguel Guerra Ballvé. Devido à data comemorativa, órgãos públicos estaduais e municipais manterão em funcionamento apenas os  serviços de urgência e emergência nos hospitais,  limpeza domiciliar e os serviços de segurança.  Os bancos e as agências dos Correios não funcionarão nesta sexta-feira (29)

Nenhum comentário:

Postar um comentário