Fuja da correria da cidade e conheça as cachoeiras de Presidente Figueiredo


O portalamazonia.com produziu um roteiro para todos os gostos, para curtir em família até para se aventurar com amigos.

Foto: Divulgação/Chico Batata 


Diego Oliveira portalamazonia

PRESIDENTE FIGUEIREDO - Estar na capital do Amazonas é um convite ao contato com a natureza. Fauna, flora, rios e florestas circundam o cotidiano do amazonense, mas, com a correria da vida na cidade, muitos se esquecem de curtir as belezas naturais da própria região. É o caso das cachoeiras de Presidente Figueiredo, município localizado a 107 quilômetros de Manaus. Para que você possa conhecer mais sobre as cachoeiras, o portalamazonia.com produziu um roteiro para todos os gostos, para curtir em família até para se aventurar com amigos. Confira: 

Fundada no dia 10 de dezembro de 1981, a cidade homenageia o Presidente da Província do Amazonas, João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha. As famosas quedas d’água são originadas pela proximidade do município com as Guianas Francesas, são mais de 100 opções de lazer e diversão.

A cidade conta com veículos alternativos partindo da capital. São carros de passeio que funcionam como espécie de táxis. Além de diversas linhas de ônibus que saem da rodoviária de Manaus.

Cachoeira do Urubuí

Localizada no coração da cidade, está a Cachoeira do Urubuí. Perfeito para pais levarem os filhos e usufruírem juntos a piscina natural formadas pela corredeira do Urubuí. Ao contrário das outras, a entrada é franca. O local sedia os principais eventos de Presidente Figueiredo.

Foto: Divulgação


Cachoeira da Pedra Lascada
Aqueles que preferem aventura e diversão, o local indicado é a Cachoeira da Pedra Lascada. A cachoeira está localizada na margem direita da BR-174, KM 113 e segue 1,7km em uma trilha no interior da mata, próximo da área dos lages. A estrutura das rochas é ideal para praticar Rapel (atividade com cordas), deixando o passeio dos banhistas radical. Mas, não esqueça dos equipamentos profissionais para Rapel e procure a supervisão de um especialista.

Foto: Divulgação/Sentido Obrigatório


Cachoeira das Orquídeas

Relaxar é a palavra de ordem? Então o lugar certo para você é o Parque Municipal Cachoeira das Orquídeas. Uma área protegida com o objetivo de preservar a fauna e flora da região. Com aproximadamente 4 metros de altura, o complexo conta também com trilhas ambientais. As águas da cachoeira criam uma espécie de piscina natural. O Parque é uma das primeiras áreas protegidas do Município de Presidente Figueiredo e compreende aproximadamente 817 ha. O lugar está situado à Avenida Onça Pintada, Pros. ao Bairro Galo da Serra. De carro o trajeto entre o CAT e Cachoeira das Orquídeas dura entre 5 e 7 minutos. O solo do por lá, é argiloso, mas, em algumas áreas tem solo arenoso.

Foto: Destino Amazônia


Caverna Refúgio do Maroaga
A Caverna Refúgio do Maroaga é um lugar fascinantes em Presidente Figueiredo. A começar pela história do local. Segundo a lenda, Maroaga foi um grande cacique da tribo dos Waimiri-Atroari. Na década de 1970, eles deram dor de cabeça aos militares que trabalharam na construção da rodovia BR-174. Dizem que esta caverna, com mais de 400 metros de túneis e galerias, foi utilizada como esconderijo pelos indígenas.Liderados por Maroaga, eles lançaram um grande ataque ao acampamento dos militares.

caverna está localizada dentro de uma área de proteção ambiental e só pode ser visitada com a presença de um guia turístico. A trilha percorrida para chegar ao local é complicada, pois o terreno é cheio de subidas e decidas. Mas, ao chegar perto da caverna, o som das águas caindo por sua entrada feita de pedras talhadas pela natureza, faz esquecer qualquer cansaço. O preço do passeio é de R$50 para um grupo de até dez pessoas, e geralmente dura pouco mais de 2 horas.

Foto: Divulgação/Mike Bueno


Lagoa Azul

A Lagoa Azul é um local único em Presidente Figueiredo. A impressionante cor da água destoa do tom “chá mate” predominante nos rios e cachoeiras do município. O lago, descoberto recentemente como ponto turístico, fica no quintal da casa de Joselita Pinheiro. Para conhecer o reluzente fenômeno, resultado da presença de algas, o turista precisa ir até o quilômetro 120 da BR-174 , ramal da comunidade Boa Esperança. A entrada custa R$ 7. Outras informações: (92) 9386-1668/9383-1338/9213-0848.

Foto: Selva Dentro Esporte & Aventura


CAT
O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é uma ótima opção para quem quer obter mais informações sobre o município e até serviços durante a estadia. O CAT está localizado na BR 174, Km 107, s/nº, atrás da Igreja Municipal, Centro de Presidente Figueiredo. O horário de funcionamento é das 8h até 17, de segunda a domingo. Mais informações pelo telefone (92) 3324-1308.

Nenhum comentário:

Postar um comentário