Militares do Cigs explicam como sobreviver na floresta amazônica

10/09/2012

Acidentes de avião, naufrágios ou desorientação são os principais motivos que levam alguém a essas situações extremas.

Foto: Emmily Melo/ Portal Amazônia


Diego Oliveira portalamazonia
MANAUS - Densa, úmida e repleta de animais peçonhentos, a floresta amazônica é uma região de difícil acesso. Para preparar seus soldados, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS)  ensina como sobreviver na mata fechada, aproveitando os recursos naturais do lugar.

De acordo com o capitão  Mendes Mello, a sobrevivência na floresta depende, principalmente, do local onde a pessoa se encontra e de que forma chegou lá. “Se alguém se perde sozinho, a primeira reação é de pânico, que se transforma em solidão. Estamos acostumados com o agito da cidade grande e esses sentimentos geram um desespero enorme. Já em grupo, a dica é apontar um líder para não haver desentendimentos, afinal vivemos em uma democracia”, explicou.
Acidentes de avião, naufrágios ou desorientação são os principais motivos que levam alguém a essas situações extremas. “Pode parecer bobagem, mas um canivete ou kit de primeiros socorros fazem milagres quando estamos em risco. Então, se você vai acampar ou viajar, lembre-se de levar uma bolsa com esse tipo de material. Não é pessimismo, é prevenção”, recomenda.
Outro ponto chave para a sobrevivência na floresta é a alimentação. De acordo com Mello, não se pode comer qualquer tipo de fruta. “O ideal é prestar atenção e verificar se existem frutas  que foram mordiscadas por pássaros ou animais silvestres. Se tiver ração, use com moderação, afinal o corpo não pode ficar fraco nestes momentos”, frisou.
Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

 Aulas de sobrevivência
A amazonense Danielle Macedo é formada pelo curso de Comissários pela Escola de Aviação GF, de Brasília. Ela está participando de um estágio realizado pelo CIGS voltado para situações de risco na floresta. “Estou obtendo conhecimentos que abrangem várias áreas da sobrevivência. Todas as aulas nos ensinam o que fazer em determinado momento. É sem dúvida uma oportunidade para colocar as minhas habilidades a prova”, informou.
Durante as aulas de sobrevivência na selva, a tenente aderiu à nomenclatura ESAOM (Estacione-se, Sente-se, Alimente-se,Oriente-se e Navegue-se). Confira os detalhes da instrução:
Localize-se
- Evite deslocamento desnecessário;
- Aproveite os recursos da aeronave ou embarcações;
- Aguarde o resgate próximo ao local;
- Traçar um plano de sobrevivência
Sente-se
- Evite o cansaço;
- Cuide de seus ferimentos;
- Cuide dos feridos, pois, podem ser úteis para o grupo;
- Mantenha a calma
Alimente-se
- Procure nutrir o organismo;
- Busque alimentos oferecidos pelo local antes de consumir a porção;
- Seja moderado em suas necessidades
Oriente-se
- Determine o norte e o sul, para definir a direção certa;
- Na dúvida não prossiga
Navegue-se
- Procure documentos ou mapas, para saber os planos de voo e da rota de navegação;
- Utiliza-se dos meios de auxiliar à navegação (bússola, GPS, Carta do terreno);
- Siga a direção com exatidão e cuidado

Nenhum comentário:

Postar um comentário