Blecaute na linha de Guri deixa Boa Vista sem energia

22/11/2012
O problema aconteceu em Las Caritas e em Santa Helena [cidades da Venezuela]. Uma descarga elétrica comprometeu o abastecimento de energia por 40 minutos.


Foto: Emmily Melo portalamazonia

Emmily Melo portalamazonia


BOA VISTA – Há três meses a capital roraimense sofre com oscilações no abastecimento de energia elétrica, proveniente da linha de transmissão de Guri – originária da Venezuela. Na tarde da última terça-feira (20), Boa Vista sofreu um blecaute de 40 minutos e diversas quedas de energia durante o dia. A Eletrobras Distribuição Roraima informou em nota à imprensa que o problema aconteceu no sistema de transmissão de energia Brasil-Venezuela.

Em entrevista, por telefone, aoportalamazonia.com, o gerente regional da Eletronorte em Boa Vista, Cláudio Alípio, disse que o blecaute é uma situação atípica. “O problema aconteceu em Las Caritas e em Santa Helena [cidades da Venezuela]. Uma descarga elétrica comprometeu o abastecimento de energia a Boa Vista. Quando a distribuição de energia retornou aconteceram as oscilações”, explicou o gerente.

Questionado sobre quanto é pago a Venezuela para o Estado de Roraima ser abastecido pela energia de Guri, Alípio disse não ter esta informação e que precisaria verificar. Além disso, o gerente também foi indagado pela reportagem se alguma notificação era feita ao país vizinho por conta das constantes quedas de energia. No entanto, o gerente regional da Eletrobras não soube responder.

“As minhas contas estão sendo pagas em dias. O Brasil paga as contas para a Venezuela também em dias. Por isso, é revoltante que esteja sendo ofertado um serviço de péssima qualidade. A Eletrobras e a Eletronorte precisam fazer alguma coisa”, questionou indignada a jornalista Vanessa Costa que teve três equipamentos elétricos queimados por conta do blecaute

A grande expectativa para melhoria no abastecimento de energia em Roraima, tanto pela Eletrobras quanto pela Eletronorte, é com a construção do Linhão de Tucuruí, que ligará o Estado do Amazonas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). “A previsão é que em 2015 Boa Vista esteja ligada a transmissão da linha de Tucuruí. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) esta compensação estática para Roraima”, afirmou Alípio.

Queda de energia prejudica o abastecimento de água

Com as oscilações na energia elétrica na terça-feira (20), o abastecimento de água na capital roraimense também apresentou problemas. A informação da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) é que todos os bairros da cidade ficaram sem água.

“A Caer possui um sistema composto de nove Centro de Reservação e Distribuição (CRDs) na cidade e três estações de tratamento de água, todos elétricos. Mesmo depois de retornar a energia e do sistema ser vistoriado, cada CDR precisa de um tempo para estabilizar a distribuição, o que depende de uma série de fatores como: número de residências, com reservatório, consumo, dentre outros”, explicou a Companhia .

Apesar do ocorrido, a Caer informou que na quarta-feira (21) o sistema “estará funcionando normalmente sem nenhum dano às máquinas e ao abastecimento de água na cidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário