Movimentos sociais solicitam impeachment do governador de Roraima

11/12/2012
Petição pública foi protocolada na Assembleia Legislativa nesta terça-feira. Documento alega má administração pública do atual Governo.

Foto: Emmily Melo Portal Amazônia


Foto: Emmily Melo Portal Amazônia


BOA VISTA – Durante a sessão desta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa de Roraima, movimentos sociais protocolaram a abertura de pedido de impeachment contra o governador do Estado, José de Anchieta Júnior (PSDB). O documento alega que o atual Governo causou um “grande endividamento” ao Estado e cita dentre os principais problemas causados pela gestão, o atraso no duodécimo (décima parte do total que as casas legislativas recebem do FPM por mês) dos poderes.

A petição pública liderada pelos grupos Corrupção Basta Roraima, Sindicato dos Trabalhadores Municipais, Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Sindicato dos Farmacêuticos de Roraima e Associação dos Policiais e Bombeiros de Roraima, foi entregue à presidência da Casa, às 11h05 desta manhã.


Segundo o advogado Alexandre Ladislau, que assina o pedido, a primeira parte para a abertura do processo foi realizada. “O processo funciona em duas instâncias, a primeira parte já foi feita: a entrega do pedido à Assembleia. Mas, vamos continuar colhendo mais assinaturas”, explicou Ladislau. Segundo o advogado, a Lei diz que qualquer pessoa que estar com seus direitos em dias pode ir à Assembleia Legislativa denunciar os governantes.

Para o deputado estadual, Soldado Sampaio (PC do B), vice-líder da oposição, os deputados da oposição apoiam o pedido de impeachment contra o governador do Estado. “A oposição pede o afastamento do governador e faz um apelo à sociedade para que se mobilize e fortaleça a ideia. O Estado de Roraima está passando por um desgoverno”, alegou o deputado.

À reportagem do portalamazonia.com, uma funcionária pública que não quis se identificar, disse que assinou a petição porque o atual Governo “não gosta de funcionário público”. “Há tempos solicitamos um aumento de salário e tudo que a gente propõe começa dar certo e ele vai e, impede tudo! Ele só gosta terceirizado”, comentou.

O pedido para o processo de impeachment deverá ser anunciado na sessão desta quarta-feira (12). A reportagem do portalamazonia tentou entrevistar a liderança do Governo na Casa, mas não obteve resposta por parte da Assessoria de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário