Trabalhadores denunciam que voos para áreas indígenas estão irregulares

13/13/2012
SAÚDE EM RISCO




Fonte: Folha de Boa Vista


Faz mais de um mês que os voos de aeronaves para áreas indígenas estão irregulares. A denúncia foi feita por familiares de trabalhadores da saúde que são deslocados para a região. Segundo eles, a empresa que prestava serviço para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) quebrou o contrato, alegando falência. 

A Folha tentou contato com as coordenadoras do Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste de Roraima (Dsei- Leste) e Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Yanomami), mas as ligações não foram atendidas. O problema tem deixado funcionários isolados nas terras indígenas.

Uma denunciante, que não quis ter o nome citado, disse que seu marido está na região do Awaris, no Distrito Yanomami. Ela mantém contato com o pessoal da região por telefone e rádio. A preocupação dos servidores é com relação à alimentação. “Faz mais de um mês que eles estão lá e os alimentos que levaram já acabou. Sem voo para a região não temos como mandar mantimentos”, disse.

O marido de uma funcionária, que também está na região do Awaris, reclama dos descasos com os trabalhadores por parte da Sesai. “Pedimos providências. Hoje [ontem] falei com minha esposa por telefone e ela disse que estão sem alimentação”, comentou ao frisar que todos os dias liga para o órgão em busca de informação, mas a resposta é sempre a mesma: “não tem aeronave”. 

Marcos Edivaldo Souza Ferreira, pai de um servidor, reclama que os alimentos comprados para o filho, que estava com viagem marcada para o dia 1º deste mês, se estragaram. “A viagem foi cancelada porque as aeronaves deixaram de operar voos para a região. Foi essa a informação repassada. O pior é que não há previsão para levar ou retirar os funcionários das áreas indígenas”, disse. 

A Folha não conseguiu localizar o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Área Indígena de Roraima (Sintrairr), Marcos Sá, para comentar sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário