Casas do Cruviana já estão sendo vendidas

Terça Feira 31 de janeiro de 2012

Foto: Raynere Ferreira

NAIRA SOUSA
Conforme e-mails enviados à Folha, as casas do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, construídas no Parque Residencial Cruviana, no bairro Jardim Equatorial, destinadas a famílias com renda inferior a R$ 1.300, estão sendo comercializadas e alugadas, o que é proibido, de acordo com o contrato assinado pelo contemplado.


Aproximadamente cinco mil famílias se inscreveram no período de maio a dezembro de 2010, depois foram pré-selecionadas e mil tiveram o cadastro aprovado pela Caixa Econômica Federal. O sorteio foi realizado em abril do ano passado. 




Banhistas correm risco, diz especialista


Segunda Feira 30 de janeiro de 2012

Foto: J. Nobre
TARSIRA RODRIGUES/FOLHABV 

Mesmo com o risco de contaminação por causa do lançamento de esgoto sem tratamento no rio Branco, banhistas e frequentadores da Praia Grande não deixam de ir ao local durante o fim de semana, seja para se refrescar nas águas do rio ou para pescar às margens do principal rio de Roraima. 

No local onde deságua o igarapé Mirandinha, onde o problema no esgoto foi identificado na semana passada, pessoas pescavam sem a preocupação com o perigo que a água contaminada por esgoto lançado nas águas pode causar. Os pontos de contaminação ficam abaixo do sistema de captação de água da Companhia de Água e Esgoto de Roraima (Caerr) e também a poucos quilômetros da Praia Grande.



Ano letivo começa no dia 23 e terá aulas durante feriados

Foto: Raynere Ferreira


NAIRA SOUSA

BOA VISTA - O adiamento do início das aulas na rede estadual de ensino, divulgado pela Secretaria de Educação, Cultura e Desportos (SECD) no dia 1° de fevereiro, deixou pais, estudantes e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinter) insatisfeitos com a decisão. Na manhã de ontem, em reunião com o Ministério Público de Roraima (MPRR), o sindicato, Conselho Estadual de Educação e a secretária de educação, Lenir Rodrigues, foi definido um novo calendário matriz do ano letivo 2012.

O calendário havia sido modificado, adiando o início do ano letivo, devido a reforma em algumas escolas e a suspensão da contratação de empresas para prestação de serviços de limpeza e conservação nas escolas da capital e do interior, devido a supostas irregularidades apontadas pelo Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) no pregão presencial nº 099/11. 

As aulas que deveriam iniciar no dia 6 de fevereiro foram adiadas para o próximo dia 23, necessitando assim de reposição das aulas perdidas. Com a elaboração do calendário matriz, as reposições das aulas que seriam realizadas aos sábados nos meses de fevereiro, março e abril serão ministradas nos feriados, nacionais, estaduais, e dependo da data, municipais. 

As escolas podem montar seus calendários próprios e encaminhar para a Secd, onde será feita a análise. O adiamento alterou ainda, o término das aulas, passando do dia 18 de dezembro para o dia 21 de dezembro. As provas finais serão realizadas nos dias 26, 27 e 28 de dezembro, sem prejuízo no recesso dos trabalhadores e férias. Já o recesso escolar do meio do ano permanece o mesmo, no período de 6 a 20 de julho

Conforme a promotora da Educação, Érika Michetti, o objetivo do MPRR foi alcançado. “A reunião foi satisfatória. No final chegamos a um denominador comum na presença de todos, Secd, Sinter e dos alunos. As escolas que tiverem dificuldade em cumprir esse calendário (reposição de aulas nos feriados) podem procurar a Secd com a proposta diferenciada que passará por análise”, informou.

O diretor-geral do Sinter, Josinaldo Barboza, destacou que a ideia inicial do Sinter era que as aulas iniciassem na próxima segunda-feira, 13. O assunto foi discutido em assembleia geral realizada pelos membros do Sinter esta semana. Porém, durante a audiência os membros foram de acordo às propostas.

“Com a falta de pessoas para trabalhar na limpeza das escolas, ficou decidido que inicia no próximo dia 23. Fomos a favor do calendário matriz. As férias ficaram preservadas, assim como os sábados, o sacrifício será aos feriados, com o calendário próprio a expectativa é que fique melhor”, enfatizou.

Segundo a secretária de educação, Lenir Rodrigues, a logística fica por conta da Secd diante dos dez dias letivos. Ela apresentou duas propostas de alteração do calendário escolar. Na primeira, ficou mantido o início do ano letivo para o dia 23 de fevereiro, com encerramento no dia 21 de dezembro, com reposição de aulas nos feriados. No segundo, as aulas entrariam até janeiro de 2013. 

Como fica o novo calendário

23 de fevereiro: início das aulas

13 de julho: fim do primeiro semestre

16 a 30 de julho: recesso escolar

31 de julho: início do segundo semestre

21 de dezembro: encerramento das aulas

26 a 28 de dezembro: provas finais

Feriados com reposição de aula

05 de abril – quinta-feira Santa

25 de abril – Seminário de Educação (SINTER)

07 de junho – Corpus Christi

29 de junho – Dia de São Pedro

09 de julho – Aniversário de Boa Vista

05 de outubro – Aniversário de Roraima

15 de novembro – Proclamação da República

Shopping do Tururi ‘avermelha’ em noite de estreia do esquenta do Carnaboi 2012

Quinta Feira 09 de Fevereiro de 2012
Na primeira noite de ensaio, a torcida do Boi Garantido compareceu em peso, enquanto a torcida do Caprichoso esteve mais retraída.

Hêmilly Lira - portalamazonia
Shopping do Tururi. Foto: Hêmilly Lira

MANAUS - O Shopping do Tururi começou na noite desta terça-feira (07). O evento é o esquenta para o Carnaboi, que acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro, em Manaus. Na primeira noite de ensaio, a torcida do Boi Garantido compareceu em peso, enquanto a torcida do Caprichoso esteve mais retraída.


O show de Boi-Bumbá começou por volta das 20h com os cantores Edilson Santana e Renato Freitas. Os dois, representantes do Boi Caprichoso cantaram para uma torcida predominantemente avermelhada (cor do Boi Garantido), o que demonstrou a democracia da festa.

Em seguida levantadores dos Bois de Manaus: Brilhante, Corre Campo e Garanhão animaram o público. Até as 23h50 passaram pelo ensaio nomes como Zezinho Corrêa, Hamiraldo da Matta, Márcio do Boi, Tuãn e Kamayurá. Nomes expressivos do Boi-Bumbá não estiveram presentes na abertura do evento como David Assayag, Sebastião Júnior e Tony Medeiros.

Os irmãos Israel Paulain e Junior Paulain deram um show à parte. Israel, apresentador do Boi Vermelho lançou as novas Toadas do Bumbá que levou a torcida ao delírio. O Boi Garantido defende o tema ‘Tradição’ para o Festival de 2012. Já o levantador Junior Paulain, apresentador do Boi Caprichoso, apresentou a nação azul, a toada tema para este ano “Viva a cultura popular”.

Além do esquenta do Carnaboi, o Shopping é a oportunidade para o “brincante” adquirir o tururí, espécie de abadá do artista favorito. Com ele, as pessoas têm acesso livre a pista do Sambódromo para acompanhar os trios elétricos com todas as atrações do Carnaboi. O valor do tururí tem preço mínimo de R$ 15.

Um diferencial deste ano está na estrutura do Shopping do Tururí. O Governo montou uma grande tenda com 24 barraquinhas de tururís. Todas com banheiros químicos, proporcionando maior conforto aos vendedores e ao público, mesmo em dias de chuva.

Confira a programação para esta quarta-feira, 8 de fevereiro


Programação da Feira do Tururi

Em oito meses, acidentes aéreos na Amazônia aumentam em quase 30% em 2011


Domingo 29 de Janeiro de 2012
Diego Toledano - portalamazonia
Foto: Divulgação/Shuterstock
Foto: Divulgação/Shuterstock
MANAUS – Nem mesmo o tráfego aéreo está livre de acidentes na Amazônia. De janeiro a julho de 2011, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) registrou 23 ocorrências em sete Estados da região. O número é 27,8% maior que o contabilizado no mesmo período do ano anterior, quando os incidentes chegaram ao número de 18 casos. Os estados do Amapá e Tocantins não apresentaram acidentes no período de 2011.
A maioria dos acidentes se concentrou no Mato Grosso. O Estado registrou nove ocorrências de janeiro ao início de agosto de 2011. Em segundo lugar aparece o Pará, com seis acidentes, seguido do Amazonas (três), Roraima (dois), Acre, Rondônia e Maranhão, com apenas um acidente cada.

Assaltos obrigam mudança de horário de postos de combustíveis em RR

Segunda Feira 06 de Fevereiro de 2012
Estabelecimentos irão funcionar das 6h às 22h a partir do dia 10 de fevereiro. A medida pretende diminuir o número de assaltos aos postos de combustíveis na cidade
Foto: Divulgação

Emmily Melo - portalamazonia

BOA VISTA – Em reunião realizada na última sexta-feira (03), o Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados do Petróleo do Estado de Roraima (Sindpostos), determinou que a partir do dia 10 de fevereiro os postos irão funcionar em um novo horário, das 6h às 22h. A medida pretende reduzir a constante incidência de assaltos nesses estabelecimentos que funcionam 24h por dia.
Em Boa Vista, há aproximadamente 50 postos de combustíveis. Segundo o presidente do Sindicato, Abel Mesquita, proprietário de oitos postos na cidade, o número de assalto têm crescido muito nos últimos anos. “Todos os dias uma revenda de combustível sofre com assalto. Em um só dia, três dos meus postos foram assaltados e isso não pode continuar. Durante reunião o Sindicato decidiu por esta medida com base na portaria 116 da Agência Nacional do Petróleo (ANP)”, disse o presidente.
Apesar da divergência de opiniões entre empresários e população, a medida do sindicato permanecerá inalterada. Alguns proprietários ainda não sabem informar se irão acatar ou não esta decisão. “Eu acredito que é uma boa medida, levando em consideração que a segurança de nós clientes também está em risco. E, claro, ainda teremos a maior parte do dia para abastecermos”, disse a estudante universitária, Laura Veras.
De acordo com o Coronel Dilmário, da Polícia Militar, a ocorrência de assaltos é algo alarmante. Segundo Dilmário, apesar da Polícia realizar 24h por dia trabalhos de ronda e patrulha pelos bairros da cidade, a maioria dos casos de assaltos são causados por infratores reincidentes. “O trabalho dos agentes policiais deve está aliado ao da Justiça”, disse o Coronel. Ele  recomenda à população e aos empresários a serem mais cautelosos.
“Os assaltos têm acontecido não somente nos estabelecimentos, postos de gasolina, mas também nas ruas e nas residências, portanto, aos motoristas, evitem estacionar veículos em locais sem iluminação. Aos empresários, que não deixem quantia grande em dinheiro nos estabelecimentos e à população em geral que evitem ficarem com a residência aberta ou mesmo na rua até tarde da noite”, alertou.

Produção industrial cresceu no Amazonas e Pará em 2011, aponta IBGE

Terça Feira 07 de Fevereiro de 2012

O Amazonas registrou aumento de 4% e o Pará de 2,7%.


Foto: Diego Queiroz/Suframa
Foto: Diego Queiroz/Suframa


Redação - portalamazonia
MANAUS – A produção industrial cresceu em nove dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2011, em relação ao ano anterior. Segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Regional, divulgados nesta terça-feira (7), o Amazonas registrou aumento de 4% e o Pará de 2,7%. A maior alta foi registrada no estado do Paraná, que apresentou expansão de 7%.
Outros estados em que a produção cresceu acima da média nacional de 0,3% foram o Espírito Santo (6,8%), Goiás (6,2%), e o Rio Grande do Sul (2%). Minas Gerais e o Rio de Janeiro, com crescimento de 0,3%, e São Paulo, com aumento de 0,2%, completam a lista dos estados que tiveram taxa positiva em 2011.
Pernambuco não teve crescimento em 2011, assim como em 2010, já que apresentou taxa zero. Já os estados que tiveram queda foram a Bahia (-4,4%), Santa Catarina (-5,1%) e o Ceará (-11,7%). A Região Nordeste também teve resultado negativo: -4,7%.
Resultados positvos
O Pará também aparece em segundo lugar entre os estados com maiores índices da produção regional, com ajuste sazonal. Com alta de 3,3%, o Estado perdeu apenas para o Paraná (6,5%). Nesta análise, o Amazonas registrou crescimento de 1,5%.
Pará e Amazonas também não entraram na lista dos sete estados com queda na produção industrial  nacional. Na comparação dezembro de 2011/dezembro de 2010, o Brasil amargou queda de 1,2%. No entanto,  os dois estados amazônicos apresentaram resultados postivos,  sendo o Pará com 5,2% e o Amazonas 3,6%.
Com crescimento de 6,8%, o Amazonas também registrou avanços significativos, no período outubro-dezembro de 2011. Mesmo com os bons resultados, o Pará está entre os estados que perderam dinamismo, na passagem do terceiro (0,0%) para o quarto (-2,0%) trimestre de 2011. Neste caso , o Estado recuou de 6,3% para 2,5%.

Projeto Feirinha da Orla recebe cadastro de artistas em RR

Sexta Feira 03 de Fevereiro de 2012



Artistas interessados em participar do projeto podem se inscrever na Fetec das 7h30 às 13h30. As atividades da Feirinha da Orla retornam no próximo dia 16.

Foto: Laudinei Sampaio


 Portal Amazônia com informações da Assessoria


BOA VISTA – Artistas e artesãos interessados em participar do projeto cultural Feirinha da Orla – Nossa Arte, Nossa Gente, ainda podem se cadastrar junto à Coordenação de Cultura Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), localizada no Centro Multicultural da Orla da Taumanan, das 7h30 às 13h30.
Para realizar o cadastro no projeto é necessário levar documentos pessoais. As atividades da Feirinha da Orla retornam dia 16 de fevereiro. Segundo Osmar Marques, presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), a Prefeitura disponibiliza no projeto barracas para comercialização de artesanato e alimentação, além do espaço para os artistas.
“Qualquer artista pode participar da Feirinha da Orla e enriquecer ainda mais o nosso projeto e assim divulgar o trabalho”, disse Osmar Marques. De acordo com Osmar, com a Feirinha da Orla em 2011, foi possível promover entretenimento e cultura e, além disso, proporcionar geração de renda para artesãos.
Feirinha da Orla
A Feirinha da Orla surgiu em 2011 com o principal objetivo de fortalecer a história cultural de Boa Vista por meio de ações artísticas realizadas em parceria com iniciativa privada e a sociedade civil organizada.
O projeto acontece todas às quintas-feiras, a partir das 18h, na plataforma superior da Orla Taumanan.  Além, das barracas de artesanato e culinária, há apresentações culturais diversas.

Imigrantes haitianos abrigados no Amazonas sonham com São Paulo

Sábado 28 de janeiro de 2012

Em Manaus, mas com vistas à grande metrópole, imigrantes querem ir para o sudeste, afirma titular da SRTE.



Juçara Menezes - portalamazonia
Manaus - Pesquisas mostram que o sonho dos haitianos é São Paulo”. A afirmação é do titular da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego no Amazonas (SRTE/AM), Dermilson Chagas. Em entrevista ao portalamazonia.com, ele afirmou que, em conversas com os imigrantes, o órgão constatou que muitos decidiram guardar dinheiro para mudar de cidade. Atualmente, Manaus conta com cerca de 3,6 mil hatianos acolhidos em abrigos.
Segundo dados Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) em parceria com a Pastoral do Migrante da Igreja Católica, a capital amazonenses já registrou a chegada de 400 mulheres (12 grávidas); 25 crianças, desse total 18 recém-nascidas,já registrados como amazonenses. Do total de 3.175 homens, 2 mil já estão inseridos no mercado informal ou formal. O levantamento, referente ao dia 9 de janeiro, apontou ainda a existência de mil haitianos no município de Tabatinga (a 1.573 quilômetros de Manaus)


Boa Vista, história e infra-estrutura



O município de Boa Vista foi criado em 9 de julho de 1890 com o nome de Boa Vista de Rio Branco. Seu criador foi o Governador do Estado do Amazonas, Augusto Villeroy. O primeiro prefeito de Boa Vista foi o Senhor João Capistrano da Silva Mota, conhecido como Corenel Mota. Com a nomeação do Prefeito, foram nomeados, também, os dois primeiros vereadores: José Francisco Coelho e José Gonzaga de Souza Junior. 


O clima de Boa Vista é quente e úmido, com apenas duas estções climáticas bem definidas, inverno(estação das chuvas) e verão(estação da seca). 

O traçado urbano da parte central de Boa Vista tem traçado, em forma de um leque aberto, tem seu início a partir da margem direita do Rio Branco, onde está localizada.

Boa Vista está a 1 hora a menos em relação ao horário de Brasília. É uma cidade tipicamente administrativa que concentra todos os serviços do Estado, principalmente os de transporte, bancários e de comunicações. Boa Vista possui 7 unidades de ensino pré-escolar, 29 unidades de ensino de 1º Grau e 13 unidades de ensino de 1º e 2º Graus. A Universidade Federal, localizada em Boa Vista, oferece cursos de graduação em medicina, engenharia, direito, agronomia, administração, econômia, comunicação, letras, geografia, história, química, biologia, física e matemática. Quanto ao ensino profissionalizante, Boa Vista, conta com Escola Agrotécnica, Escola Técnica Federal, SENAR, SENAI e SENAC. 

Na saúde pública, Boa Vista, dispõe de 19 unidades de saúde, incluindo-se com o Hospital Geral do Estado, com todas AS clínicas médicas, 148 leitos, equipados com modernos equipamentos para cirurgia, apoiado por um hemocentro, centro de diagnóstico por imagem e um bem aparelhado laboratório de anásiles clínicas.

Na área de assistência a maternidade e à infância conta com um Hospital Materno Infantil(Maternidade) e com Pronto-Socorro específico para crianças. Embora com atividade reduzida, há ainda, o antigo hospital Coronel Mota. Na área privada, o município possui uma Maternidade(Santa Rita), um Hospital Geral(Lotty Iris) e um hospital especializado para mulheres e diversas clínicas com ou sem internação. 

O abastecimento de água em Boa Vista é feito através do Rio Branco pela Companhia de Agua e Esgoto de Roraima-CAER. Quanto a energia elétrica, esta é fornecida pela BOVESA, apartir de usinas movidas a óleo diesel localizadas NO Jardim Floresta e São Pedro. Para o transporte aéreo, Boa Vista, dispõe de em Aeroporto Internacional com uma pista de 2.500m de comprimento por 45m de largura, capaz de receber qualquer tipo de avião moderno. 

NO campo rodoviário, Boa Vista, conta com um moderno terminal rodoviário(Rodoviária Internacional de Boa Vista) que interliga Boa Vista a Manaus, com todas AS cidades e vilas do interior do Estado, bem como com Puerto Ordaz, Caribe, Puerto La Cruz e demais cidades venezuelanas.

Na área das comunicações, Boa Vista, dispõe de modernos equipamentos convecionais de telefone, incluindo-se o celular, 7 canais de televisão, 3 rádios difusoras, 3 jornais diários e serviços da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

MP-RR e TCE investigam aplicação do IPER em instituições particulares

Quinta Feira 02 de Fevereiro de 2012

Foto: Arquivo Folha



BOA VISTA - O Ministério Público do Estado de Roraima (MP-RR) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) abriram procedimento investigatório para averiguar a aplicação de recursos da previdência dos servidores públicos em bancos privados. O MP-RR quer apurar a legalidade da transferência dos recursos públicos oriundos do Instituto de Previdência de Roraima (Iper) em fundo de rentabilidade privado. 

Os promotores de justiça da Promotoria do Patrimônio Público que investigam o caso, Luiz Antônio Araújo de Souza e João Xavier Paixão, requisitaram informações do Iper acerca da movimentação financeira logo após publicação de nota na coluna Parabólica, no último dia 27, sexta-feira.

No final da tarde de ontem, a documentação solicitada ao instituto chegou à promotoria e será minuciosamente analisada, segundo os promotores. “O que nós pretendemos é verificar a viabilidade legal dessa movimentação financeira. Se há a devida observância às leis quanto aos percentuais de aplicabilidade regidos pelo Conselho Monetário Nacional”, explicam os promotores.

As aplicações dos recursos de regime próprio de previdência social são regidos pela Resolução nº 3.922 do Banco Central do Brasil, que dispõe sobre a previdência social da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, bem como pela Portaria nº 519/11, do Ministério da Previdência Social.

O Tribunal de Contas do Estado também solicitou informações do Iper sobre a transferência. O presidente do órgão, conselheiro Essen Pinheiro, é quem irá comandar a investigação. 

Ele encaminhou dois auditores para fazer uma inspeção sumária no Iper e eles têm dez dias para verificar se a informação procede e apresentar sugestões. “Após o relatório dessa comissão é que o TCE vai se manifestar”, explicou o conselheiro.

O CASO - O Iper foi autorizado a retirar recursos da aposentadoria de servidores dos bancos públicos e fazer investimentos em bancos privados. A decisão foi tomada pelo Conselho Estadual de Previdência (CEP), que aprovou a diversificação dos recursos da aposentadoria dos servidores em reunião extraordinária realizada dia 18 de janeiro e publicada no Diário Oficial. Instalado há 13 anos, o Iper tem em caixa recursos na ordem de R$ 900 milhões. 

Esse total de ativos estava aplicado em fundos do Banco do Brasil (BB) e da Caixa Econômica Federal. O governo diversificou em torno de R$ 400 milhões do fundo.

Os sindicatos ligados aos servidores públicos estaduais efetivos vão se reunir para debater a transferência da aposentadoria dos servidores para bancos privados.

Representantes do Sinter, Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário de Roraima (Sintjur), Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sindpol/RR), Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran/RR), Sindicatos dos Secretários e Secretárias do Estado, Central Única dos Trabalhadores (CUT) e de outros sindicatos de servidores estaduais efetivos querem saber a razão da transferência sem prévia comunicação aos representantes sindicais.

O presidente do Sinter, Josinaldo Barboza, disse que os servidores, que são donos do dinheiro, deveriam ter sido informados da decisão. “Os recursos são nossos, então somos nós que temos que dizer onde devem ser investidos”, disse, acrescentando que todo mundo foi pego de surpresa. Em maio de 2011, o governador Anchieta Júnior (PSDB), enfatizou em coletiva a imprensa que enquanto fosse governador do Estado, os recursos permaneceriam nas instituições financeiras oficiais em Roraima. 

“O governo tinha assumido o compromisso de não fazer nenhuma transferência e inclusive desqualificando o movimento feito em 2011 como se tivesse fazendo boato para perturbar a administração pública”, lembrou, mostrando-se indignado com o anúncio da transferência. “E agora se comprova que o governo não está preocupado com a segurança dos trabalhadores e fez a transferência sem consultar quem são os titulares dos recursos da previdência”, disse, afirmando que tudo foi feito de forma ‘autoritária’. 

“Não houve debate nem discussão para efetivamente analisar a decisão. Isso gera insegurança para os servidores públicos estaduais, que ficam numa incerteza quanto a sua aposentadoria. O Sinter está analisando, e vamos reunir com os demais sindicatos, tirar algum encaminhamento do que deverá ser adotado no caso”, concluiu.

Fonte: Folha de Boa Vista

Mortes em acidentes de barco em aumento no Amazonas

Sexta feira 27 de janeiro 2012

As principais causas dos incidentes ainda são a imperícia ou imprudência de tripulantes e passageiros.

Foto: Divulgação
Wallace Abreu – portalamazonia

MANAUS - O principal meio de transporte e ligação entre os municípios do interior do Amazonas são os barcos. O grande fluxo de embarcações nos rios amazônicos e a falta de atenção e prevenção de tripulantes e passageiros acabam por gerar acidentes, em alguns casos com vítimas fatais.
Em 2011, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental registrou 94 ocorrências envolvendo embarcações. Em comparação ao ano anterior, houve uma diminuição de aproximadamente 23% no número de acidentes. Em 2010, foram registrados 108 casos.

Casas do Cruviana já estão sendo vendidas

Terça Feira 31 de janeiro de 2012


Foto: Raynere Ferreira



NAIRA SOUSA

Conforme e-mails enviados à Folha, as casas do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, construídas no Parque Residencial Cruviana, no bairro Jardim Equatorial, destinadas a famílias com renda inferior a R$ 1.300, estão sendo comercializadas e alugadas, o que é proibido, de acordo com o contrato assinado pelo contemplado.

Aproximadamente cinco mil famílias se inscreveram no período de maio a dezembro de 2010, depois foram pré-selecionadas e mil tiveram o cadastro aprovado pela Caixa Econômica Federal. O sorteio foi realizado em abril do ano passado. 

“Famílias carentes não conseguem uma casa no local, enquanto isso muitos que se inscreveram ganharam e agora estão vendendo. Sou de Belém [PA} vim com o meu marido e minhas duas filhas e ainda não tenho casa própria, pago todo mês R$ 500,00 de aluguel, água e luz. A prefeitura deveria fiscalizar essa situação”, questionou a leitora.

A Folha foi ao local e moradores confirmaram que há pessoas fazendo as vendas, porém ninguém soube dizer os valores ou quem seriam os vendedores. “Não sei dizer quem é, mas sabemos que esse é um processo feito escondido, pois todos têm ciência de que isso não pode ser feito, já que assinamos documentos nos comprometendo a não vender”, disse M. L.

Outra moradora disse que os valores são baixos, não soube especificar a quantia, mas disse ter presenciado uma negociação. Ela contou ainda que em outros casos o aluguel também esteja sendo uma alternativa. “É necessária uma investigação que analise quem realmente está morando nas casas, pois a falta de respeito de algumas pessoas vem deixando todos indignados. Pessoas que possuem residências em outros bairros”, reclamou M. L.

O Município adquiriu os terrenos em uma área de 401.201,06 m², onde foram construídas as residências. A pessoa contemplada paga somente a casa. Não foi preciso entrada. As prestações variam de acordo com a renda de cada um, que pode variar de R$ 50,00 a R$ 130,00, assim como os números de parcelas.

INFRAESTRUTURA - A comunidade do residencial tem disponível rede elétrica e de abastecimento, drenagem, asfalto, meio-fio, sarjeta e ainda duas áreas de lazer. Além disso, a população também será beneficiada com a construção de uma escola de ensino infantil para que os moradores não precisem ir para outros bairros.

O conjunto conta com 46 lotes para pontos comerciais. O projeto também disponibiliza três quadras para áreas institucionais, que servirão para a execução de projetos futuros, como escolas, postos de saúde ou mercados públicos, e seis quadras para área verde e área de lazer.

APURAÇÃO - A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) informou que está apurando as denúncias junto à Caixa Econômica Federal para tomar as devidas providências. 

A Emhur ressaltou ainda que as casas do Parque Residencial Cruviana não podem ser alugadas ou vendidas, podendo ser habitadas somente pelos seus beneficiados. Para selecionar os contemplados, as equipes da Secretaria Municipal de Gestão Participativa e Cidadania (SMGP) visitaram mais de 4.500 famílias para fazer a pré-seleção e auxiliar os trabalhos da Caixa Econômica Federal.

Destas, mil famílias foram selecionadas por se enquadrarem nos critérios estabelecidos pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. “Boa Vista é uma referência no Brasil na execução do programa. As casas construídas no Cruviana têm 40 m² com cerâmica no banheiro e na cozinha. No restante do país, as habitações possuem apenas 36 m². Dentre as mil unidades habitacionais, 32 foram construídas com acessibilidade para cadeirantes, com rampas de acesso e portas mais largas na entrada e no banheiro”, explicou a nota.