Eleitores de Boa Vista serão identificados pelas digitais no pleito de 2014

28/12/2012
A previsão do Tribunal Superior Eleitoral é que o recadastramento biométrico alcance 183.173 eleitores da capital, pertencentes as 1ª e 5ª Zonas Eleitorais.

Foto: Divulgação/TRT



Redação de Jornalismo Portalamazonia

BOA VISTA -Inicia em 2013 a coleta de dados biométricos dos eleitores de Roraima. Para o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima o objetivo é habilitar os eleitores a serem identificados pelas impressões digitais nas Eleições Gerais de 2014.

A previsão do Tribunal Superior Eleitoral é que o recadastramento biométrico alcance 183.173 eleitores da capital, pertencentes as 1ª e 5ª Zonas Eleitorais. As revisões realizadas serão obrigatórias a todos os eleitores, em situação regular ou liberada, inscritos em Boa Vista ou transferidos para a capital até 30 dias antes do início dos trabalhos, observada a exigência de comprovação de domicílio eleitoral.

Caso de fotógrafo expulso pelo Governo ganha repercussão nacional

28/12/2012

Fonte: Folha de Boa Vista


A Folha de São Paulo publicou ontem na editoria “Poder” o caso da expulsão do repórter fotográfico do jornal Folha de Boa Vista Janderson Nobre, do estádio Ribeirão onde estava sendo realizada a distribuição de brinquedos pelo governo do Estado.

O repórter foi expulso pelo coronel Edison Prola e o fato foi assistido pelo governador do Estado Anchieta Júnior, no último domingo, 23.

Confira abaixo a matéria de Kátia Brasil:

Repórter acusa governo de Roraima de agressão e cerceamento profissional 

Um repórter da "Folha de Boa Vista" acusa o chefe da Casa Militar de Roraima de tê-lo agredido e retirado à força de um evento do governo. 
O fotógrafo Janderson Nobre, 29, diz ter sido abordado pelo coronel Edison Prola e por outros policiais enquanto cobria uma entrega de brinquedos em um estádio de Boa Vista, no último domingo (23). 

Nobre disse que a abordagem ocorreu após ele ter feito imagens de uma mulher que recebia atendimento médico, e ainda antes da cerimônia da entrega dos brinquedos. 

Shopping de Manaus inicia liquidação em janeiro

27/12/2012
O Millennium Shopping realiza a primeira liquidação, entre os dias 2 e 6 de janeiro.
Foto: Divulgação/Assessoria

Redação Jornalismo portalamazonia

MANAUS – Passada a agitação das compras para as festas de fim de ano é iniciada a programação de liquidação nos shoppings da cidade. O Millennium Shopping realiza a primeira liquidação do ano, entre os dias 2 e 6 de janeiro, com descontos de até 60% em todas as lojas. De acordo com a gerente de marketing do shopping, Karla Henderson, a estimativa é que haja um aumento de 10% no fluxo diário de clientes, que é de 16 mil pessoas.

Além da liquidação, o cliente ainda terá a oportunidade de participar da promoção “Natal dos Sonhos”, que foi estendida até a primeira semana de janeiro. “É uma oportunidade para os clientes que fazem compras nesses dias tenham a chance de concorrer a ótimos prêmios”, afirmou Karla.

Trabalhadores denunciam que voos para áreas indígenas estão irregulares

13/13/2012
SAÚDE EM RISCO




Fonte: Folha de Boa Vista


Faz mais de um mês que os voos de aeronaves para áreas indígenas estão irregulares. A denúncia foi feita por familiares de trabalhadores da saúde que são deslocados para a região. Segundo eles, a empresa que prestava serviço para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) quebrou o contrato, alegando falência. 

A Folha tentou contato com as coordenadoras do Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste de Roraima (Dsei- Leste) e Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Yanomami), mas as ligações não foram atendidas. O problema tem deixado funcionários isolados nas terras indígenas.

Manaus está entre as capitais que concentram um quarto da riqueza brasileira

12/12/2012
Foto: Luis Albuquerque

Fonte: Agência Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro está concentrado em poucas cidades. Seis capitais são responsáveis por 24,9% de tudo o que o país produz em riquezas. São Paulo detém 11,8% do PIB nacional, seguido por: Rio de Janeiro (5%), Brasília (4%), Curitiba (1,4%), Belo Horizonte (1,4%) e Manaus (1,3%).

Os dados fazem parte da pesquisa Produto Interno Bruto dos Municípios 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada hoje (12). Somadas, as riquezas dessas seis cidades, que abrigam 13,7% da população, correspondem a um quarto da geração de renda nacional.

Em todo o Brasil, com 5.565 municípios, metade de toda a renda nacional é produzida por apenas 54 municípios. A outra metade do PIB é dividido entre os demais 5.511 município.

Movimentos sociais solicitam impeachment do governador de Roraima

11/12/2012
Petição pública foi protocolada na Assembleia Legislativa nesta terça-feira. Documento alega má administração pública do atual Governo.

Foto: Emmily Melo Portal Amazônia


Foto: Emmily Melo Portal Amazônia


BOA VISTA – Durante a sessão desta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa de Roraima, movimentos sociais protocolaram a abertura de pedido de impeachment contra o governador do Estado, José de Anchieta Júnior (PSDB). O documento alega que o atual Governo causou um “grande endividamento” ao Estado e cita dentre os principais problemas causados pela gestão, o atraso no duodécimo (décima parte do total que as casas legislativas recebem do FPM por mês) dos poderes.

A petição pública liderada pelos grupos Corrupção Basta Roraima, Sindicato dos Trabalhadores Municipais, Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Sindicato dos Farmacêuticos de Roraima e Associação dos Policiais e Bombeiros de Roraima, foi entregue à presidência da Casa, às 11h05 desta manhã.


Consideradas “invisíveis”, crianças sem registro chegam a 12% no Amazonas

11/12/2012
Entre as crianças com 1 ano completo, percentual das que tinham registro civil foi significativamente inferior à média nacional.
Foto: Elza Fiúza/ABr/Arquivo 


Izinha Toscano Jornalismo portalamazonia

MANAUS - Em 10 de dezembro de 1997, a Lei 9534 determinou a gratuidade do registro de nascimento no Brasil. Exatos 15 anos depois, o Brasil ainda apresenta um alto índice de sub-registro. Dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 1,9% das crianças com até 10 anos não possuem qualquer tipo de registro em cartório. No Amazonas, alcançar este direito é ultrapassar a barreira do isolamento geográfico, em um trabalho que envolve poderes federais, estaduais e municipais.

As estatísticas do IBGE revelam que o contingente de crianças “invisíveis” para o poder público no Norte do País – por conta da falta de registro de nascimento – é o maior entre as áreas pesquisadas. Na Região, apenas 82,4% dos menores de 1 ano possuiam o documento. O percentual ficou abaixo da média nacional, calculada em 93,8%. No Amazonas (87,9%) e em Roraima (85,5%), mesmo entre as crianças com 1 ano completo, o percentual das que tinham registro civil foi significativamente inferior à média do país (97,1%).