Foragido da PA reage à captura e é morto por policiais da Dicap

27/04/2013

Foto: Divulgação


Nonato Sousa Folha de Boa Vista

Morreu ontem no final da tarde depois de reagir contra policiais da Divisão de Capturas (Dicap) da Secretaria de Justiça e Cidadania, que tentaram prendê-lo, o fugitivo da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, Helry Kally Andrade Siqueira, 19, apelidado de Bill, que nos últimos dias era considerado um dos bandidos mais perigosos que estava agindo na cidade. Bill foi alvejado com tiros disparados pelos policiais no momento que ele pegou a arma, uma pistola PT 40. Ele foi socorrido em seguida em uma viatura da Polícia Militar e levado ao Pronto Socorro Francisco Elesbão, onde ainda teria chegado com vida, mais logo depois foi constatado o óbito.

Conforme informou o chefe da Dicap, Roney Cruz, que estava na ação de captura do fugitivo, durante a investigação, identificaram algumas mulheres que estavam ajudando o fugitivo e passaram a monitorá-las. Ontem à tarde localizaram o esconderijo do bandido, um quarto de estância, na rua N-25 no bairro Pintolândia. Quando chegaram ao local para tentar prender Bill, ele se negou a obedecer às ordens dos policiais de se entregar. “Nós entramos no quarto e quando ele pegou a pistola para reagir, foi baleado”, informou.

O policial lembrou que em outras tentativas de prender Bill, ele acabou fugindo e em algumas vezes atirou contra os policiais. Frisou que ele já havia dito que não se entregaria e quando topasse com policiais ia reagir com tiros. Além de Bill, pelo menos duas mulheres foram encontradas no local e elas foram detidas para dar explicações sobre seus envolvimentos com o bandido. Depois do desfecho, à noite os policiais da Dicap, se apresentaram na Central de Flagrantes da Polícia Civil e levaram a arma que estava em poder do bandido (que foi constatada serproduto de um roubo que aconteceu no bairro Cinturão Verte e pertence a um funcionário do Ibama), além das mulheres que andavam com ele, para que o delegado de plantão adotasse a medida cabível ao caso.

A notícia do confronto e da morte de Bill atraiu dezenas de curiosos ao local da ocorrência e também no hospital. À noite, o corpo de Bill foi removido ao Instituto de Medicina Legal (IML) para realização do exame cadavérico, que vai determinar a causa da morte e possivelmente ainda hoje, após o procedimento legal, o cadáver do fugitivo será entregue a seus familiares para providenciarem o velório e sepultamento.

FUGA – Helry Kally fugiu da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo no dia 29 do mês passado e desde sua fuga várias denúncias de novos crimes de assalto e homicídio cometidos por ele chegaram para a polícia e para a imprensa. Uma das últimas dava conta da invasão de uma residência no bairro Senador Hélio Campos, onde ele roubou uma moto Lander. 

Outra informação é de que devido a um acidente com outra moto roubada, uma Bros, ele também invadiu a casa do proprietário da outra moto envolvida no acidente e rendeu várias pessoas que estavam no local, inclusive criança, e aterrorizou as vítimas com ameaças de morte. Depois fugiu roubando dinheiro, celulares e uma bicicleta. O caso estava sendo investigado pelo delegado Uziel de Castro, do 4º Distrito. O delegado informou que somente esta semana quatro boletins de ocorrências comunicando assaltos cometidos pelo fugitivo foram registrados em seu DP. Devido ao acidente, Bill chegou a buscar ajuda em dois postos de saúde nos bairros Raiar do Sol e Nova Cidade, mas quando policiais chegaram ao local, ele já havia fugido. 

HOMICÍDIO – De acordo com a acusação da Polícia Civil, dois dias depois der fugir, Bill invadiu uma casa no bairro Santa Luzia e matou um adolescente. Wagner Daniel da Silva foi executado a tiros na frente da mãe e outros familiares. A morte dele teria sido em represália a um homicídio cometido por seu irmão, Júnior Gordo. 

O crime foi encomendado por outro preso, conhecido por Sobral, irmão da vítima que Júnior Gordo matou. O alvo era Júnior Gordo, mas como ele não estava, a ordem era para matar qualquer membro da família. Segundo os familiares do adolescente, Bill ainda tentou matar a mãe do jovem, mas a arma não disparou.

Bill seguiu cometendo uma série de assaltos na cidade e no início desse mês ele também tentou matar a tiros dois rapazes que seriam seus desafetos. O atentado ocorreu em via pública, no bairro Buritis, mas apenas um dos alvos foi ferido e sobreviveu. 

No dia 19, no começo da noite, novamente ele se envolveu em outro crime de homicídio, desta vez junto com outro elemento, conhecido pelo apelido de Lilica, que está desaparecido. A vítima foi João Shuan Lesta Siqueira Pio, 40, executado a tiros em praça pública, no bairro Asa Branca. A polícia investiga a causa do crime e uma das suspeitas é de que foi acerto de contas relacionado ao trafico de drogas. A vítima seria avião do tráfico e drogas. 

Outra notícia que a polícia tinha sobre Bill era de que ele estava com uma lista de nomes de pessoas que seriam executadas por ele e teriam sido encomendados por presos de dentro da PA. Nos últimos dias Bill estava inclusive usando colete à prova de balas para confrontar com a polícia. No entanto, a polícia acredita que o colete seja o mesmo que acabou apreendido após um assalto na semana passada, quando a vítima, dono de uma farmácia reagiu, lutou com o bandido e conseguiu tirar o colete que era usado pelo assaltante. 

FICHA – Bill entrou para o sistema penitenciário no ano de 2011, quando foi preso por participar de um assalto a casa de um oficial da Polícia Militar e respondia processos por crimes de homicídio, roubo e porte ilegal de arma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário