Pós-jacarés: praia Ponta Negra será reaberta à população neste domingo

14/05/2013Local volta a funcionar após emissão de laudo técnico de órgãos ambientais atestando segurança depois de surgimento de jacarés.
Foto: Luis Albuquerque


Redação de jornalismo portalamazonia

MANAUS – A praia Ponta Negra, em Manaus, será reaberta neste domingo (19). O local ficará disponível para banhistas depois da emissão de parecer técnico do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e um ofício do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) atestando que o aparecimento de jacarés não oferece risco à população.

A praia foi interditada pela última vez em 28 de abril por recomendação do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM/AM) após o surgimento de três jacarés. Logo após a interdição, a secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, enviou documento ao Ibama e ao Ipaam solicitando orientações e manifestação dos órgãos a respeito da ocorrência de jacarés na praia da Ponta Negra.

O parecer técnico do Ipaam afirma que “apesar do medo que causam ao ser humano, no seu meio natural os jacarés não chegam a ser um perigo real para o homem, e sua população mantém-se controlada pela própria natureza e habitualmente eles têm medo do homem e não costumam realizar ataques como fazem os crocodilos”.

O Ibama ressaltou, em ofício, que não vê nenhuma anomalia na ocorrência dos animais na área e que não há necessidade de intervenção da praia, nem medidas de manejo como colocação de barreiras.

Saiba mais:

Os dois órgãos recomendaram o monitoramento dos jacarés que possam aparecer na área da praia e, caso necessário, a captura e recondução dos animais para áreas protegidas. O Ibama sugeriu, ainda, educar os banhistas a cuidar de sua segurança e, ao ver um jacaré, não se aproximar e avisar imediatamente o Corpo de Bombeiros.

O secretário do Gabinete Militar, coronel Fernando Farias, informou que a praia ficará aberta de 8h as 17h. O balneário será fechado para banho à noite. Além disso, serão tomadas todas as medidas de segurança previstas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado (MPE).

A campanha de educação aos banhistas será mantida, assim como a triagem feita pela Guarda Municipal e Policia Militar. Policiais e guardas municipais monitoram o acesso à areia, restringindo a entrada de garrafas de vidro, adolescentes com bebidas alcoólicas, crianças desacompanhadas e qualquer objeto perfurante que possa ser utilizado como arma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário