Após críticas, Arena da Amazônia terá serviço Wi-Fi durante a Copa

22/05/2014
Serviços de telefonia e Internet foram alvo de críticas durante os seis eventos-testes no estádio para o Mundial

Foto: Chico Batata/Agecom-AM


Portalamazonia

Paulo Bernardo afirmou que seis dos doze estádios da Copa do Mundo – incluindo a Arena da Amazônia – vão contar com serviço de Wi-Fi para o chamado offload do tráfego, ou seja, aliviar a demanda pelas redes 3G e 4G. Capobiango afirma que o serviço será gratuito e oferecido de acordo com a operadora celular de cada cliente.

“Vai ser um wi-fi geral de cada uma das quatro operadoras [Vivo, Tim, Oi e Claro]. Quem é cliente de determinada empresa vai contar com o serviço de wi-fi dessa determinada empresa. Não é um wi-fi da Arena e sim um wi-fi das operadoras. E essa estrutura vai ser mantida depois da Copa. É o legado, um enriquecimento das instalações da Arena”, destacou o coordenador.

Além da instalação da rede wi-fi, a Arena da Amazônia também recebe outras instalações de melhoria telefônica e de Internet. “As quatro operadoras trabalham em consórcio para melhorar o sinal de telefonia na Arena, tanto de 3G quanto de 4G”, afirmou Capobiango. O investimento nestes serviços, incluindo a instalação das antenas de celular e da fibra óptica, é estimado em R$ 8 milhões.

Críticas

Durante os seis eventos-teste realizados na Arena da Amazônia, os serviços mais criticados no estádio foram, indiscutivelmente, os de telefonia e Internet. Atender a uma simples ligação ou mesmo usar a Internet nas arquibancadas e na sala de imprensa era um enorme desafio. Capobiango, todavia, negou a falta de agilidade na instalação (e melhoria) dos serviços. “Houve críticas porque não estava pronto. Não foi por agilidade, tinha muito serviço para fazer. E eles só poderiam entrar na fase final da construção”.

O coordenador da UGP Copa também comentou o fato do serviço telefônico a ser utilizado na Copa não ter sido testado nos jogos da Arena da Amazônia. “Não tinha como ser diferente. Mas isso não é problema porque nós vamos fazer testes internos, eles tem equipamentos para fazer isso. Eu não tenho como aferir a efetividade do serviço com 40 mil pessoas, mas eles tem como medir a intensidade final”, explicou.

Nas mãos da Fifa

A Arena da Amazônia será entregue à Fifa nesta quinta-feira (22), para a Copa do Mundo. Os centros de treinamento da capital amazonense – Carlos Zamith (Coroado) e Ismael Benigno (Colina) –, que sequer foram inaugurados, também serão administrados pela entidade a partir desta data. Na Arena da Amazônia, a Fifa iniciará a decoração e a sinalização do estádio, além da implantação das estruturas complementares. Já nos COTs, a entidade passará a cuidar do gramado e das instalações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário