Autor Wapichana lança livro infanto-juvenil

16/05/2014
RAISA CARVALHO/FOLHA DE BOA VISTA



A história relata um desafio entre o Veado Aro e o Tatu Kapaxi

Os amigos Aro, um veado da floresta e Kapaxi, um Tatu, estão num tempo imemorial em que magia e metamorfose envolvem todo mundo. De um lado o simpaticíssimo Tatu, como um excelente contador de histórias e um exímio corredor extraordinário. Do outro, o Veado por sua vez, desajeitado e lento por possuir garras enormes que as usava para fazer buracos no chão.

Foi a partir de uma competição que tudo mudou. O Tatu passou a morar em buracos e o Veado se tornou um elegante velocista, assim é a história de ‘Sapatos Trocados’ o novo livro do autor indígena Cristino Wapichana.

Cristino Wapichana nasceu em Boa Vista, é compositor premiado, escritor, pesquisador e profere palestras sobre temas indígenas. Em 2006, foi premiado no Femucic (Festival de Música da Cidade Canção. Já atuou como professor da Escola de Música de Roraima, coordenou o projeto Canto Indígena de revitalização e resgate cultural wapichana, além do grupo musical Makunaima.

O livro conta a história de Aro, um veado e Kapaxi, um Tatu

O autor já publicou o livro ‘A onça e o fogo’, que retrata a lenda roraimense onde um duelo é travado entre a onça e o fogo, em um tempo fantástico em que os animais viviam em plena harmonia com os homens e com a natureza.

Wapichana conta que sua fonte de inspiração vem do seu povo. “Eu sou indígena e pertenço a um grande povo que vive há mais de 4.000 anos. O povo Wapichana, assim como os demais, possui uma cultura rica e diversa. Vemos o mundo como parte da gente e a gente dele. E este mundo que originamos é fantástico” relatou. 

Os desenhos são de Maurício Negro

Segundo ele, essas lendas dão sentido às histórias que escreve. “Nossas histórias dão razão para existi-lo de tudo, e é neste universo em que o espiritual se entrelaça com o mundo físico que mora a fantasia e é dali que me alimento”, completou.

Lançamento 

O autor, que atualmente mora no Rio de Janeiro, vem à Roraima justamente para o lançamento do livro que irá acontecer no dia 17 de maio a partir das 19:00h no Centro de Artesanato Velia Coutinho. Na ocasião, Cristino Wapichana irá fazer uma palestra sobre história e Cultura indígena. 

“Não seria possível fazer um lançamento deste sem o apoio da família, amigos e parceiros que acreditam no trabalho sério que me propus a fazer. Esse livro não é apenas um resgate de nossas histórias tradicionais, mas servirá como material para dar suporte para os professores aplicarem a história e cultura indígena em sala de aula, completou Wapichana. 

Ilustração 

O livro tem desenhos de Maurício Negro, que é um dos grandes nomes da Ilustração infantil e juvenil no Brasil. Maurício Negro é ilustrador, designer e escritor identificado com temas fantásticos, ancestrais, mitológicos, ambientais, étnicos e ligados à diversidade cultural e artística brasileira. Participa regularmente de exposições e feiras (como as de Bolonha, Bratislava, Seul, Tóquio, entre outras). Viveu em Paris entre 2005 e 2006, período em que idealizou o poema pirografado ‘Quem não gosta de fruta é xarope’, editado pela Global Editora, pelo qual recebeu a menção honrosa de ilustração editorial no XV SIDI (Porto Alegre, 2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário