Trilha Chico Mendes ganha destaque nacional

14/10/2017
A Trilha Chico Mendes está localizada na Reserva Extrativista que leva o mesmo nome, entre os municípios de Assis Brasil, Brasileia e Xapuri
Foto: Dudas Menegassi/wikiparques
Fonte: PortalAmazonia

O blog de turismo Escalando apontou a Trilha Chico Mendes, no Acre, como uma das 15 mais interessantes do mundo para se fazer trekking (caminhadas de longa duração na natureza).

O site levou em consideração quesitos como beleza panorâmica e a distância percorrida, apontando trilhas conhecidas mundialmente, como a de Córsega, na Itália, Rota Laugavegurinn, na Islândia, e Travessia do Himalaia, no Nepal, entre outras.


Administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Caminhos de Chico Mendes se inicia em Xapuri, atravessa seringais e colocações entre os municípios de Xapuri, Assis Brasil e Brasileira.

O percurso, que tem 90 quilômetros de extensão e é feito numa média de cinco dias, foi inaugurado recentemente, dispondo aos visitantes a exuberância da natureza e contato com a realidade de quem vive dentro da reserva extrativista, considerada modelo de sustentabilidade.

“A travessia visa fomentar o ecoturismo na unidade de conservação, beneficiando as comunidades que vivem e produzem na Reserva Chico Mendes. O reconhecimento do potencial turístico da trilha por parte de um respeitado blog mostra que o Acre tem muito a oferecer neste segmento”, diz a secretária estadual de Turismo e Lazer, Rachel Moreira.

Um dos responsáveis pela sinalização da trilha, Carlos Alberto Araújo conta que a Caminhos de Chico Mendes é a primeira a ganhar esse tipo de destaque na Amazônia. “Isso nos deixa muito feliz, mas principalmente deve inspirar outros lugares a desenvolverem outras trilhas e caminhos. O interessante daqui é que, além de ser dentro da Floresta Amazônica, a visita ainda proporciona contato com as histórias ricas e interessantes das pessoas que vivem no lugar, e isso é o que deixa a experiência ainda melhor”, afirma.

O blog ainda aponta alguns outros atrativos do local: “A Trilha de Chico Mendes pode proporcionar uma imersão única para quem deseja conhecer mais sobre a fauna e flora da Amazônia. Por estar próxima da fronteira com o Peru e com a Bolívia, é possível ver espécies que usualmente somente são conhecidas em livros escolares como o porquinho do mato, o veado campeito, o macaco prego, a queixada e a anta”, diz Luciano Fernandes, autor da publicação.
Informações turísticas

A Trilha Chico Mendes está localizada na Reserva Extrativista que leva o mesmo nome, entre os municípios de Assis Brasil, Brasileia e Xapuri. O primeiro ponto de parada para almoço é na Colocação Paraguaçú. O local é apropriado para almoço, descanso em redes e lazer. Possui um salão com mesa de sinuca rodeado por árvores.

O trajeto ainda passa pelas colocações Revolta 01, Cariri, Boa Vista, São Domingos, Paraíso, Alto Alegre e Zé Costa.

A trilha conta com sinalizações direcional, confirmatória, calmante e indutiva. Para que tiver interesse em fazer o percurso, basta entrar em contato com o ICMBio por meio do telefone (68) 3224-3749 ou no site www.icmbio.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário