Droga OXI avança pelo Amazonas

Domingo 22 de maio de 2011

Barbara Tribug - portalamazonia@redeamazonica.com.br

 Foto: Divulgação/PF

MANAUS – O Amazonas é uma das portas de entrada do OXI no Brasil, segundo o delegado Maurício Moscardi, da Divisão de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal (PF). O estado foi um dos primeiros a registrar a existência da nova droga no País.
Apesar de serem poucas as apreensões em Manaus, os pontos mais preocupantes da cidade são as zonas Norte e Leste, de acordo com informações da Polícia Militar do Amazonas. “Os maiores números de apreensões do entorpecente são registrados no interior do estado, principalmente nos municípios de Apuí e Humaitá”, afirmou ao Portal Amazônia o comandante da Corporação, Almir David Barbosa.
Segundo Barbosa, a droga está cada vez sendo mais utilizada e pode causar vicio instantâneo. ”Diferente de outras drogas como a maconha, o OXI se assemelha ao crack por ser muito mais viciante. A pessoa pode utilizar apenas uma vez e já sentir dependência. Em cinco minutos a pessoa tem o efeito da droga no organismo”, afirmou.
Segundo a Polícia Militar, o OXI vem da Bolívia e entra no país pelo Acre e o Amazonas. ”A entrada do entorpecente pelo Acre, próximo ao Amazonas e Rondônia, causa a dispersão da droga pelos municípios amazonenses e a capital rondoniense, Porto Velho”, explicou o comandante.
Em Manaus, desde o início do ano, a Policia prendeu pelo menos cinco pessoas acusadas de tráfico de OXI. Um homem identificado como Fábio Ribeiro Monteiro, o “Frajola”, de 25 anos, foi um dos presos pelo crime. O traficante coordenava um laboratório, na zona Sul da capital, onde a nova droga era preparada.
Em março deste ano, a Polícia prendeu em flagrante a dona de casa Simeire da Silva Maciel, de 22 anos, e o pedreiro Diego Nunes Monteiro, de 29 anos,  com 500 pílulas de oxi em casa, entre outras drogas.
A droga
O OXI é considerado mais tóxico e perigoso que o crack, devido às substancias que o compõem. O crack é composto por éter, acetona e bicarbonato de sódio, enquanto o OXI, até onde se sabe, por gasolina, querosene e cal virgem. As substâncias encontradas no OXI alteram e prejudicam o funcionamento de partes essenciais do corpo, como coração, rins, fígado, cérebro, sistema respiratório e digestório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário