Peixes da Amazônia

Aruanã

Fonte: portalamazonia

O Aruanã (Osteoglossum bicirrhosum) é encontrado em Bacias Amazônicas e Araguaia-Tocantins. O Aruanã vive na beira dos lagos, ao longos dos igapós ou dos capins aquáticos, sempre a espreita de insetos (principalmente besouros) e aranhas que caem na água.

É provavelmente o maior peixe do mundo que se alimenta principalmente de insetos e aranhas.

O aruanã nada logo abaixo da superficie com os barbilhões projetados para a frente. A função dos barbilhões ainda é desconhecida, mas, em águas pouco oxigenadas, podem ser utilizadas para conseguir oxigênio na superficie da água.

O aspecto mais característico de seu comportamento alimentar é a habilidade de saltar fora d?água e apanhar as presas ainda nos troncos, galhos e cipós.

Um adulto pode saltar mais de 1m fora d?água. A espécie se reproduz durante a enchente, e os machos guardam os ovos e larvas na boca (os barbilhões também servem para guiar as larvas até à boca do macho). O alevinos alcançam alto valor comecial como peixe ornamental.

Barbado

O Barbado, Piranambu ou Barba-chata (Pinirampus pirinampu) é encontrado em Bacias Amazônicas, Araguaia-Tocantins e do Prata (incluindo o Pantanal).

A espécie é comum ao longo da beira dos rios, na frente de vilas e cidades, e, por esse motivo, é importante para a pesca de subsistência.

Inclui vários itens alimentares em sua dieta, mas costuma ser um piscívoro bastante voraz, quando ataca peixes presos nas redes.

No rio Madeira, em novembro/dezembro, aparecem cardumes de Barba-chata na Cachoeira do Teotônio.

Fale Conosco:
jornalismo@portalamazonia.com 

Bicuda

Nome Comum: Bicuda
Nome Científico: Boulengerella cuvieri
Família: Ctenoluciidae

A Bicuda é um peixe encontrado nas Bacias Amazônicas e Araguaia-Tocantins. É um peixe pelágicos, por isso vive na supeficie e meia água. São encontrados ao longo da beira dos rios, boca de igarapés e lagos, em áreas de pouca correnteza.

Não formam grandes cardumes e não fazem migrações de desova. É esportiva, pois salta muitas vezes fora d’água antes de se entregar, mas não tem importância comercial.

Cachorra

Nome comum: Peixe cachorro
Nome científico: Hydrolycus scomberoides
Ordem: Characiformes
Família: Cynodontidae

O Cachorra, Peixe cachorro, Pirandirá (Hydrolycus scomberoides e Raphiodon Vulpinus) é encontrado em Bacias Amazônicas e Araguaia-Tocantins.

Peixes de meia água, ocorrendo nos canais e praias dos rios, lagos e na mata inundada.

São piscívoros que atacam presas relativamente grandes, às vezes atingindo cerca de 40% a 50% do comprimento do predador.

Migram grandes distãncias para reprodução. Não são importantes comercialmente.

Curimatã


A fauna ictiológica da Amazônia é incomparável, sendo considerada a maior do mundo, dado a variedade substancial desses seres aquáticos de couro, também chamados de pele e de escamas, atingindo mais de 1.200 espécies de peixes comestíveis existentes nos rios e lagos, nos igarapés sem esquecer os encontrados nos pânicos e nos igapós e os vem direto do mar. De tamanhos diversificados alguns chegam a medir três metros. Conheça alguns peixes da Amazônia:

Curimatã: é peixe apreciado pelo amazonense, conhecido popularmente como curimbatá, curimba, e curimatã. A coloração é prateada, o tamanho é médio e a principal característica é a boca prótratil, em forma de ventosa, com lábios carnosos, sobre os quais estão implantados numerosos dentes diminutos dispostos em fileira e possui escamas. Pertence à espécie detritivoras alimentam-se de matéria orgânica e microorganismo associado á lama do fundo de lagos e margens de rios e realizam longas migrações para a reprodução. Cientificamente conhecido como Prochilodus scrofa, P. lineatus, P. platensis. P nigricans, P. marggravii.

A pesca é praticada principalmente nos barrancos de beira do rio com equipamentos simples. As varas são de bambu, variando de 2 a 4 metros, a linha tem geralmente uns 50 centímetros maior que a vara, é de 0.30 a 0.40 mm, os anzóis são pequenos e finos para facilitar a fisgada. A melhor isca a ser usada para pescar é a de farinha de trigo, e uma dica, não é fácil pescar esse peixe, pois a isca é muito leve exigindo bastante calma e sensibilidade do pescador para efetuar a fisgada no momento exato.

 1    2    3    4     Próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário