Roraima, dados gerais



Localização



Antigo território de Rio Branco, o Estado de Roraima localiza-se na parte noroeste da Região Norte do País.


Limites

Norte e Noroeste : Venezuela
Leste : Guiana
Sudeste : Estado do Pará
Sul e Oeste : Estado do Amazonas. 

Relevo

Seu território compõe-se, em sua maior parte, de terrenos cristalinos pertencentes ao Escudo das Guianas. 

Altitudes

As maiores altitudes situam-se nas fronteiras com a Venezuela e a Guiana. Nessa região, ocorrem as escarpas conhecidas pelos nomes de serras da Parima e Pacaraíma. Nesta segunda, encontram-se os pontos mais elevados do Estado: o monte de Roruimã, com 1.456 metros de altura e o monte Roraima, com 2.875 metros de altitude. As terras mais baixas, com altitudes inferiores a 200 metros, fazem parte do Planalto Norte-Amazônico. 

Clima

O clima do Estado é tropical sub-úmido e equatorial úmido, com temperatura bastante regular. Durante todo o ano a temperatura média varia de 20º C nas zonas mais elevadas, a 38º C na parte do território situada em níveis baixos em relação ao mar. A parcela situada em níveis mais elevados, entre 800 e 1.000 metros, apresenta temperatura mais amena, com médias de até 18º C. Nas localidades de altitudes acima de 1.100 metros, como o Monte Roraima e toda a fronteira setentrional, a mínima noturna chega a 6º C e as temperaturas diurnas são inferiores a 20º C em qualquer época do ano. 
Os índices pluviométricos são crescentes de leste para oeste, variando de 1.500 mm anuais nas áreas em torno da cidade de Boa Vista, capital do Estado, a 2.600 mm no extremo sul do Estado. Existem dois períodos distintos durante o ano, com duração praticamente semelhante: (1) o período úmido, compreendendo os meses de abril a setembro, quando os totais de chuvas resultam em elevados excedentes hídricos; e (2) o período seco, de outubro a março, caracterizando-se por significativo decréscimo de chuvas, o que resulta em grande deficiência hídrica (50mm).

Vegetação

Em sua porção ocidental e meridional o Estado contém a floresta Amazônica, mas toda a porção centro-oriental é caracterizada pela presença de formações arbustivas e herbáceas (campinas e serrados).

Hidrografia

A bacia hidrográfica do Estado de Roraima pertence à bacia Amazônica e tem 204.640 km² de extensão. Os principais rios que banham o Estado são os rios Branco (45.530 km²), o Uraricoeira (52.184 km²), o Catrimani (17.269 km²), o Mucajaí (21.602 km²), o Tacutu (42.904 km²) e o Anauá (25.151 km²).

Gentílico
Roraimense

Hora local
-1h em relação a Brasília. 

Imagem: Governo de Roraima

Portal Amazônia
31.08.2005-GC

2 comentários:

  1. Gostaria de entrar em contato com dois venezuelanos que vi numa reportagem do Jornal da Cultura. Eles portavam um cartaz procurando trabalho e no cartaz um telefone: 991185165. Não entendi o código do cartaz, estava muito pequeno. Moro perto de Brasília, numa chácara e não tenho sinal de telefone, somente de whatzap: 61 99811.4424. Meu e-mail: nielsonmenao@gmail.com. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de entrar em contato com dois venezuelanos que vi numa reportagem do Jornal da Cultura. Eles portavam um cartaz procurando trabalho e no cartaz um telefone: 991185165. Não entendi o código do cartaz, estava muito pequeno. Moro perto de Brasília, numa chácara e não tenho sinal de telefone, somente de whatzap: 61 99811.4424. Meu e-mail: nielsonmenao@gmail.com. Obrigado

    ResponderExcluir