Coruja-murucututu

A característica mais destacada na ave são linhas na face de cor branca, dando o formato de "x".

Foto: Divulgação
Portalamazônia
A coruja-murucututu é a maior dentre os espécimes do gênero em florestas tropicais úmidas do novo mundo, com um peso médio de 750 gramas, medindo 78 centímetros de comprimento.

Não existe dimorfismo sexual, ou seja, não existem diferenças estéticas entre os machos e fêmeas que não envolvam os órgãos sexuais. As aves adultas possuem o dorso, o pescoço e a face marrom escuro, do peito até próximo a cauda é bege, abaixo do bico há uma faixa branca.

A característica mais destacada na ave são linhas na face de cor branca, dando o formato de "x". Os olhos são grandes, de coloração amarela e a íris preta. O filhote possui uma plumagem branca e a face negra.

É uma ave carnívora, sendo que entre as presas em potencial estão as cotias, cangambás, doninhas e gambás. Ela também ataca aves tão grandes quanto o japu, corvo, gralhas e gaios. Se alimenta de grandes insetos, lagartos e crustáceos de água doce. Os roedores, morcegos, répteis e artrópodes também fazem parte da sua dieta.

Voltar                                                                                                                              Próximo

Nenhum comentário:

Postar um comentário