Semana dos Alimentos Orgânicos começa na segunda em Roraima

Sábado 28 de maio de 2011

Foto: Divulgação


Boa Vista - O Sebrae realiza a partir de segunda-feira, 30, até 04 de junho, em parceria com a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Roraima dá início a uma série de atividades que visam promover a agricultura e a produção de alimentos orgânicos no Estado.  A solenidade de abertura acontece na segunda-feira, 30, a partir das 9h, no auditório do Sebrae com a participação de parceiros, autoridades e imprensa.
A VII Semana dos Alimentos Orgânicos é um evento nacional, que acontecerá na maioria das cidades do país e, em Roraima, conta com o apoio do Sebrae, de instituições de pesquisa  e entidades que desenvolvem a produção orgânica local.
A intenção da Semana é prestar esclarecimento ao público consumidor sobre o que são os produtos orgânicos, fazendo uma abordagem sobre a regulamentação brasileira e a garantia da qualidade orgânica, e com isso contribuir para o aumento da oferta desses alimentos considerados mais saudáveis, cuja demanda vem crescendo nos últimos anos.
As atividades visam ainda promover os alimentos orgânicos, produzidos com técnicas fundamentadas em princípios agroecológicos que têm a preservação da vida como uma premissa básica dos seus sistemas de produção.
Segundo especialistas, o modelo agroecológico de produção tem conquistado espaço por utilizar métodos que respeitam o meio ambiente, as relações sociais envolvidas no processo e acima de tudo respeita a qualidade do alimento produzido, e atende um público consumidor cada vez mais exigente em adquirir alimentos de qualidade superior.
Agricultura orgânica ou agricultura biológica é o termo freqüentemente usado para designar a produção de alimentos e outros produtos vegetais que não faz uso de produtos químicos sintéticos, tais como fertilizantes e pesticidas. O princípio da produção orgânica é o estabelecimento do equilíbrio da natureza utilizando métodos naturais de adubação e de controle de pragas, e em conseqüência gera alimentos saudáveis, nutritivos, seguros.
Programação
Segunda-feira (30/05) – 9h
Abertura da Semana dos Alimentos Orgânicos no auditório do Sebrae, com parceiros, autoridades e imprensa.
Terça-feirra (31/05) – 8h às 18h
Seminário no Projeto de Assentamento Nova Amazônia: palestras: regulamentação orgânica; importância do alimento orgânico; pais; curso de tecnólogo em agro ecologia; experiência da Hortivida e tri genros na produção orgânica. 
Quarta-feira (01/06) 
Palestra nas Escolas por integrantes da Hortivida
Quinta-feira (02/06) – 8h às 12h 
Seminário na UFRR, com exposição de produtos orgânicos no espaço do parlatório. Palestras: regulamentação orgânica; importância do alimento orgânico; pais; experiência da Hortivida e tri genros na produção orgânica.
Sexta-feira (03/06) – 8h30
Visita às propriedades da Hortivida. Saída de ônibus no campus Paricarana.
Sábado (04/06) – 7h às 12h
Eventos na feirinha da Amoca do produtor

Fonte: Roraima em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário